Skip to main content
Header
Resposta

Alteração contrato

Olá,

Fomos contactados por um agente NOS com uma proposta de alteração de serviços. Foi-nos enviado no dia 14/03 um SMS sobre a parceria com a EDP e o dobro dos dados moveis. Eu achei interessante e concordei, mas logo após surgiu um imprevisto pessoal e não faria mais sentindo continuar com essa mudança.

Eu entrei em contato com a NÓS pelo telefone,  como foi no dia 14/03 mesmo ainda estava no período de poder fazer o cancelamento da mudança de contrato sem nenhuma taxa adicional. Eu expliquei a situação e falei que queria voltar para o contrato original de 50 GB de telefone e pagar só 49,99 por mês como era originalmente. O atendente não gostou e ficou insistindo para eu não mudar, mas eu falei que queria voltar para o original plano de contrato. Depois de muito tempo ele falou que ia mudar o meu contrato. E falou que meu contrato já estava alternado para o original de 49,99 e que a alteração da parceria com a EDP com o valor de 59,99 por mês já estava cancelado. Falou que eu não precisaria me preocupar porque no aplicativo já ia aparecer que já tinha voltado a de 49,99. 

Passaram se dias e os dados do contrato na área de cliente mantêm-se inalterados, entrei em contato de novo e me falaram que meu contrato era o da parceria com a EDP de 59,99, eu não gostei disso porque pensei que já estava resolvido, como me foi dito antes. Eu expliquei a situação de novo e eles falaram, que ia mudar meu contrato para o original de 49,99. 

Ainda não foi mudado no aplicativo e esse mês recebi a fatura de 59,99. Eu não estou em Portugal para ir em uma loja da NOS. E não consigo achar em nenhum lugar um endereço de email para mandar meu problema. 

Eu gostaria muito de urgentemente conseguir resolver meu problema. Gostaria de uma vez por todas conseguir voltar meu contrato de 49,99 com 50GB. 

Por favor, resolvam esta situação o mais rapidamente possível. Obrigada

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde @Eliane do Vale, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

Estamos aqui para ajudar. 

O @Jose Rodrigues e o @Jorge C, deram uma boa ajuda. 

Sendo uma questão contratual, para podermos ajudar, precisamos de endereçar o seu pedido à equipa que pode ajudar e esclarecer. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

21 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Bom dia @Eliane do Vale, a moderação do Fórum quer ajudar, envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum com o pedido aos moderadores para que procedam à anulação das alterações efetuadas ao seu contrato de modo a que sejam repostos os serviços anteriores.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 21, 2023

Bom dia @Eliane do Vale,

A titulo informativo, partilho consigo o que a Comissão Nacional de Proteção de Dados deliberou a este respeito e passo a citar.

“Nos contratos de comunicações eletrónicas, há o dever de conservar a gravação das chamadas telefónicas durante todo o período de vigência acordado, acrescido do correspondente prazo de prescrição e de caducidade de 6 (seis) meses, com o limite máximo de 30 (trinta) meses; no caso em que se verifique a cessação do contrato de comunicações eletrónicas, a gravação das chamadas só é conservada pelo prazo de 6 (seis) meses, contado do momento em que ocorre a cessação do vínculo contratual entre as partes.”

Obrigado

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • April 21, 2023

Boa tarde @Eliane do Vale, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

O @Jose Rodrigues e o @Jorge C, deram uma boa ajuda. 

Sendo uma questão contratual, para podermos ajudar, precisamos de endereçar o seu pedido à equipa que pode ajudar e esclarecer. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Boa tarde,

Eu mandei uma mensagem com os meus dados parado o perfil @Forum, mas ainda ninguém me respondeu.

Obrigada 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 22, 2023

Bom dia @Eliane do Vale

Muito obrigado pela cooperação. Sim, confirmamos a recepção da sua mensagem, vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Pedimos desculpa pela demora. 
Obrigado

• Byte
  • July 15, 2025

Boa tarde,

necessito de saber se o agente que entrou em contacto comigo é efetivamente agente da NOS?

Fala comigo sempre através do numero pessoal pois diz que o da NOS dá como ocupado.

Obrigado

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 15, 2025

tem algum bloqueador de numeros spam?

na via das duvidas não forneça os seus dados. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 15, 2025

Boa tarde ​@Eliane do Vale,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Olaf.

De forma a garantir que os contatos são oficiais, escolha contactar-nos através dos meios oficiais.

