Skip to main content
Header
Respondido

Cobrança indevida de Roaming de dados fora da UE

Fatura n.o FT 202591/2141442

Boa Noite,

Foi me cobrado um valor referente a roaming por ter estado noutro país fora da comunidade europeia.

Agradeço que me esclareçam como é possível estarem a cobrar este valor se ambos os telemoveis estavam com os DADOS MOVEIS DESATIVADOS.

Solicito que procedam á rectificação da fatura antes da data de pagamento.

aguardo resposta o mais breve possível.

Paulo Alves 

Melhor resposta por Mário P.

Boa noite, ​@Paulo da Silva Alves 

Claro. 

Verificamos que o número que termina em "099" e o número que termina em "704" — este último com utilização registada no Egipto no dia 7 de julho de 2025 — estiveram ligados à rede do operador Mobinil, sendo que essa ligação foi detetada em ambos os casos.

Pode confirmar esta informação diretamente na área de cliente my NOS, onde é possível consultar o histórico e o horário das utilizações.

Importa reforçar que todas as comunicações efetuadas em roaming são da responsabilidade dos operadores internacionais. A NOS apenas recebe e processa a informação fornecida por essas redes às quais o seu equipamento se ligou. Assim, os valores associados às utilizações são devidos com base nos dados reportados por essas entidades.

Obrigado,

14 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • July 15, 2025

Boa noite, ​@Paulo da Silva Alves 

Claro. 

Verificamos que o número que termina em "099" e o número que termina em "704" — este último com utilização registada no Egipto no dia 7 de julho de 2025 — estiveram ligados à rede do operador Mobinil, sendo que essa ligação foi detetada em ambos os casos.

Pode confirmar esta informação diretamente na área de cliente my NOS, onde é possível consultar o histórico e o horário das utilizações.

Importa reforçar que todas as comunicações efetuadas em roaming são da responsabilidade dos operadores internacionais. A NOS apenas recebe e processa a informação fornecida por essas redes às quais o seu equipamento se ligou. Assim, os valores associados às utilizações são devidos com base nos dados reportados por essas entidades.

Obrigado,

• Byte
  • August 26, 2025

Assim como o Paulo também tive uma cobrança indevida de roaming. Estão me cobrando 4MB sendo que eu recebi dois SMS e uma ligação que não atingiu nem um minuto. Deixei o telefone o tempo todo no modo avião e quando ao ligar o telefone já recebi um SMS dizendo que já havia atingido o total de dados móveis para roaming antes mesmo de receber os dois SMS e a ligação. Por favor podem verificar esse erro e corrigir minha fatura? Eu concordo em pagar os dois SMS e a ligação mas não os 4MB que não utilizei. Fico no aguardo de um retorno.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 26, 2025

Bom dia ​@May,

Seja bem-vindo ao Fórum NOS. Estamos aqui para ajudar. 😊

Para melhor analisarmos a situação e compreender o que se passou, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o NIF associado ao contrato.

Obrigado,

Bom dia,

Venho por este meio apresentar a minha reclamação relativamente à fatura de Setembro em que me é cobrado o valor de 62,51€ de roaming em Cuba. 

Durante a minha estadia em Cuba, não utilizei este serviço, visto que sabia de antemão que a rede de dados móveis não é funcional no país. Utilizei exclusivamente a internet do hotel (Wi-fi).

No dia 03/08, às 05:31, recebi uma mensagem a indicar que estava a aproximar-me do limite de consumo em roaming. No mesmo minuto, recebi outra mensagem a informar que o limite tinha sido atingido, o que demonstra que o sistema não funcionou de forma adequada, uma vez que nem estava a utilizar o serviço.

Face a este exposto, considero a cobrança de 62,51€ indevida e solicito a anulação deste valor, para além disso não consigo obter uma análise detalhada desta suposta utilização. 

Caso não haja resolução favorável, irei recorrer a uma reclamação na entidades competentes. 

Aguardo a vossa resposta.

Cordialmente,

Catarina Carneiro

Nºcliente *********

Fatura 202516/2329692

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 2, 2025

Boa tarde ​@Catarina CCarneiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Os consumos praticados em roaming são comunicados à NOS pelo operador do país destino ao qual o equipamento se ligou pelo que, para que existam consumos, existe o registo da ligação praticada.

