Skip to main content
Header

cobrança indevida de roaming fora da Ue

Contestação de Faturação de Roaming Extra-UE (Turquia) — Falha no Dever de Informação

Exmos. Senhores,

Venho por este meio contestar formalmente o valor de 61€ cobrado por 9MB de consumo de dados em roaming na Turquia, incluído na minha fatura mais recente.

O referido consumo de dados ocorreu de forma totalmente involuntária (atualizações automáticas em segundo plano) e sem o meu conhecimento. Mais informo que a NOS falhou gravemente no seu dever legal de informação, conforme regulamentado pela ANACOM:

1. Não recebi qualquer SMS de alerta ou boas-vindas ao entrar em território turco a informar sobre as tarifas de dados aplicáveis.
  2. Não recebi os alertas obrigatórios de barramento automático ao atingir o limite preventivo de 50€ (+IVA).

Sendo a operadora obrigada a garantir estas notificações antes de proceder a faturações extra-plafond desta magnitude, e face à total ausência de avisos no meu equipamento (conforme prints do histórico de SMS em anexo), solicito a anulação imediata deste valor.

Mais solicito o barramento definitivo de dados em roaming fora da União Europeia na minha linha.

Melhores cumprimentos,
Nuno Monteiro

1 Comentário

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 5, 2026

Boa tarde ​@Nuno Monteiro19, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Apesar de não aceder à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada