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Nota: Por favor usem este tópico apenas para apresentarem soluções e não para perguntas e lamentos…



Segundo informação divulgada pela ANACOM, o processo legal de subscrição deste tipo de serviços implica que os prestadores de SVA enviem aos utilizadores, antecipadamente, uma mensagem clara com:


  • a identificação do prestador
  • a natureza do serviço a prestar, o período contratual mínimo quando aplicável e, tratando-se
    de um serviço continuado, a forma de proceder ao seu cancelamento
  • o preço do serviço
  • o pedido de confirmação da solicitação do serviço.

Existem várias formas de subscrição fraudulenta, algumas mais evidentes do que outras.

Nao vou perder tempo com quem se sente lesado na sequência de um registo efetuado na Internet e para o qual forneceu voluntariamente o seu número.



A confirmação da solicitação do serviço deve, regra geral, ser feita pelo utilizador através do envio de uma mensagem SMS para o numero de subscrição indicado e contendo palavras como “SIM”, “ACEITO”, etc.

Uma das possibilidades é o utilizador nunca se ter apercebido de que essa resposta (e até mesmo o pedido) de confirmação foi de facto enviada, não por ele, mas por um qualquer malware escondido nas aplicações ou jogos instalados no device e que tornam o envio de tais SMS invisíveis para o utilizador.



Atualmente, o acesso a este tipo de serviços é feito obrigatoriamente através de indicativos de acesso específicos, atribuídos pela ANACOM, com cinco dígitos, iniciados por 61, 62, 68 ou 69, estando esta numeração especial apenas acessível aos utilizadores de serviços telefônicos que não tenham solicitado o seu barramento. Parece-me pois evidente, ser este o caminho a trilhar por quem não deseje ser surpreendido com este tipo de burlas.



Parto do princípio de que mesmo nas situações em que os malwares sao os responsáveis pelo geração das SMS de confirmação, estas nunca seriam bem sucedidas se os SVA estiverem barrados pelo operador telefónico. Na eventualidade dos malware também conseguirem ultrapassar esse barramento (o que me parece absurdo), pelo menos o cliente pode legitimamente questionar os intervenientes na burla - prestadores de SVA e prestadores de serviços telefónicos.



No seu site, a entidade reguladora refere:

No caso de o acesso aos serviços ter sido desbarrado, as empresas que oferecem redes de comunicações públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público que sirvam de suporte à prestação de serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem devem, sem quaisquer encargos e a pedido dos respetivos assinantes, barrar as comunicações para tais serviços, independentemente da existência de contrato com o prestador desses serviços ou da sua eventual resolução. O barramento deve ser efetuado até 24 horas após a solicitação do assinante, por escrito ou através de outro suporte durável à sua disposição e facilmente utilizável, não lhe podendo ser imputados quaisquer custos associados à prestação dos serviços cujo barramento foi solicitado, após esse prazo.”



Melhor do que isto, só mesmo não esperar que aconteça.

Solicite já, por escrito (!!), o barramento de SMS /MMS de valor acrescentado.

Não vá em cantigas.



O operador NOS, informava (até ontem) através do seu site que:

"Por defeito, os serviços de valor acrescentado (SVA) estão bloqueados. "



Curiosamente, hoje, 14 de Agosto de 2017, o operador alterou o texto, vá-se lá saber porquê, passando a chamar “SMS/MMS de tarifa única” ao que anteriormente apelidava de “SMS/MMS de valor acrescentado



Se mesmo assim, preferir não barrar o seu serviço telefônico a serviços de valor acrescentado, verifique na lista abaixo quais os métodos e contatos usados no cancelamento por cada um dos serviços registados na ANACOM.

SVA - prestadores registados na ANACOM e respetivas ofertas



Decreto-Lei n.º 177/99 de 21 de Maio

(Regula o regime de acesso e de exercício da actividade de prestador de serviços de audiotexto)

Primeira alteração (Lei n.º 95/2001 de 20 de Agosto)

Segunda alteração (Decreto-Lei n.º 63/2009, de 10 de março



Artigo 10.º - Limitações no acesso aos serviços



1 - Os prestadores de serviços de suporte devem garantir, como regra, o barramento, sem quaisquer encargos, do acesso aos serviços de audiotexto, que só poderá ser activado, genérica ou selectivamente após requerimento expresso efectuado nesse sentido pelos respectivos clientes.