Mesmo não usando ligações móveis, caso não ative o bloqueio de ligações roaming ou atualizações em segundo plano, estas ligações continuam a ser praticadas, mesmo que não por si diretamente, mas pelo sistema do seu dispositivo.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • February 9, 2026

Cobrança indevida de Roaming de dados fora da UE - Tailandia. Cliente subscreveu e-sim de outra operadora internacional Airalo e mesmo assim sem dados ativos nem receber chamadas a NOS Portugal cobrou 61€ indevidamente no Pós Pago. Aguardo contacto da NOS antes de faturar em DD. ainda no estrangeiro ao fim de 1 semana já tinha esse valor como SMS da NOS.*Esta proximo do limite mensal  de dados em roaming (61,5EUR).O servico sera bloqueado. Para continuar a navegar, responda SIM a este SMS. Info: +351931279000*

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 10, 2026

Bom dia ​@cordinhas, 😊

A totalidade das comunicações e consumos realizados em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais a que o seu equipamento se ligou, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos, pelo que o valor é devido.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em:

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Kilobyte
  • February 10, 2026

Bom dia ​@Rafaela F. Talvez não tenha compreendido mas volto a frisar, o equipamento tem os dados desligados, ao fim de uma semana já tinha essa mensagem. Equipamento comprado em Portugal sem qualquer APN estrangeira, o equipamento Xiaomi 15T 5G com certificações UE. Como é possível realizar chamadas ou transferir dados sem o consentimento do utilizador 🤔? É caso para dizer ... Aqui há 😺. Mas em contrapartida façam a vossa prova (hora+local) das comunicações efetuadas pelo utilizador chamadas ou dados do número NOS pfv

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 10, 2026

Compreendemos o que indica, ​@cordinhas.

No entanto, e apesar de não aceder à internet ou realizar comunicações, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos. Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não têm aplicações abertas.
Para impedir que ocorram consumos é necessário que desative ligações de dados móveis em roaming através das definições do seu dispositivo. Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

• Kilobyte
  • March 19, 2026

Cobrança indevida e abusiva de 4mb que não foram usados de forma conscientes, assim como alguns comentários que vi aqui pelo fórum, meus dados do chip estavam desligados. Pra comprar o pacote custa muito menos que 62€ por uma atualização de segundo plano de roaming? Isso é abusivo, não foi contratado por mim e não é certo pagar, sendo que não contratei e na viagem fia da UE, desativei esses dados. Não consigo entrar em ligação e nem ter um suporte via chat ou email por aqui, quero desativar essa conta pós pago que só dá dor de cabeça . 
Reviso que essa cobrança é indevida! Vocês devem informar para tirar o chip nesses casos 

ByteSábio
Forum|alt.badge.img
  • March 19, 2026

Cobrança indevida e abusiva de 4mb que não foram usados de forma conscientes, assim como alguns comentários que vi aqui pelo fórum, meus dados do chip estavam desligados. Pra comprar o pacote custa muito menos que 62€ por uma atualização de segundo plano de roaming? Isso é abusivo, não foi contratado por mim e não é certo pagar, sendo que não contratei e na viagem fia da UE, desativei esses dados. Não consigo entrar em ligação e nem ter um suporte via chat ou email por aqui, quero desativar essa conta pós pago que só dá dor de cabeça . 
Reviso que essa cobrança é indevida! Vocês devem informar para tirar o chip nesses casos 

é responsabilidade do cliente consultar as condições do roaming para o país onde vai viajar. a nos envia-lhe sempre uma sms de boas vindas quando chega e nessa sms tem sempre os custos, por isso cabe ao cliente fazer o que entender. se houver registos na rede fora da uniao europeia, esses registos são devidos porque foram feitos nessas condiçoes. está tudo no site https://www.nos.pt/Roaming

• Kilobyte
  • March 19, 2026

O link mandado só aparece o pacote para comprar antecipadamente e não fala os valores, não consegui achar onde os 4mb que não foram utilizados voluntariamente por mim iriam custar 62€, o triplo do que eu pago na minha fatura, sendo que contratei uma nova operadora local para minha viagem, gostaria de ler a página em questão já que a comunicação de vocês está extremante confusa 

ByteSábio
Forum|alt.badge.img
  • March 19, 2026

O link mandado só aparece o pacote para comprar antecipadamente e não fala os valores, não consegui achar onde os 4mb que não foram utilizados voluntariamente por mim iriam custar 62€, o triplo do que eu pago na minha fatura, sendo que contratei uma nova operadora local para minha viagem, gostaria de ler a página em questão já que a comunicação de vocês está extremante confusa 

está a ver pelo tlm ou pelo computador? por exemplo: pesquisei por estados unidos da américa e os valores do roaming aparecem do lado direito. print em baixo.

se estiver a ver pelo tlm vai aparecer a informaçao mais a baixo

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 19, 2026

Boa tarde ​@Jade Pereira, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. O ​@ByteSábio deu uma boa ajuda a esclarecer.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino.
Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada