Skip to main content
Header
Pergunta

Cessação de contrato, periodo de faturação

Forum|alt.badge.img

Como cliente NOS em processo de mudança de operador, sendo que o meu periodo de facturação vai de dia 1 a 30 de cada mês. No dia 25 de fevereiro desliguei todos os equipamentos NOS, dia 26 de fevereiro fiz o pedido em loja para a cessação de contrato.

No dia 05 de fevereiro a NOS telefona a tentar convencer para ficar mas não aceitei. Contudo, dizem que ainda vou ter que pagar o mês de março por inteiro.

Sendo que a desativação deve ocorrer com aviso prévio mínimo de 15 dias úteis, aponta entre dia 12 a 15 de março para que desativem, tendo fornecido apenas 15 dias do mês.

Desta forma, compreendo que pague até ao dia 15 mas não pagar a totalidade do mês. O que devo fazer? Pedir a fatura descriminada, para envio à DECO e ANACON? Apresentar reclamação no Portal da Queixa se insistirem com a totalidade do mês?

9 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 8, 2026

“A sua última mensalidade dependerá da data em que tiver formalizado o cancelamento. Caso tenha cancelado a menos de 10 dias do fim do período de faturação (que pode consultar na sua fatura), irá manter os seus serviços por mais um mês. Por exemplo, se o período de faturação terminar a dia 20 de janeiro, para evitar pagar um mês adicional tem de entregar a formalização até dia 10 do mesmo mês. “

Terias que fazer a cessação mais cedo.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • March 8, 2026

Percebi, contudo a operadora que me contactou ficou de enviar email com toda a informação e o que devolver e quando, mas ainda não recebi nada, devo contactar a relembrar ou aguardar mais algum tempo. Só tem a gravação da comunicação, nada mais.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 8, 2026

Percebi, contudo a operadora que me contactou ficou de enviar email com toda a informação e o que devolver e quando, mas ainda não recebi nada, devo contactar a relembrar ou aguardar mais algum tempo. Só tem a gravação da comunicação, nada mais.

Boa noite ​@Joao barroso

Se foi a nova operadora que tratou da alteração do serviço, pode e deve falar com eles. 

Pode ser que lhe ofereçam essa mensalidade. 

Obrigado.

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • March 8, 2026

Boa noite ​@Joao barroso

Se foi a nova operadora que tratou da alteração do serviço, pode e deve falar com eles. 

Pode ser que lhe ofereçam essa mensalidade. 

Obrigado.

Fui eu que tratei da cessação, mas sim, a nova operadora oferecem a fatura do primeiro mês que ajuda no pagamento da excedente da NOS.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 9, 2026

Boa tarde ​@Joao barroso,

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda da comunidade sobre o tema.

Uma vez que o cancelamento dos serviços foi pedido a menos de 10 dias do fim do período de faturação, vai manter os serviços por mais um mês. Saiba mais em:

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • March 10, 2026

Boa tarde,

Já recebi o email da NOS, não estando mais a usar o serviço. Contudo, como o pedido de cancelamento não cumpriu os 10 dias de antecipação, o serviço ficará fechado/desligado mesmo a dia 1 de abril.

Contudo, como os equipamentos já estão desligados e dentro do saco desde dia 25 de fevereiro, será que já os posso entregar? Sei que agora funcionam pois estavam ligados mas não sei se parados durante 1 mês se poderão danificar, saindo assim prejudicado.

Questão principal, posso entregar os equipamentos já hoje ou amanhã? não estão em uso.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Boa tarde,

Já recebi o email da NOS, não estando mais a usar o serviço. Contudo, como o pedido de cancelamento não cumpriu os 10 dias de antecipação, o serviço ficará fechado/desligado mesmo a dia 1 de abril.

Contudo, como os equipamentos já estão desligados e dentro do saco desde dia 25 de fevereiro, será que já os posso entregar? Sei que agora funcionam pois estavam ligados mas não sei se parados durante 1 mês se poderão danificar, saindo assim prejudicado.

Questão principal, posso entregar os equipamentos já hoje ou amanhã? não estão em uso.

Boa noite; os equipamentos devem ser entregues numa loja NOS no prazo máximo de 30 dias após os serviços terem sido desativados.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 10, 2026

Boa tarde,

@Joao barroso os equipamentos e respetivos transformadores devem ser devolvidos no prazo máximo de 30 dias após a desativação dos serviços. 

Caso não devolva os equipamentos nesse período, terá de pagar uma indemnização por não os devolver. Para saber o valor a pagar consulte aqui

Para devolver os equipamentos que já não precisa, e que são propriedade da NOS, consulte as lojas NOS disponíveis para a devolução do seu equipamento.

Também pode ligar para combinar uma recolha gratuita na sua morada. 

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 11, 2026

Bom dia ​@Joao barroso,

Agradecemos o seu feedback. A comunidade respondeu corretamente à sua questão. 🤗

A devolução dos equipamentos deve ser feita após a desativação dos serviços e tem 30 dias para o fazer a partir dessa data. Saiba mais em:

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos aqui para ajudar.

Obrigada