Skip to main content
Header
July 24, 2017

Anacom obriga operadores de telecomunicações a repor preços nos contratos

Se as operadoras fizeram alterações contratuais sem aviso, são agora obrigadas a informar o cliente e a dar a possibilidade de rescindir o contrato

A Anacom vai obrigar os operadores, que depois da nova Lei das telecomunicações procederam a alterações contratuais, sobretudo ao aumento de preços sem aviso, a informar agora os clientes de que têm direito a rescindir contrato sem quaisquer custos ou, em alternativa, poderão recuperar as mesmas condições que tinham antes das alterações, acaba de comunicar o regulador. As medidas corretivas, e que se aplicam a Meo, Nos, Nowo e Vodafone, surgem depois de detetadas falhas na comunicação de clientes prevista na nova Lei de comunicações eletrónicas, após a apresentação de um número significativo de queixas pelos seguidores.

“As situações detetadas não foram coincidentes entre os quatro operadores, quer quanto aos procedimentos adotados, quer quanto ao número de clientes afetados, quer quanto ao tipo de serviços contratados”, informa o regulador. “As medidas corretivas impostas pela ANACOM abrangem todos os assinantes que à data das alterações estavam sujeitos a períodos de fidelização ou outras obrigações de permanência nos contratos e que ainda se mantêm no mesmo contrato, com a mesma fidelização ou o mesmo compromisso de permanência no contrato”, esclarece o comunicado enviado pela entidade reguladora. Os avisos dados aos clientes podem ser feitos através de uma informação destacada na fatura, de forma “facilmente legível e compreensível”, ou ser remetida de forma autónoma, incluindo por SMS. Em caso de rescisão de contrato, o cliente tem até 30 dias para informar a operadora sobre a decisão que pode ser efetuada tanto pelas minutas definidas pela ANACOM como futuras ferramentas que possam vir a ser desenvolvidas pelas operadoras para o efeito.

Fonte:
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/operadoras-obrigadas-a-dar-aos-assinantes-a-possibilidade-de-rescindir-contratos/

38 Comentários

August 19, 2017
Nao existe uma data unica para final desse prazo. Vai depender da data de notificaçao de cada um. E ate se entende que as notificaçoes vao acontecendo em grupos. Ja imaginaram serem todos os clientes notificados no mesmo dia? Todos tinham que resolver a situaçao em 15 dias...
Ja assim nao fazem mais nada, nem os telefones atendem...
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Byte
August 19, 2017
Acho por bem que de facto sejamos contactados eu já tenho a carta da MEO, e é claro que existem contratempos, podem cobrar centenas no desbloqueio dos telemoveis, por isso estou curiosa para saber qual o contratempo da NOS. A verdade é que nunca vamos sair deste tipo de contratos (vitalicios), duma maneira ou outra acabam sempre por nos prender.
August 19, 2017
A NOS foi a primeira operadora a informar os seus clientes sobre os prazos para rescisão de contratos de telecomunicações “sem qualquer encargo”. O anúncio foi feito a 4 de agosto e o prazo legal termina hoje, pelo menos para quem foi dos primeiros a ser notificado por e-mail.

Se é cliente NOS e pretende rescindir o contrato, não se esqueça de verificar se a data limite definida para o seu contrato termina hoje, 19 de Agosto.

As operadoras aumentaram os preços sem informar os clientes e a ANACOM impôs um conjunto de “medidas corretivas”. A NOS e a MEO informaram os clientes no início do mês sobre os prazos legais para rescindir contrato… mas muitos clientes consideraram que o período era demasiado curto, ainda mais nesta altura em que a maioria dos portugueses está de férias

No caso da NOS o período definido para rescindir o contrato de telecomunicações sem custos termina hoje (isto para quem foi notificado a 4 de agosto).

No caso da MEO a data limite definida foi 25 de agosto. Relativamente à Vodafone, a operadora garantiu que não procedeu a qualquer aumentos de preços em contratos com períodos de fidelização a decorrer, logo está fora da decisão da ANACOM.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/informacao/cliente-nos-so-ate-hoje-rescindir-contrato/
August 19, 2017
Chamo a atençao para este tópico:

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/e-cliente-nos-so-tem-ate-hoje-para-rescindir-contrato-sem-custos-3699
Kilobyte
August 19, 2017
Eu recebi ontem a carta da NOS a informar da possibilidade de rescisão, segundo eles tenho ate dia 1/09 para o fazer, mas arrisco-me a serem cobradas contrapartidas pelo desbloqueio de não sei o que... A pensar no q vou fazer, ja tenho MEO disponível aqui na rua por isso talvez mande a NOS as favas....
August 19, 2017
Como referi num outro topico, vai depender da data de notificaçao de cada um. No meu caso terminou ontem 18.08.

A decisao da ANACOM foi tomada a 13.07.2017 e o prazo para os operadores notificarem os clientes, de 30 dias uteis, portanto, feitas as contas, podem continuar a notificar ate 25.08.
Se somarmos mais 15 dias, os ultimos a serem notificados teem o prazo de decisao extendido ate setembro.
O facto é que temos visto aqui no forum clientes a afirmar que ainda nao foram notificados.
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
August 19, 2017
Se tiver equipamentos bloqueados a rede NOS e rescindir, tem duas opçoes:
a) pede o desbloqueio, podendo este ser pago, consoante a data de aquisiçao, ou
b) adquirir novos equipamentos para usar noutro operador

Portanto, so paga a NOS se quizer...

Se pensa-se em rescindir ate lhes oferecia um Nokia... 😉
Byte
August 19, 2017
Regressei hoje de férias e não conseguia aceder aos meus e-mails. Após verificação da minha conta de e-mail apercebi-me desta questão. Eu recebi a notificação a 4 de agosto. O prazo dado para resolução deste problema é manifestamente pouco. Contactei por 3 vezes até ao final do dia a NOS e o que me foi dito por um funcionário (Hugo Teixeira) á 3ª chamada... é que o departamento de fidelização encontrava-se encerrado! Estou desiludido com a NOS. Oportunamente irei agir em conformidade com as vossas atitudes. Lamento.
August 19, 2017
Ha quem ache que a decisao da ANACOM naquela data, foi tudo menos inocente...
e como deixaram ao criterio dos operadores a questao dos prazos para o cliente decidir, ainda mais ajudaram.... os operadores, obviamente.
Carolina V.
Moderador
August 21, 2017
Olá, @HASPT e @C24XXXX201.

Para que a comunidade possa, facilmente, consultar toda a informação sobre este tema, movemos a publicação para este tópico, mais antigo, também criado pelo HASPT. 🙂
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.