Header
Respondido

Boa fé ou falta dela - responsabilidades contratuais


Bom dia,

Dia 21 de novembro de 2019, de manhã, fiquei sem os Vossos serviços de televisão, internet e telefone fixo. Contactado o apoio técnico foi agendado,  para dois dias depois, a deslocação do técnico à minha morada .

O técnico observou que o cabo se tinha partido, mas como era de noite disse que nada podia fazer.

O apoio técnico voltou a agendar nova deslocação do técnico, ficou para dia 26 de novembro de 2019,  mas como estava a chover disse que nada podia fazer.

O apoio técnico voltou a contactar-me e voltou-se a marcar a deslocação do técnico. Finalmente, dia 29 de novembro de 2019, foi reestabelecido o serviço.

De acordo com o contrato que estabelecido a NOS garante a prestação de serviços nos seguinte termos:

“5. Garantia de serviço: a NOS prestará os serviços de forma regular e contínua, obrigando-se a reparar eventuais avarias da sua responsabilidade no prazo de 48 horas úteis a contar do momento em que a NOS tem conhecimento da avaria, salvo na medida em que tal se mostre tecnicamente impossível ou se outro for o prazo acordado. Nos casos em que se verifique o incumprimento dos níveis de qualidade por motivos imputáveis à NOS, o Cliente será indemnizado – através de emissão de nota de crédito ou desconto na fatura – pelo valor correspondente ao valor da mensalidade devida pelo Cliente proporcional ao período de tempo em que se verificou a restrição, suspensão ou limitação dos serviços.”

Assim, seria normal que após a situação que descrevi a NOS toma-se por sua iniciativa, em sem qualquer necessidade de intervenção do cliente, a responsabilidade de proceder à devida emissão da Nota de Crédito e de dar conta disso ao interessado.

Mas , pelo contrário , obriga o cliente a tratar do assunto!? E aqui começa o drama.

Após ter entrado em contacto pelo número que utilizei para comunicar a avaria indicaram-me, ainda no dia 29 de novembro, que era obrigado a entrar em contacto com a NOS para que elaborassem a nota de crédito, que naquele momento não lhes era possível fazer o registo por uma questão qualquer técnica e que de nada servia ter entrado em contacto com a NOS porque, sabe-se lá porquê, apesar da conversa se encontrar gravada não podiam guardar a indicação para fazerem o registo da nota de crédito, a que estão obrigados, mais tarde.

Ontem, dia 2 de dezembro de 2019, voltei a entrar em contacto com a NOS mas depois de mais de 20 minutos à espera me dizerem que a única coisa que podiam fazer era dar-me a indicação da forma de entrar em contacto com a Área de faturação!?

Hoje, ao ligar para a NOS , área de faturação, diz-me a voz metálica da gravação que para falar com o assistente tinha que pagar !? Mas, vá-lá, asseguraram que no máximo pagaria 1euro!? :D

Questões:

Porque não cumprem , de boa-fé, o contratado?

Como é que querem resolver a questão?
Porque se fica com a sensação que Vos dá um certo gozo maltratarem os Vossos clientes?

Obrigado,


 

icon

Melhor resposta por Tiago C. 3 December 2019, 12:58

Ver pergunta inicial

5 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Diogooo,

Lamentamos a situação que nos conta, não é a experiência que queremos dar aos nossos clientes. :pensive:

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Apesar de ter de me deslocar a uma Loja NOS para que procedessem à Nota de Crédito, apesar de me dizerem que não podiam dar, no momento , a dita Nota de Crédito a mesma seria-me enviada em dois a três dias. Passados cinco dias, Nota de Crédito nem vê-la e a fatura é-me enviada pelo mesmo valor!? 
Como explicam isto?

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Diogooo,

O crédito atribuído será refletido na próxima fatura. 

Sim? O serviço falhou em novembro, a nota de crédito terá sido lançada a 3 de dezembro -pelo menos foi nessa data que me desloquei à loja e que me disseram que a tinham registado- a fatura é de 5 de dezembro, relativa aos consumos de novembro. Porque razão tenho de ficar um mês à espera para que cumpram o estipulado no contrato? Se fosse eu a atrasar-me pagava 2,5€. É o valor que vão fazer acrescer ao valor que já deviam ter descontado? Ou como pensam compensar-me por mais este inconveniente?

 

Reputação 7
Crachá +6

@Diogooo

Lamentamos toda a situação e transtorno causado :disappointed_relieved: . No entanto, iremos creditar-lhe o valor referente ao crédito na sua próxima fatura. 

Obrigada 

Comentário