Header

Cobranca indevida de Fatuar após cancelamento do contrato


Boa tarde Malta, tudo bem?

No dia 12/01/2024 fui a loja da NOS de Guimaraes e solicitei o cancelamento total do meu contrato e alem da da devlucao de todos os equipamentos que estavam comigo.

Porem hoje dia 14/02/2024 recebi uma fatura NOS no valor de €109,48.

Sendo:
€70,910 - NOS Quatro 08 fev - 07 mar
€38,57 - Telemóvel - €38,57

Porem o valor referente ao pacote NOS Quatro €70,910 foi incluido indevidamente, pois o cancelamento foi feito 32 dias antes. Logo, era impossivel usar o servico pois ja estava cancelado.

Poderiam verificar a fatura e me orientar em como a mesma pode ser corrigida?

Meus cumprimentos, obrigado!


Fatura n.º FT 202491/510795
N.º cliente ****************
Data da fatura 09-02-2024
Período de faturação Fevereiro de 2024


7 Comentários

Reputação 7

Boa tarde @RodrigoCoelho,

Existe um ciclo de faturação que impede que a fatura seja emitida  precisamente no dia em que é feito o pedido de cessação contratual.

Obrigado

 

Boa tarde @RodrigoCoelho,

Existe um ciclo de faturação que impede que a fatura seja emitida  precisamente no dia em que é feito o pedido de cessação contratual.

Obrigado

 

@Jorge C  Mas nesse caso os valores estao corretos? Eu gostaria por gentileza que os mesmos fossem retirados, e cobrados apenas os valores referentes ao telemovel.

Como posso pagar referente a servicos no futuro que nao foram usados? Ainda mais que eu nao moro mais no sitio e os equipamentos ja tinham sido devolvidos.

O cancelamento foi feito dia 12/01.

Na fatura anterior FT 202491/195662 constava o pacote NOS Quatro referente "08 jan - 07 fev" - PAGA

Ja nessa nova fatura FT 202491/510795, esta sendo cobrado o valor NOS Quatro "08 fev - 07 mar" - PENDENTE

Minha reclamacao é por esta sendo cobrado um periodo de 1 mes completo após o cancelamento.

Reputação 7

Boa tarde @RodrigoCoelho,

Existe um ciclo de faturação que impede que a fatura seja emitida  precisamente no dia em que é feito o pedido de cessação contratual.

Obrigado

 

@Jorge C  Mas nesse caso os valores estao corretos? Eu gostaria por gentileza que os mesmos fossem retirados, e cobrados apenas os valores referentes ao telemovel.

Como posso pagar referente a servicos no futuro que nao foram usados? Ainda mais que eu nao moro mais no sitio e os equipamentos ja tinham sido devolvidos.

O cancelamento foi feito dia 12/01.

Na fatura anterior FT 202491/195662 constava o pacote NOS Quatro referente "08 jan - 07 fev" - PAGA

Ja nessa nova fatura FT 202491/510795, esta sendo cobrado o valor NOS Quatro "08 fev - 07 mar" - PENDENTE

 

A NOS sugere aos clientes que solicitem o cancelamento 10 dias antes do fim do ciclo de faturação para evitar a cobrança de mais uma mensalidade.

A informação no site institucional aqui, como exemplo, é a seguinte:

Obrigado

 

 @Jorge C Qual a logica do cliente cancelar o plano e ainda pagar o servico referente a 30 dias futuros? Ou seja, mesmo cancelando o contrato eu preciso solicitar o cancelamento da fatura que vai me cobrar o periodo de um servico futuro.

Ou seja, hoje por exemplo é dia 14/02 e o servico que se quer uso ainda esta em andamento. 

Para ser mais claro, esta sendo cobrado dois serviso NOS Quatro e Telemovel.

Concordo em pagar os valores referentes ao telemovel, mas pagar por um plano de tv que so teve o periodo iniciado quase 30 dias depois nao é justo.

NOS Quatro eu nunca usei, desde o primeiro dia disseram que era obrigado a ter o servico no plano. Pois bem, paguei ele por 10 meses sem usar, nem televisao eu tinha por opcao propria.

 Sendo assim irei realizar uma reclamacao no https://www.livroreclamacoes.pt/ pois nao faz sentido cancelar um plano e ter que pagar mais um mes integralmente por um servico que nunca foi usado.

E caso alguem esteja acompanhando esse topico sugiro terem cuidado com a NOS para nao serem lesados por esse pessimo servico.

Reputação 7

 @Jorge C Qual a logica do cliente cancelar o plano e ainda pagar o servico referente a 30 dias futuros? Ou seja, mesmo cancelando o contrato eu preciso solicitar o cancelamento da fatura que vai me cobrar o periodo de um servico futuro.

Ou seja, hoje por exemplo é dia 14/02 e o servico que se quer uso ainda esta em andamento. 

Para ser mais claro, esta sendo cobrado dois serviso NOS Quatro e Telemovel.

Concordo em pagar os valores referentes ao telemovel, mas pagar por um plano de tv que so teve o periodo iniciado quase 30 dias depois nao é justo.

NOS Quatro eu nunca usei, desde o primeiro dia disseram que era obrigado a ter o servico no plano. Pois bem, paguei ele por 10 meses sem usar, nem televisao eu tinha por opcao propria.

 Sendo assim irei realizar uma reclamacao no https://www.livroreclamacoes.pt/ pois nao faz sentido cancelar um plano e ter que pagar mais um mes integralmente por um servico que nunca foi usado.

E caso alguem esteja acompanhando esse topico sugiro terem cuidado com a NOS para nao serem lesados por esse pessimo servico.

 

Para que entenda o ciclo de faturação, faculto este exemplo ilustrativo no site da NOS.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas 😊

Obrigado

 

@Jorge C Mas nao faz sentido, isso que voces nao querem entender.

Cancelei dia 12/01, OK.

E paguei pela fatura de Janeiro FT 202491/195662 que me concedia servicos de 8 jan - 07 fev.

Agora sou obrigado a pagar pela fatura de Fevereiro  FT 202491/510795 que me concede servicos entre 08 fev - 07 mar. Periodo esse que nao irei o usar o servico, alem de nao ter os aparelhos pois foram pedidos pela NOS.

Ja que é preciso pagar por um servico que termina quase 45 dias depois, porque o cliente nao pode devolver o aparelho após isso?

O examplo acima ilustra alteracao de servico, que no caso o cliente ainda irá receber faturas mensalmente e consumir servicos. 

Cessacao de contrato significa por fim ao servicos, e nao é correto ter que pagar por algo que nao irá usar, ainda mais por nao ter os aparelhos.

O cliente sai lesado sempre.
 

Reputação 7

@Jorge C Mas nao faz sentido, isso que voces nao querem entender.

Cancelei dia 12/01, OK.

E paguei pela fatura de Janeiro FT 202491/195662 que me concedia servicos de 8 jan - 07 fev.

Agora sou obrigado a pagar pela fatura de Fevereiro  FT 202491/510795 que me concede servicos entre 08 fev - 07 mar. Periodo esse que nao irei o usar o servico, alem de nao ter os aparelhos pois foram pedidos pela NOS.

Ja que é preciso pagar por um servico que termina quase 45 dias depois, porque o cliente nao pode devolver o aparelho após isso?

O examplo acima ilustra alteracao de servico, que no caso o cliente ainda irá receber faturas mensalmente e consumir servicos. 

Cessacao de contrato significa por fim ao servicos, e nao é correto ter que pagar por algo que nao irá usar, ainda mais por nao ter os aparelhos.

O cliente sai lesado sempre.
 

 

Condições Particulares do Serviço Integrado de Comunicações Eletrónicas Fixas e Móveis

8. PRAZO DE DURAÇÃO DO CONTRATO E CESSAÇÃO

8.1. No caso do Serviço de Televisão, se o pedido de cessação dos Serviços for recebido até 10 (dez) dias antes do termo do ciclo de faturação em curso, a desativação/desligamento será efetuada no final do referido Ciclo de Faturação. Caso o pedido não seja recebido com a referida antecedência, a desativação/ desligamento só será efetuada no final do ciclo de faturação seguinte, o qual será faturado ao Cliente.

Espero ter esclarecido.

Obrigado

 

Comentário