Header

Alteração titular do contrato sem consentimento


Boa tarde. O titular do meu contrato foi alterado sem o meu consentimento. No dia 24-04-2023 recebi um email e SMS a indicar que o titular do meu contrato tinha sido alterado. No email encontra-se um anexo com os dados do novo titular com a minha morada.

Após entrar em contato com os serviços da NOS foi-me indicado que a troca do titular foi legitima, que os meus dados foram validados e que não encontram qualquer tipo de erro nesta situação Para voltar a colocar o contrato em meu nome fui obrigado a fornecer os dados da pessoa que tinha feito esta alteração, que se encontravam no formulário enviado no email supra referido, para conseguir voltar a repor a normalidade.

Dada a resposta que me foi passada por parte da NOS, supostamente num contato com um supervisor da area de fraude, que a troca de titularidade efetuada por uma pessoa que não mora na minha residência é legitima é absolutamente absurda e não fornece qualquer garantia ao cliente de que esta situação não se irá repetir. 

Esta situação foi reportada à ANACOM, provedoria do cliente NOS e CNPD.

 

Agradeço que esta questão seja escalada internamente, tal como sugeri ao supervisor da area de fraude com quem falei, no sentido de serem apurados os responsáveis por esta alteração e razão pela qual a NOS altera titularidades de contratos sem autorização do atual titular e considera uma pessoa como residente numa morada onde não reside.

 

Disponível para qualquer esclarecimento adicional,

 


8 Comentários

Reputação 7

Boa tarde @BJesus, bem-vindo(a) ao Fórum NOS.

 

Como a situação já foi reportada à Provedoria da NOS, será importante informar sobre o número do caso para esclarecimento. Em baixo tem informações sobre o processo.

https://www.nos.pt/ajuda/a-minha-conta/alterar-os-dados-da-conta/alterar-o-titular

Em virtude de já existir um caso pendente, pode eventualmente enviar uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente para análise da equipa de moderação.

 

Obrigado

 

 

Bom dia. Não recebi qualquer numero do caso na abertura de formulário junto da provedoria do cliente. Agradeço que forneçam esse mesmo numero.

No link enviado a informação sobre o processo é possível verificar que para alteração do titular não é necessário qualquer dado do atual titular, o que é uma situação gravíssima. Este link vai ser igualmente encaminhado para a ANACOM.

Como pedir a alteração

Para alterar a titularidade dos serviços NOS é necessário que nos ligue e informe os seguintes dados:

Particulares

  • Cartão de identificação (BI/CC) do novo titular
  • NIF do novo titular
  • N.º de telefone e hora preferencial para contacto.

Mesmo assim não foi cumprido pois a alteração foi feita para uma pessoa que não tem cartão de cidadão.

Mais informo que não sei o meu numero de cliente pois me foi bloqueado o acesso à informação dos meus serviços no portal NOS: Apenas aparece a informação “ Não tem serviços associados”.

Agradeço que validem internamente pois tem ferramentas para o efeito.

 

Reputação 7

Bom dia. Não recebi qualquer numero do caso na abertura de formulário junto da provedoria do cliente. Agradeço que forneçam esse mesmo numero.

No link enviado a informação sobre o processo é possível verificar que para alteração do titular não é necessário qualquer dado do atual titular, o que é uma situação gravíssima. Este link vai ser igualmente encaminhado para a ANACOM.

Como pedir a alteração

Para alterar a titularidade dos serviços NOS é necessário que nos ligue e informe os seguintes dados:

Particulares

  • Cartão de identificação (BI/CC) do novo titular
  • NIF do novo titular
  • N.º de telefone e hora preferencial para contacto.

Mesmo assim não foi cumprido pois a alteração foi feita para uma pessoa que não tem cartão de cidadão.

Mais informo que não sei o meu numero de cliente pois me foi bloqueado o acesso à informação dos meus serviços no portal NOS: Apenas aparece a informação “ Não tem serviços associados”.

Agradeço que validem internamente pois tem ferramentas para o efeito.

 

 

Bom dia @BJesus,

 

Sugiro que solicite o número do seu caso junto da provedoria.

A alteração de titular da conta tem de ser feita pelo titular do contrato ou por alguém a quem delegou essa responsabilidade. Sugiro que verifique a última situação.

 

Obrigado

 

Boa tarde. Infelizmente não foi o caso, o titular do contrato não foi alterado pelo próprio, foi alterado sem consentimento e sem qualquer tipo de delegação de poderes.

Em relação ao contacto da provedoria no cliente a única forma que encontrei de contactar é por formulário, no link https://provedor.nos.pt/provedoria/, onde não me foi fornecido qualquer numero, apenas a informação que a ocorrência foi registada com sucesso. 

Assim, solicito pf que indiquem qual o contacto da provedoria do cliente NOS, em alternativa ao formulário, de modo a que possa solicitar, conforme sugerido, o numero do meu caso. 

Obrigado.

Reputação 7

Boa tarde @BJesus,

 

A provedoria da NOS é um serviço distinto do Fórum NOS.

No entanto, a equipa de moderação é bastante prestável pelo que caso ache necessário, envie uma mensagem privada carregando aqui com o seu número de cliente para que possam ajudar.

 

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +2

Para realizar uma alteração de titular é necessário confirmar os dados, pelo que alguém tinha os seus dados todos 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Lamentamos a situação que descreve @BJesus.

Tratamos os dados dos nossos clientes com máxima confidencialidade e segurança.

Como partilhado pelo @BJesus, para alteração de titularidade de serviço é necessária confirmação dos dados do atual cliente.

Sendo que este tema já se encontra a ser acompanhado pela provedoria NOS, sugerimos que aguarde contacto.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Para realizar uma alteração de titular é necessário confirmar os dados, pelo que alguém tinha os seus dados todos 

Bom dia. Ao que parece sim. A situação foi igualmente reportada para o CNPD e já me responderam.

O que é lamentável é a quantidade de respostas incongruentes em relação à alteração da titularidade, na area de fraude da NOS foi-me indicado que a alteração tinha sido legitima e feita por outra pessoa, mesmo depois de eu ter dito que não autorizei qualquer alteração. Fui literalmente obrigado a fazer o processo inverso, tive de fornecer os dados da outra pessoa que estavam no formulário que me foi enviado pela NOS, para conseguir rectificar esta situação. Ao presente momento ainda não tenho os meus serviços todos disponíveis.

Nesta thread, inicialmente, foi indicado que a alteração só podia ser feita pelo próprio ou alguém com responsabilidades delegadas. Na zona de utilizadores à qual me foi sugerida consulta apenas tenho o meu utilizador criado. Hoje já é indicado que basta ter alguns dados. De salientar que a area de fraude recusou indicar quais os dados foram validados e considerou a troca de titular como legitima, admitindo inclusive que foi feita por outra pessoa que não o titular. Todas as chamadas são gravadas pelo que irei aguardar Feedback por parte da provedoria do cliente e ANACOM.

Comentário