2 - Excluem-se do disposto no número anterior os serviços de audiotexto designados 'serviços de audiotexto de televoto', cujo acesso é automaticamente facultado ao utilizador a partir do momento da entrada em vigor do contrato celebrado entre este e o prestador de serviço de suporte.



3 - A pedido do consumidor, o prestador do serviço de suporte deve barrar o acesso dos serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem, sem quaisquer encargos para o consumidor e independentemente da existência ou não de contrato com o prestador desses serviços, ou da sua eventual resolução.

Não Pedro,não é nada disso.

Vamos por partes…

O que não está a conseguir enviar é a mensagem para cancelar. Porquê? Porque no seu serviço móvel poderão estar barradas a comunicações para serviços de valor acrescentado por SMS. Não lhe é permitido enviar mensagens para números iniciados por 6XXXX

 

Pode perguntar: Então se estão barradas as comunicações para serviços de valor acrescentado então como é que a subscrição ficou activa? Ficou eventualmente activa porque o Pedro introduziu o código de activação numa pagina da net, não necessitando de enviar qualquer mensagem 

Então como se cancela

Amanhã ligo para vocês é melhor


Vocês NÃO! Sou um simples cliente….quase já não cliente… :rofl::wink:


A palavra certa para cancelar era STOP,  como indicado no tópico Como cancelar as sms de valor acrescentado?.

Mas só conseguirá enviar a mensagem para o 62971 se o acesso a estes serviços de valor acrescentado não estiver barrado.


A palavra certa para cancelar era STOP,  como indicado no tópico Como cancelar as sms de valor acrescentado?.

Mas só conseguirá enviar a mensagem para o 62971 se o acesso a estes serviços de valor acrescentado não estiver barrado.

Da falha no envio


Bem-vindo ao Fórum NOS, @Pedro miguel batista mendes.

@C24XXXX201 deu uma excelente ajuda. 

Sugerimos que confirme se o serviço está ativo através da sua Área de Cliente. Para isso, siga estes passos:

  1. aceda a “Telemóvel
  2. carregue em “Serviços Adicionais
  3. selecione “Compras e subscrições

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Pedro miguel batista mendes.

@C24XXXX201 deu uma excelente ajuda. 

Sugerimos que confirme se o serviço está ativo através da sua Área de Cliente. Para isso, siga estes passos:

  1. aceda a “Telemóvel
  2. carregue em “Serviços Adicionais
  3. selecione “Compras e subscrições

Mas eu não encontro essas funções no meu telemóvel,Huawei Nova


Nao consegue aceder, via browser, a Area de Cliente?


Bem-vindo ao Fórum NOS, @Pedro miguel batista mendes.

@C24XXXX201 deu uma excelente ajuda. 

Sugerimos que confirme se o serviço está ativo através da sua Área de Cliente. Para isso, siga estes passos:

  1. aceda a “Telemóvel
  2. carregue em “Serviços Adicionais
  3. selecione “Compras e subscrições

Mas eu não encontro essas funções no meu telemóvel,Huawei Nova

Com os meus dados não consegue entrar no sistema,já fiz tudo e nao consigo


Consegue dizer-nos qual a dificuldade?

  • Login na Area de Cliente?
  • Associaçao de sreviços?
  • Outra?

Pode colocar aqui um print! p.f?


Consegue dizer-nos qual a dificuldade?

  • Login na Area de Cliente?
  • Assoiaçao de sreviços?
  • Outra?

Pode colocar aqui um print! p.f?

Insira ja o PIN 8122 e tenha a oportunidade de GANHAR! Servico de Subscricao Go4Mobility. Caso ative, cancelar? Envie Sair para o 62971. 2,10Eur/sms-4,20Eur/sem


Consegue dizer-nos qual a dificuldade?

  • Login na Area de Cliente?
  • Assoiaçao de sreviços?
  • Outra?

