Header
Respondido

Alteração de morada - Rescisão de contrato


Bom dia,

No seguimento da aquisição de um imóvel, entrei em contacto com a NOS para alteração de morada dos serviços actualmente contratos. O primeiro contacto foi feito a 17/09/18 (fi-lo duas vezes) e foi-me transmitido que não tinham fibra nesta morada. Posteriormente e face ao transmitido, procedi na área de cliente a um pedido de rescisão de contrato para os serviços que tenho actualmente contratualizados. Dia 19/09/18 fui contactado para saber o motivo da rescisão e transmitiram uma mensagem diferente, ou seja, que supostamente a morada em causa teria fibra e que o que me tinham transmitido anteriormente não era o correto. Assim sendo, pedi para cancelarem o pedido de rescisão e avançarmos com a alteração de morada.
Para meu espanto dia 20/09/18 fui novamente contactado a dizer que não poderiam agendar a transferência mantendo os mesmos serviços (fibra) porque não está disponível, ou seja, teria de mudar para o serviço satélite. Da ultima conversa que tive convosco foi-me transmitido que neste caso (ser necessário mudar para satélite) teria de renegociar o contrato em vigor para satélite e com isso teria um novo período de fidelização, ou seja 24 meses a partir da data de alteração da morada.
Neste caso em concreto, não tendo a NOS os mesmos serviços que tenho actualmente contratualizados e não querendo ter um novo período de fidelização, é minha intenção avançar com a rescisão do contrato por justa causa, pois, apesar de garantirem um fornecimento de serviços "idêntico" (através de satélite) não responde às minhas necessidades como consumidor.

Face ao referido anteriormente fiz uma exposição por escrito na 5ª-feira 20/09/18 https://provedor.nos.pt/provedoria/ mas ainda não obtive nenhuma resposta. Aguardo uma resposta o mais rápido possível porque a partir de Domingo 23/09/18 estou a pagar por um serviço que não tenho. Quanto tempo costumam demorar a dar uma resposta?

Cumprimentos,
Rui Costa
icon

Melhor resposta por Tiago C. 25 September 2018, 10:16

Ver pergunta inicial

14 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo à comunidade, @Rui Pona da Costa.

No Fórum NOS os utilizadores devem colocar questões acerca de temas que possam ajudar mais pessoas. Esta questão que partilhou é só sua, do seu contrato, por isso, e para o podermos ajudar a resolvê-la teria que nos ligar. Como nos indica que a situação se encontra em tratamento, pedimos que aguarde pelo nosso contacto, por favor.
Reputação 6
Crachá +1
Aguarda eternamente por um contacto... lol:?

