Skip to main content
Header
Bit
April 18, 2025

Cancelamento serviço

Exmo(a) Senhor(a) da NOS,

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal referente ao contrato de prestação de serviços de telecomunicações, solicitando o seu imediato cancelamento pelos motivos que passo a detalhar:

No dia 20 de Março de 2025, fui contactado telefonicamente por um agente que se identificou como sendo da MEO, o qual me informou que o meu contrato em vigor terminaria no mês seguinte e que as mensalidades seriam aumentadas de 47€ para 65€, mantendo as mesmas condições. Durante esta conversa, manifestei claramente o meu desinteresse em renovar o contrato com a MEO.

No mesmo dia, pouco tempo depois, fui contactado por um agente que se identificou como representante da NOS. Este agente ofereceu-me um pacote de serviços que incluía televisão, internet com velocidade de 500 Mbps, telefone fixo e um cartão de telemóvel com 100 GB de dados móveis, pelo valor mensal de 47,40€, sem a necessidade de adesão ao débito direto. Adicionalmente, foi-me assegurado que a NOS se responsabilizaria pelo cancelamento do meu contrato com a MEO e pelo eventual reembolso de qualquer valor que pudesse vir a ser cobrado por esta última. Face às condições apresentadas, aceitei a proposta da NOS.

Ainda no dia 20 de Março de 2025, recebi um email (proveniente do endereço comercialdepart.nos@gmail.com) contendo um formulário pré-preenchido com os meus dados e destinado apenas à minha assinatura e devolução, o que fiz prontamente, enviando também os documentos solicitados em resposta ao referido email.

No dia 24 de Março de 2025, técnicos da NOS procederam à instalação dos equipamentos na minha residência, sendo-me informado que a recolha dos equipamentos da MEO seria da responsabilidade desta última.

No dia 3 de Abril de 2025, recebi uma mensagem de texto a informar que seria efetuado um débito no valor de 38,22€. Ao verificar esta comunicação, constatei que, no dia 26 de Março de 2025, havia recebido outra mensagem a notificar a ativação do débito direto. Saliento que não autorizei, nem forneci qualquer informação bancária (IBAN) para este efeito, desconhecendo por completo como a NOS obteve os meus dados bancários, uma vez que nunca tive o débito direto ativo nem sequer com a MEO.

A 11 de Abril de 2025, fui contactado pela MEO, que me informou ter recebido um pedido de cancelamento ilegível, exigindo que me deslocasse a uma loja física para formalizar o pedido. Ao dirigir-me à loja da MEO, fui informado de que teria de pagar as mensalidades até ao dia 11 de Maio, acrescido de uma penalização de cerca de 55€ pelo cancelamento antecipado do contrato. Segundo a MEO, o meu contrato terminaria em Setembro de 2025 e não em Abril, como me foi informado inicialmente pelo suposto agente da MEO.

No dia 14 de Abril de 2025, desloquei-me à loja da NOS situada no Serra Shopping, na Covilhã, com o objetivo de esclarecer diversas situações anómalas: a não concretização da portabilidade dos meus números de telefone (fixo e móvel); a ativação indevida do débito direto (e a origem dos meus dados bancários); a cobertura inadequada da rede Wi-Fi em toda a minha residência (ao contrário do que se verificava com o serviço da MEO); e o acesso ao serviço NOS TV.

Com a colaboração do funcionário da loja NOS, constatámos que fui induzido em erro relativamente às condições do contrato. O pacote de serviços efetivamente ativo não correspondia ao que me havia sido vendido pelo agente telefónico, e o processo de portabilidade dos meus números nunca havia sido sequer iniciado.

Face ao exposto, e considerando a discrepância entre o serviço contratado e o serviço efetivamente prestado, a ativação não autorizada do débito direto, a falta de concretização da portabilidade dos meus números e as informações enganosas prestadas pelo agente comercial da NOS, venho por este meio solicitar o imediato cancelamento do contrato de prestação de serviços com a NOS, sem quaisquer custos ou encargos adicionais para a minha pessoa.

Como prova tenho os emails trocados com: comercialdepart.nos@gmail.com

Agradeço a vossa atenção e aguardo uma resolução célere e favorável para esta situação.

Com os melhores cumprimentos,

João Pinto

3 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
April 18, 2025

Boa tarde ​@João Rodrigues Mendes Pinto,

Agradecemos o seu testemunho e partilha. Vamos ajudar.

Informamos que todos os e-mails de contacto NOS oficiais, pertencem ao dominio “nos.pt” e não “gmail.com”. Sugerimos sempre que tenha em atenção ao dados que partilha através de formas não oficiais, pois estes podem ser utilizados para fins os quais a NOS não tem controlo. Em situações de dúvida, contacte-nos sempre através dos meios oficiais, disponíveis em nos.pt/ajuda/fale-connosco ou aqui, no Fórum NOS.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF. Vamos ajudar a analisar esta situação.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
August 13, 2025

Estou a ser alvo dos mesmos contactos, em situação idêntica.

O e-mail “ comercialdepart.nos@gmail.com “ é fidedigno ou não?

João H.
Gestor da comunidade
August 13, 2025

Boa tarde ​@null,

Agradecemos a sua mensagem.

As comunicações e-mail da NOS são sempre enviadas de um domínio @nos.pt e não de domínios @gmail.com.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.