Header
Pergunta

Cessação de contrato e devolução de equipamento após fim da fidelização


Olá a todos,

Não encontrei informação especifica que me permitisse esclarecer algumas duvidas, de maneira que resolvi coloca-las aqui (Talvez aqui alguem consiga ajudar) :

Contexto:


 Resido no estrangeiro. No inicio de 2019 comprei um apartamento em Portugal. A minha mãe foi viver para esse apartamento e em Junho do mesmo ano foi feito um contrato com a NOS (NOS3 sem box TV Internet Telefone) por 29.99 em nome da minha mãe sendo as mensalidades debitadas da minha conta bancaria.

Perdi o meu trabalho este ano e por receio de não poder continuar a pagar as mensalidades da hipoteca o apartamento foi colocado á venda. Apareceu comprador e dentro de dias será feita a escritura com o comprador.

A minha mãe vai-se mudar para um quarto alugado num apartamento onde vive também a proprietária desse mesmo apartamento. Não existe nesse AP ligação á internet nem serviço de TV (A proprietária vê apenas os canais livres TDT). Na rua onde está o edificio existe "distribuição" da NOS e da MEO; não sei se existe da Vodafone.

O periodo de fidelização terminou em Junho deste ano. O contrato está portanto em contrato mensal.

Duvidas:

1 - Na conta NOS já foi solicitada a Cessação Contratual para desligar todos os serviços (30/09/21) e estamos esperando o envio do código por correio.

Quanto tempo demora a receber este código?

2 - a) Depois do código recebido e inserido no sistema, quanto tempo demora a desativação do serviço?

    b) Até quando será feita a faturação?
Período de faturação de Setembro: De 08-08-2021 a 07-09-2021
Data de emissão : 11-09-2021

    c) Para a devolução do equipamento, a Nos vai buscar á morada, a minha mãe tem de entregar na loja ou envia por correio? Se a escritura acontecer antes do serviço ser desativado, obviamente a minha mãe deixa de ter acesso ao apartamento. Neste caso, a minha mãe pode tirar os equipamentos do apartamento antes da escritura e depois entregar em loja?

   d) De acordo com o "Comprovativo de intervenção técnica" os equipamentos são 1x Descodificador Digital (com comando) e 1x Router Wi-Fi 3.0. Os cabos/fichas também têm de ser devolvidos?

Opções:

3 -  Seria possivel transferir o contrato para a nova morada (A proprietária do AP já disse á minha mãe que em principio, não se importa que ela coloque internet no AP) mantendo o contrato tal qual está? Isto é, contrato mensal uma vez que a fidelização já terminou e sem qualquer serviço extra? Nem mais nem menos serviços; seria exatamente o mesmo serviço.

Em https://www.nos.pt/particulares/pacotes/paginas/mudanca-de-casa.aspx a informação é um pouco dubia ou eu não entendi verdadeiramente a mensagem.

A primeira frase diz "Dependerá do pacote a que o cliente aderir." Isto significa que apenas não terá fidelização se escolher um contrato sem fidelização que é muito mais caro e com um preço de instalação exorbitante?

4 - Aqui na Holanda aquando da realização de um novo contrato com um novo cliente, todas as empresas enviam o equipamento para casa e os clientes fazem a instalação. São enviadas com o pacote instruções detalhadas mas simples de entender para os clientes o fazerem. As estatisticas indicam que 85% dos clientes o conseguem fazer em menos de 30 minutos. Os outros clientes demoram mais tempo ou não conseguem e solicitam instalador. Quando é solicitado instalador, os custos são sempre abaixo de 100 euros independentemente de ser com ou sem fidelização.

A pergunta é se existe em Portugal essa opção de enviarem o equipamento para casa dos clientes e eles mesmos fazerem a instalação. A minha mãe está quase a fazer 82 anos e obviamente não vai conseguir instalar nada mas pediria/pagaria a alguem para o fazer evitando assim pagar os 340 euros (!!!) cobrados pela NOS pela instalação num contrato sem fidelização. (https://www.nos.pt/particulares/pacotes/todos-os-pacotes/Paginas/precario.aspx).

5 - Como estou há muitos anos afastado da realidade Portuguesa não tenho grande noção das opções disponiveis no mercado e muitas vezes a informação providenciada pelos sites das empresas é minima e/ou confusa; qualquer sugestão/informação sobre outras opções seria bem vinda aqui :)

Peço desculpa por este texto longo e por eventuais erros ortograficos e gramaticais :)

Muito obrigado

 


1 Comentário

Reputação 7
Crachá +2

Olá @ZiraMaN,

Queremos ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

Comentário