Hoje recebi um e-mail da NOS a informar que o meu contrato seria encaminhado para contencioso por uma alegada dívida de 23,29 €, acompanhado da ameaça de juros, despesas administrativas e outros custos.
Esta situação é incompreensível.
Há cerca de um ano cancelei um dos meus contratos com a NOS. Pouco tempo depois, esse contrato desapareceu da aplicação, deixando de ter acesso ao respectivo histórico. Apesar disso, os débitos diretos continuaram a ser efectuados.
Em Abril deste ano desloquei-me à loja NOS do Palácio do Gelo, em Viseu, onde entreguei a box, recebi o respectivo comprovativo de entrega e tratei da regularização da situação. Cheguei, inclusivamente, a pagar uma das faturas que me foi apresentada.
Mais tarde surgiu uma nova factura que considerei indevida e que não paguei, tendo respondido ao email que não foi devolvido.
Hoje, após receber a ameaça de contencioso, liguei para a linha de apoio da NOS. Foi-me garantido que o pedido de pagamento seria cancelado, que o contrato estava efectivamente encerrado e que receberia um e-mail a confirmar essa informação.
Qual não é o meu espanto quando, pouco depois dessa chamada, recebo uma SMS a voltar a ameaçar com o avanço do processo para contencioso.
Voltei a contactar a NOS. Novamente me garantiram que estava tudo resolvido, que não tinha qualquer pagamento a efectuar e que poderia ignorar a mensagem. No entanto, até este momento, continuo sem receber o prometido e-mail de confirmação.
Como pode um cliente confiar numa empresa quando, no espaço de poucos minutos, recebe informações completamente contraditórias?
Não é aceitável que um contrato desapareça da aplicação, impedindo o acesso ao seu histórico, nem que um cliente seja confrontado com sucessivas ameaças de contencioso quando os próprios colaboradores garantem telefonicamente que nada tem a pagar.
Continuo a aguardar uma confirmação escrita de que esta situação se encontra definitivamente resolvida.
Caso esta falta de confiança e de coerência se mantenha, não terei outra alternativa senão ponderar a rescisão dos restantes contratos que mantenho com a NOS. A confiança é um dos pilares de qualquer relação comercial e, infelizmente, neste momento, essa confiança está seriamente comprometida.
Espero que a NOS esclareça publicamente este caso e adopte procedimentos que impeçam que outros clientes passem pela mesma situação.
Vera Amaral (NIF **********)