Estou a vivenciar a mesma situação. Quando é pra fazer um contrato, ninguém informa nada, dizem que é simples, sem ônus, quando vc quer fazer uma simples alteração de morada, é penalidade em cima de penalidade. Essa empresa é uma vergonha! Estou há 02 meses sem o serviço e me obrigam a cumprir um contrato que vão rasgar e fazer outro, pura e simplesmente, para a NOS ganhar dinheiro em cima dos consumidores. Uma falta de vergonha! Sinto-em fraudada, desrespeitada e quero rescindir essa porcaria de contrato! Em agosto de 2019 contratei um pacote da NOS que englobava os seguintes serviços: TV, NET, 04 CARTÕES E TELEFONE FIXO, num valor de 89,19€, pra ser instalado em minha moradia que, na altura, era em Sever do Vouga/Aveiro. Segundo a NOS, o serviço da net só podia ser realizado via satélite, o que era muito lento, cheio de falhas, deixava de fornecer e a NOS alegava ser uma queda no fornecimento do serviço porque estavam a trabalhar numa expansão da empresa, mas cobrava um serviço ruim, muito caro. Como eu estava, temporariamente, nesta residência (Sever do Vouga/Aveiro) e com previsão de mudança para Braga, no momento da contratação do pacote PERGUNTEI a atendente se a alteração de morada teria encargos e se o fato do serviço de internet ser via satélite e na outra localidade ser fibra ótica, geraria algum tipo de problema. A atendente, em nenhum momento, informou que numa mudança de moradia eu teria que fazer uma nova fidelização ou que o serviço seria cobrado, caso não tivesse completado 6 meses de fidelização; muito menos informou que a alteração de moradia, geraria uma nova fidelização COM o pagamento de 80€, caso não tivesse 06 (SEIS) meses de fidelização do contrato original. COMO O OBJETIVO DA NOS, NESSAS HORAS, É CONSEGUIR FECHAR CONTRATO E NÃO RESPEITAR O CONSUMIDOR, a atendente informou que eu não teria nenhum problema em alterar a moradia e nenhum encargo me seria cobrado. Acontece que, mudei de Sever do Vouga/Aveiro para Braga/Braga em janeiro deste ano de 2020 e solicitei a alteração da minha morada. Para minha surpresa, o atendente informou que eu não tinha 06 meses de fidelização e que eu seria OBRIGADA A PAGAR 80 euros pela alteração. Como preciso do serviço, inclusive, para trabalhar, em minha atual moradia, informei que pagaria o valor de 80€. Entretanto, o absurdo e a total falta de respeito dessa empresa para com o cliente, foi gritante quando o atendente me informou que na nova moradia o serviço não era por satélite, era por fibra ótica e para realizar essa alteração de moradia, TERIA QUE FAZER UMA NOVA FIDELIZAÇÃO. Vejam o tamanho do abuso dessa empresa para o consumidor! Além de cobrar uma taxa de 80€ para fazer a alteração da moradia porque o cliente não tem 06 meses de fidelização de um contrato em vigor, ainda, PENALIZA O CLIENTE, IMPONDO uma NOVA FIDELIZAÇÃO POR NÃO TER OFERECIDO O SERVIÇO ADEQUADO NA MORADIA ANTERIOR E NÃO PODER OFERECER O MESMO TIPO DE SERVIÇO NA MORADIA ATUAL! É simples: SOLICITEI A ALTERAÇÃO DE MORADIA, APENAS. Se a NOS não oferecia um serviço de fibra no sitio e no outro não tem como oferecer o mesmo pacote, QUEM TEM QUE SER PENALIZADA É A NOS E NÃO O CONSUMIDOR QUE SOLICITA, APENAS, A ALTERAÇÃO DE MORADIA E MAIS NADA! Se é pra fazer uma nova fidelização, porque a NOS COBRA 80€ pela antiga fidelização se esta não mais existirá com a nova? Sem acreditar no que tinha ouvido, fiz contactei mais 02 vezes com NOS para tentar resolver amigavelmente, MAS TODAS AS VEZES ESSA FOI A INFORMAÇÃO PASSADA. A NOS IMPOE OS TERMOS DELA SEM DAR QUALQUER ALTERNATIVA AO CONSUMIDOR. OU É ISSO OU É ISSO E O CONSUMIDOR FICA REFÉM DA MÁ PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DA NÓS QUE EXIJE O PAGAMENTO ATÉ DO SERVIÇO QUE NÃO FORNECE E IMPÕE FIDELIZAÇÕES INTERMINÁVEIS. Solicitei as gravações das conversas para provar como essa empresa comete esse tipo abuso. Como essa situação é inaceitável! Estou há quase 2 meses sem os serviços em minha morada, primeiro porque essa cobrança de 80€ pela alteração é absurda quando se paga caríssimo por um pacote com um péssimo serviço e faltava, aproximadamente, 45 dias pra completar esses tais 06 meses de fidelização, segundo porque É INACEITÁVEL SER OBRIGADA A FAZER UMA NOVA FIDELIZAÇÃO. Ontem, dia 18/02/2020, fui à loja da NOS no Braga Parque para conversar pessoalmente com a atendente sobre essa situação e ela NADA RESOLVEU E REAFIRMOU O QUE OS DEMAIS ATENDENTES HAVIAM INFORMADO. A atendente foi categórica ao afirmar que EU TERIA QUE FAZER UMA NOVA FIDELIZAÇÃO, MESMO TENDO SUPORTADO QUASE DOIS MESES AGUARDANDO COMPLETAR OS SEIS MESES DA FIDELIZAÇÃO DO CONTRATO EM VIGOR PRA FAZER A ALTERAÇÃO DE MORADA, ISSO PORQUE A NOS SÓ PODE OFERECER O SERVIÇO POR FIBRA ÓTICA em Braga! Vejam o absurdo! É o consumidor quem tem que ser penalizado porque a NOS não quer fazer, APENAS A ALTERAÇÃO DE MORADA? Se no outro endereço não havia fibra e nesse há, é o consumidor que tem que ser penalizado porque a NOS não oferece serviços adequados e de qualidade? Não há que se falar em nova fidelização quando a NOS obriga um pagamento de 80€ por uma fidelização de contrato em vigor. Meu pacote custa aproximadamente 100 euros e estou há 02 meses sem internet e TV em minha morada. Isso é inaceitável! Quero rescindir o contrato por justa causa, fiz o registro no Livro de Reclamações na Loja da NOS do Barra Parque, fiz contato com a ADECOM e com a DECO e vou submeter a reclamação ao Tribunal Arbitral de Consumo, porque não vou fazer uma nova fidelização. Quem está a se negar a prestar o serviço adequadamente é a NOS, embora esteja a faturar sem que eu esteja a utilizar o serviço e me obrigou a cumprir 06 meses de um contrato para querer me obrigar a fazer uma nova fidelização e, ainda, exigir pagamento por serviço não prestado. Não vejo outra alternativa a rescindir esse contrato por justa causa e vou levar o caso para a via judicial se preciso, mas não quero a rescisão por justa causa, não vou pagar meses da fidelização sem usufruir do serviço, assim como não vou pagar a factura de janeiro por um serviço que nunca usufrui, quando foi pedida a alteração de morada antes.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Debby.