Pode colocar aqui um print! p.f?

Insira ja o PIN 8122 e tenha a oportunidade de GANHAR! Servico de Subscricao Go4Mobility. Caso ative, cancelar? Envie Sair para o 62971. 2,10Eur/sms-4,20Eur/sem

Eu ativei e depois de ver não consigo desativar,já fiz tudo


Desisto.

Com tamanha dificuldade em comunicar, é tempo perdido...


Olá @Pedro miguel batista mendes,

O @C24XXXX201 tem dado uma excelente ajuda. 

Como referimos deve aceder à sua Área de Cliente e seguir estes passos:

  1. aceda a “Telemóvel
  2. carregue em “Serviços Adicionais
  3. selecione “Compras e subscrições

Caso tenha alguma dificuldade neste processo, pedimos que nos indique em que ponto sente a dificuldade, por favor. 


Boa noite!

Pretendia saber como posso cancelar o serviço de valor acrescentado do numero 4242.

O meu filho fez a activação com a senha.

“Insere ja a senha 5596 e acede aos melhores conteudos! Caso ative, Cancelar? Enviar Sair p/ o 62954 (4,2eur/sem 2,1eur/sms) Subscricao Go4Mobility”

Já enviei mensagem com SAIR, mas aparentemente nada aconteceu, amensagem não é enviada.

 

Obrigado!


Boa noite!

Pretendia saber como posso cancelar o serviço de valor acrescentado do numero 4242.

O meu filho fez a activação com a senha.

“Insere ja a senha 5596 e acede aos melhores conteudos! Caso ative, Cancelar? Enviar Sair p/ o 62954 (4,2eur/sem 2,1eur/sms) Subscricao Go4Mobility”

Já enviei mensagem com SAIR, mas aparentemente nada aconteceu, amensagem não é enviada.

 

Obrigado!

Boa tarde, pelo que é dito neste Tópico, não conseguirá enviar a mensagem se esses serviços estiverem barrados no seu telemóvel.


Olá @cgagenun,

Sugerimos que verifique se o serviço continua ativo através da Área de Cliente, escolhendo Serviços Adicionais > Compras e subscrições.

Diga-nos se aparece alguma informação.

Obrigada

 


Olá @cgagenun,

Sugerimos que verifique se o serviço continua ativo através da Área de Cliente, escolhendo Serviços Adicionais > Compras e subscrições.

Diga-nos se aparece alguma informação.

Obrigada

 

Olá Inês, não aparece nenhuma informação .

Recebi um e-mail da MOBIBOX, em resposta a uma reclamação que fiz, a dizer que no número do meu tlm não há qualquer serviço associado.

 

“Estimado Cliente,
 
O número que nos indicou não tem, nem nunca teve, qualquer serviço associado nosso.
 
Apenas após confirmar o código na respectiva página (onde é colocado o número de telemóvel) é que é possível activar o serviço.
 
Cumprimentos,
 
Apoio ao Cliente

telefone: 707450201
emailclientes@mobibox.pt “

 

 

Obrigada a todos.

 


@cgagenun,

Recebeu mais algum SMS com informações sobre a ativação do serviço?

Obrigada


Boa noite recebi uma msg do número 4242 em como tinha ativado um serviço de valor acrescentado. Tentei verificar na plataforma NoS se realmente foi ativado algum serviço e se há forma de cancelar, mas não consigo perceber. Neste sentido solicito a vossa colaboração para verificar se está alguma subscrição ativa no meu tarifário. Por lapso introduzi um código enviado pensado que estava a aceder a uma petição.

  Fico a aguardar a vossa resposta

 

Obrigada

Cumprimentos, 

Joana Guimarães 


Bom dia @joana guimaraes

Respondemos à sua questão neste artigo. 
Diga-nos, por favor, se conseguiu cancelar o serviço.

Obrigado


Boa noite 

Tentei e não consegui.

Fico a aguardar a vossa resposta.

 

Obrigada 

 


Bom dia @joana guimaraes
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente e o número em questão para o perfil @Fórum

Vamos verificar. 
Obrigado


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