Venho por este meio expor uma burla por parte da vossa operadora / operário. No dia 18.08.23 fiz um contrato NOS Empresas para minha empresa com NIF *********, com o funcionário da loja NOS UBBO Bruno Alexandre Caeiro (*********@lojas.nos.pt). Foram acordadas as seguintes condições:
- Oferta de 1 mensalidade
- Oferta do telemóvel Samsung A23 5G de 128GB ou desconto voucher no valor PVP (359,98€) que é o equipamento que poderia descontar em outro equipamento da gamma Samsung. Ou ainda a possibilidade de descontar o valor PVP (360€) do equipamento em futuras mensalidades. Foram, portanto, estas 3 opções apresentadas pelo vosso funcionário.
Ao receber o voucher CM3A15077 tentei comprar um Samsung S23 na loja em Alegro Sintra e foi me informado que o voucher apenas pode ser usado para o respetivo A23, após entrar em contato com o Sr. Bruno o mesmo disse me que afinal terei de ligar para a linha de apoio e pedir para fazer a troca do voucher, algo que não me foi informado anteriormente. Quando contactei a linha de apoio informaram-me que apenas iriam disponibilizar o voucher quase por "favor" os 200€ se quisesse comprar um equipamento, nem percebo de onde foi tirado este valor tendo em conta que o valor do telemóvel em oferta é de 269,99€ preço desconto e 359,98€ PVP (Indicado no site da NOS).
Recusei a troca do voucher e entrei em contato com o Bruno, sempre por email, e aqui as coisas começaram a descambar por completo. O Sr. Bruno informou que vai abrir um processo e aguardar a resposta da parte administrativa, apenas respondia aos meus emails com intervalos de dias! Recebi a resposta no dia 04.09.23, cito a resposta do Sr. Bruno:
"Até agora a única possibilidade que me foi dada, seria trocar o voucher do Samsung A2, por um voucher equivalente ao valor de 200 euros, de modo a poder comprar qualquer equipamento pretendido."
No mesmo dia enviei em resposta o seguinte email ao Sr. Bruno:
“Em resumo. Conforme me indicou durante a nossa conversa na loja NOS UBBO, tínhamos feito o acordo em que poderia descontar o valor PVP do equipamento 359,98€ do Samsung Galaxy A23 5G que era a oferta caso contrata-se um pack, este desconto seria possível utilizar em mensalidades ou descontar num equipamento a escolha da Samsung, tal como ainda fizemos os cálculos de quanto ficaria um S22 ou S23. Após assinar o contrato ficou combinado aguardar o voucher para posteriormente utilizar num equipamento Samsung.
Está informação está correta?”
No dia 05.09.23 o Sr. Bruno respondeu com o seguinte:
“O que foi falado na loja, é que receberia um voucher para o Samsung A23, e que poderia tentar descontar o valor do voucher nas mensalidades ou, que poderia tentar contactar a linha de apoio para tentar fazer a substituição do voucher.
Nunca foi acordado de forma definitiva que daria para trocar um pelo outro. Se fosse o caso eu já o teria feito. Tal como informei previamente, se for para fazer a substituição do voucher apenas consigo emitir um voucher de 200 euros de modo a poder gastar em qualquer equipamento de qualquer gama.
Ficou sim acordado que receberia o voucher, após a instalação do serviço.
O cálculos realizados foram apenas se fosse possível fazer a compra.”
Eu respondi então ao Sr. Bruno:
“Muito bem, mas confirma que indicou-me que era possível descontar garantidamente o valor nas mensalidades, e o valor era de 359,98€. Disse-me que “Isso sei que é possível”. E falou-se mais que uma vez que o valor a descontar é o valor PVP do equipamento. “
Em resposta o Sr. Bruno escreveu:
“É possível sim, mais concretamente é a anulação do voucher e atribuição de créditos nas futuras mensalidades de modo a igualar o valor do equipamento.”
Respondi então:
“Neste caso o valor de atribuição de créditos nas futuras mensalidades é de 359,98€. Conforme falamos anteriormente correto? É que nem percebo de onde veio o valor 200€ se o equipamento oferta tem um PVP de 359,98€.”
De seguida veio a seguinte confirmação do Sr. Bruno:
“A atribuição do crédito é consoante o PVP do equipamento. O valor dos 200 euros seria no caso de pretender um equipamento, de gama ou marcas diferentes, daí a referencia ao montante.”
No mesmo dia 05.09.23 enviei então o seguinte email a confirmar que desejo descontar o valor PVP do equipamento em mensalidades:
“No caso sempre foi da mesma gama Samsung, mas sendo que não é possível utilizar o voucher no valor de 359,98€ para descontar no equipamento Samsung S23, solicito então a atribuição do crédito para descontar nas futuras mensalidades. Neste caso o credito atribuído será de 359,98€, correto?”
Apenas obtive a resposta ao meu email no dia 11.09.23 do Sr. Bruno com as seguintes indicações:
“Eu neste momento aguardo a resposta por parte da faturação. Enquanto isso irei abrir uma porvedoia referente ao assunto.”
E desde o dia 11.09.23 não tenho resposta do Sr. Bruno, os meus emails são ignorados e recebi a fatura da NOS no valor de 54,83€ referente ao primeiro mês de serviço, tendo em conta que o Sr. Bruno garantiu me que para alem das ofertas adicionais tenho sempre a oferta do primeiro mês.
Lamento imenso a situação porque nunca fui tratado tão mal por parte de nenhuma operadora, atendimento composto por funcionários burlões que tentam vender o serviço.
Aguardo a solução deste problema o mais breve possível, caso contrário vou proceder com a abertura de um processo na justiça.
Com os melhores cumprimentos.
Victor Arefiev.