Skip to main content
Header
Megabyte
March 8, 2026
Respondido

Cessação de contrato, periodo de faturação

• March 8, 2026
  • 9 comentários
  • 128 visualizações

Como cliente NOS em processo de mudança de operador, sendo que o meu periodo de facturação vai de dia 1 a 30 de cada mês. No dia 25 de fevereiro desliguei todos os equipamentos NOS, dia 26 de fevereiro fiz o pedido em loja para a cessação de contrato.

No dia 05 de fevereiro a NOS telefona a tentar convencer para ficar mas não aceitei. Contudo, dizem que ainda vou ter que pagar o mês de março por inteiro.

Sendo que a desativação deve ocorrer com aviso prévio mínimo de 15 dias úteis, aponta entre dia 12 a 15 de março para que desativem, tendo fornecido apenas 15 dias do mês.

Desta forma, compreendo que pague até ao dia 15 mas não pagar a totalidade do mês. O que devo fazer? Pedir a fatura descriminada, para envio à DECO e ANACON? Apresentar reclamação no Portal da Queixa se insistirem com a totalidade do mês?

Melhor resposta por Guimas

“A sua última mensalidade dependerá da data em que tiver formalizado o cancelamento. Caso tenha cancelado a menos de 10 dias do fim do período de faturação (que pode consultar na sua fatura), irá manter os seus serviços por mais um mês. Por exemplo, se o período de faturação terminar a dia 20 de janeiro, para evitar pagar um mês adicional tem de entregar a formalização até dia 10 do mesmo mês. “

Terias que fazer a cessação mais cedo.

9 Comentários

Guimas
Super User
GuimasSuper UserResposta
Super User
March 8, 2026

“A sua última mensalidade dependerá da data em que tiver formalizado o cancelamento. Caso tenha cancelado a menos de 10 dias do fim do período de faturação (que pode consultar na sua fatura), irá manter os seus serviços por mais um mês. Por exemplo, se o período de faturação terminar a dia 20 de janeiro, para evitar pagar um mês adicional tem de entregar a formalização até dia 10 do mesmo mês. “

Terias que fazer a cessação mais cedo.

Megabyte
March 8, 2026

Percebi, contudo a operadora que me contactou ficou de enviar email com toda a informação e o que devolver e quando, mas ainda não recebi nada, devo contactar a relembrar ou aguardar mais algum tempo. Só tem a gravação da comunicação, nada mais.

Jorge C
Super User
Super User
March 8, 2026

Percebi, contudo a operadora que me contactou ficou de enviar email com toda a informação e o que devolver e quando, mas ainda não recebi nada, devo contactar a relembrar ou aguardar mais algum tempo. Só tem a gravação da comunicação, nada mais.

Boa noite ​@Joao barroso

Se foi a nova operadora que tratou da alteração do serviço, pode e deve falar com eles. 

Pode ser que lhe ofereçam essa mensalidade. 

Obrigado.

Megabyte
March 8, 2026

Boa noite ​@Joao barroso

Se foi a nova operadora que tratou da alteração do serviço, pode e deve falar com eles. 

Pode ser que lhe ofereçam essa mensalidade. 

Obrigado.

Fui eu que tratei da cessação, mas sim, a nova operadora oferecem a fatura do primeiro mês que ajuda no pagamento da excedente da NOS.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
March 9, 2026

Boa tarde ​@Joao barroso,

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda da comunidade sobre o tema.

Uma vez que o cancelamento dos serviços foi pedido a menos de 10 dias do fim do período de faturação, vai manter os serviços por mais um mês. Saiba mais em:

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Megabyte
March 10, 2026

Boa tarde,

Já recebi o email da NOS, não estando mais a usar o serviço. Contudo, como o pedido de cancelamento não cumpriu os 10 dias de antecipação, o serviço ficará fechado/desligado mesmo a dia 1 de abril.

Contudo, como os equipamentos já estão desligados e dentro do saco desde dia 25 de fevereiro, será que já os posso entregar? Sei que agora funcionam pois estavam ligados mas não sei se parados durante 1 mês se poderão danificar, saindo assim prejudicado.

Questão principal, posso entregar os equipamentos já hoje ou amanhã? não estão em uso.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
March 10, 2026

Boa tarde,

Já recebi o email da NOS, não estando mais a usar o serviço. Contudo, como o pedido de cancelamento não cumpriu os 10 dias de antecipação, o serviço ficará fechado/desligado mesmo a dia 1 de abril.

Contudo, como os equipamentos já estão desligados e dentro do saco desde dia 25 de fevereiro, será que já os posso entregar? Sei que agora funcionam pois estavam ligados mas não sei se parados durante 1 mês se poderão danificar, saindo assim prejudicado.

Questão principal, posso entregar os equipamentos já hoje ou amanhã? não estão em uso.

Boa noite; os equipamentos devem ser entregues numa loja NOS no prazo máximo de 30 dias após os serviços terem sido desativados.

Jorge C
Super User
Super User
March 10, 2026

Boa tarde,

@Joao barroso os equipamentos e respetivos transformadores devem ser devolvidos no prazo máximo de 30 dias após a desativação dos serviços. 

Caso não devolva os equipamentos nesse período, terá de pagar uma indemnização por não os devolver. Para saber o valor a pagar consulte aqui

Para devolver os equipamentos que já não precisa, e que são propriedade da NOS, consulte as lojas NOS disponíveis para a devolução do seu equipamento.

Também pode ligar para combinar uma recolha gratuita na sua morada. 

Obrigado.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
March 11, 2026

Bom dia ​@Joao barroso,

Agradecemos o seu feedback. A comunidade respondeu corretamente à sua questão. 🤗

A devolução dos equipamentos deve ser feita após a desativação dos serviços e tem 30 dias para o fazer a partir dessa data. Saiba mais em:

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.