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Atraso pagamento


Boa tarde,

Considerando a v/política de aplicar um valor a mais por atraso de pagamento, considero abusivo o facto das faturas serem pagas a menos de 30 dias da emissáo da fatura, náo obstante emitirem as faturas muito antes dos 10 dias da data de pagamento, as faturas se são emitidas para pagamento com  data limite de 28 devem ser todas emitidas desta forma. Senão vejamos, temos 7 meses no ano do 31 dias, e 4 meses a 30 e o de Fevereiro com 28 ou 29. Todas as faturas são emitidas com a mesma data limite: 28. Porque em Fevereiro alteram a data de pagamento para 26? Acho abusiva esta alteração e, náo quero crer que a NOS queira ganhar dinheiro extra com aplicação do valor de 3,50 por pagamento fora de prazo que neste caso, paguei a 28 de Fevereiro. Venho contestar este valor constante na fatura deste mês:FT 202590/776750, porque paguei no dia 28 a fatura do mês de Fevereiro e náo considero correto da parte da NOS aplicar este valor.

Agradeço a vossa resposta

Cumprimentos

Maria Oliveira

8 Comentários

Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • March 9, 2025

@MLMO, boa tarde. 

A NOS  cobra uma taxa por atraso no pagamento da fatura cumprindo todas as orientações da entidade reguladora das telecomunicações. Este valor visa colmatar os custos que a NOS incorre no tratamento e avaliação de faturas por pagar. Nas condições específicas do contrato NOS encontra-se previsto que caso o pagamento não seja feito dentro do prazo fixado, aos montantes calculados acresce o valor previsto a título de despesas. 

Devido ao mês apenas ter 28 dias, há que compreender que as faturas são emitidas mensalmente, correspondendo a um mês. 

Obrigado,


  • Autor
  • Kilobyte
  • March 9, 2025

Boa tarde

Esclareça por favor este ultimo parágrafo:”Devido ao mês apenas ter 28 dias, há que compreender que as faturas são emitidas mensalmente, correspondendo a um mês”. 

Obrigada

Cimprimentos

Maria Oliveira


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • March 9, 2025

Claro. Sendo o mês com menores dias, é compreensível que exista um ajuste, ​@MLMO 

Obrigado, 


  • Autor
  • Kilobyte
  • March 9, 2025

Portanto a NOS emite a fatura e coloca a data de pagamento que entender..

Calculo que para isso também hajam regras sobre a emissão e datas de pagamento que irei aprofundar, consultando faturação e outros comerciantes e consulta especializada.

Obrigada

Cumprimentos

Maria Oliveira


Olaf
Super User
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  • Super User
  • March 10, 2025

Exacto. 
Como qualquer fornecedor, seja água luz e etc..

E de facto o mês de fevereiro é menor, logo tem de ser ajustado, parece me óbvio 


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • March 10, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@MLMO e partilha do ​@Olaf.

De form a evitar custos associados a atraso de pagamento de faturas, sugerimos que ative o débito direto:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • June 2, 2025

Boa tarde.

"Na prática, essas comissões extras não atraem novos clientes e ainda afastam os atuais, que acabam penalizados com esses encargos. Compreendo a cobrança de taxas em situações realmente abusivas, mas basta um único atraso para já se aplicar um valor adicional… E quando o pagamento é feito antecipadamente, ninguém fala em bonificação!

Obrigada


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • June 2, 2025

@Sputnik, boa tarde. 

O valor cobrado devido ao atraso no pagamento, como indicado, visa colmatar os custos que a NOS incorre no tratamento e avaliação de faturas por pagar.

Sendo prática transversal ao sector. 
Obrigado,