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Debby.

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

POR QUAL MOTIVO MEU TÓPICO FOI APAGADO DEPOIS QUE ENVIEI UMA MENSAGEM NO PRIVADO PARA VOCÊ INFORMANDO MEU NÚMERO DE CLIENTE?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Debby,

O tópico foi eliminado por ser exatamente igual aos comentários que fez. Mantivemos este comentário ao qual já estamos a dar tratamento. 
Pedimos que veja os Termos e Condições da Comunidade. 

Já respondemos à sua mensagem privada. :grinning:

 

Bom dia 

 

A empresa alterou este fim de semana de portalegre para o algarve.

Desloquei me a uma loja no algarve shoping  para proceder a alteração, e informei logo que nao tinha os equipamebtos pois estavam e portalegre,que depois entregava em loja ou como nas outras renovações de contracto que sempre mudaram os equipamentos, entregava a um estafeta.

Mesmo a nos nao tendo fibra em carvoeiro que e uma coisa impensavel em 2021 ,nao nos chateamos por ser satelite com router.

Fomos informados que ia ficar o mesmo valor e novamente mais dois anos de fidelização, como iam colocar equipamebtos novos nem me chatiei com isso,que acho que por lei nem podem fazer isso.

Estamos a falar de uma empresa qual ainda esta portalegre um funciobari que so vira oara o algarve quando a internet la for desligada e ligada aqui no algarve.

 

A nossa pergunta urgente a nos vai alterar a instalacao com equipamentos novos,e fidelização de 2 anos conforne o combinado em loja ou vamos ter que nos informar na deco e advogado uma maneiea de cancelar o contracto sem custos para a empresa e colocamos da meo que pelo menos la tem fibra.

 

Aguardo resposta

 

Cumprimentos 

 

Rafael silva 

Reputação 6
Crachá

Olá, mas pretende efetuar uma alteração sem renovar a fidelização é isso?

Nao e isso.

E com novos equipamentoa

 

Leia bem a descrição

Reputação 7
Crachá +2

Olá @romerraf,

Para analisarmos a situação, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum, por favor.

Obrigada

 

 

Bom dia,

No seguimento da aquisição de um imóvel, entrei em contacto com a NOS para alteração de morada dos serviços atualmente contratos.

Foi-me transmitido que não tinham fibra nesta morada  e que teria de contratar o serviço de satélite, ora o meu condomínio não permite a instalação de antenas. Posteriormente e face ao transmitido, procedi na área de cliente a um pedido de rescisão de contrato para os serviços que tenho atualmente contratualizados. Aliás neste caso a NOS não me consegue prestar qualquer serviço!!!

Após muita insistência e de várias chamadas fui contactado para saber o motivo da rescisão e transmitiram-me a informação que o meu contrato estaria rescindido e apenas teria de entregar um documento na loja NOS, coisa que fiz de pronto. Na loja informaram-me que de facto o contrato estava rescindido, mas que teria de devolver  equipamento para concluir o processo, passados 2 dias vou á mesma loja entregar os equipamentos e para meu espanto a funcionária diz-me que estava a rescindir o contrato e que teria de pagar o valor da indeminização. Eu disse que já tinha sido informado que o contrato estava rescindido… Após ter entregue os equipamentos já me ligaram 3 pessoas diferentes a querem-me forçar a fazer o contrato de satélite.

Este comportamento é normal nos vossos serviços?

Por 2 momentos e após longas chamadas telefónicas foi informado que iriam proceder á rescisão do contrato pois não me estão a prestar nenhum serviço faz agora 2 meses e continuam a emitir as faturas da mensalidade. 

Isto já aconteceu a mais alguém que esteja neste forum?


Cumprimentos,
Sérgio Brochado

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @SÉRGIO FERNANDO ALVES BROCHADO,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Estou a experienciar a mesma situação ja expos a situação aos provoderes NOS sem resposta ate ao momento. Já voltei a contactar a NOS por telefone mas a resposta é sempre a mesma tem de aguardar que o contactem.

Preciso de resolver esta situação com urgência.

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Cabanas,

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Vamos ajudar.

Obrigada

Comentário