Os contactos NOS são identificados como tal e anunciados no Site NOS.

Caso tenha questões, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • July 28, 2025

Boa tarde

O meu nome é Telmo Pereira, á cerca de 2 semanas fui contactado por uma comercial da nos para a instalação dum pacote Nos 4 com dois telemóveis que estão noutra operadora!

Foram muito céleres a instalar o serviço que apos a sua utilização foi uma autêntica desilusão!

Solicitei a livre resolução por estar descontente pelo que me foi logo dito que tinha de pagar a instalação do serviço!

Fizemos então uma renegociação!

Resultado estou á 2 semanas á espera da aprovação da renegociação para poder pedir a portabilidade! Está a ser a pior experiência de telecomunicações de sempre já falei com mais de 20 operadores da NÓS por mais de 10 horas e até ao momento continuo com o problema por resolver!

Até ao momento a pior experiência vivida com pacotes de telecomunicações estou a pagar o serviço á NÓS e ao mesmo tempo á MEO por incompetência da NÓS!

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 28, 2025

Boa tarde

O meu nome é Telmo Pereira, á cerca de 2 semanas fui contactado por uma comercial da nos para a instalação dum pacote Nos 4 com dois telemóveis que estão noutra operadora!

Foram muito céleres a instalar o serviço que apos a sua utilização foi uma autêntica desilusão!

Solicitei a livre resolução por estar descontente pelo que me foi logo dito que tinha de pagar a instalação do serviço!

Resultado estou á 2 semanas á espera da aprovação da renegociação para poder pedir a portabilidade! Está a ser a pior experiência de telecomunicações de sempre já falei com mais de 20 operadores da NÓS por mais de 10 horas e até ao momento continuo com o problema por resolver!

Até ao momento a pior experiência vivida com pacotes de telecomunicações estou a pagar o serviço á NÓS e ao mesmo tempo á MEO por incompetência da NÓS!

Se realmente não gostou do serviço ( já agora porque motivo ? ) deveria ter avançado com o cancelamento. Dá para cancelar sem pagar dentro dos 14 dias. Se a linha de apoio não ajuda tem outros meios como provedoria e livro.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 28, 2025

Boa noite, ​@Telmo1991
Deste modo, para o podermos fazer e melhor compreender o que se passou, pedimos que partilhe a sua experiência.

Obrigado, 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 28, 2025

Boa noite ​@Telmo1991,

“Solicitei a livre resolução por estar descontente pelo que me foi logo dito que tinha de pagar a instalação do serviço!”

Essa situação não é um caso isolado, existem inúmeros relatos como por exemplo este. 

Sugiro que proceda conforma descrito aqui

Caso precisa de ajuda, disponha. 

Obrigado.

• Kilobyte
  • July 28, 2025

Boa tarde

Se realmente não gostou do serviço ( já agora porque motivo ? ) deveria ter avançado com o cancelamento. Dá para cancelar sem pagar dentro dos 14 dias. Se a linha de apoio não ajuda tem outros meios como provedoria e livro.

Foi me apresentado pelo comercial um serviço com velocidade 1 gb velocidade que não chega á minha residência, depois wi fi total sem repetidores, algo que também foi só para aliciar, depois o telefone que estaria incluído no pacote e no momento da instalação não tinha direito a telefone pelo que me foi aplicado um aluguer de 0.99€ mês. 

Face a tudo isto tentei a livre resolução! Algo que só existe na legislação porque a operadora obriga ao pagamento do valor da instalação do serviço, aproximadamente 400€, isto nos 14 dias da livre resolução porque depois disso aumenta um bocado o valor. E a cereja no topo do bolo os cartões contratados andaram extraviados mais de uma semana pelo que me foram enviados 2 novos que ate agora não me permite a portabilidade em nenhum deles por ter um processo de negociação pendente á 2 semanas! Quanto a reclamar! Já expus á provedoria da NÓS até agora nada, as dezenas de operadores com quem falei só me dizem que vão fazer mais uma insistência ao departamento que está responsável pela situação mas que não podem passar a chamada que é um departamento sem linha interna o livro de reclamações e a resolução de litígios são as unicas duas opções que me falta para recorrer esta semana! 

Desaconselhou por completo contratos com operadores da NÓS via chamada telefónica que deixaram o trabalho a meio e até agora não tenho o problema resolvido e sou obrigado a estar a pagar a outra operadora para manter o serviço funcional nos telemóveis.

• Kilobyte
  • July 28, 2025

Boa noite ​@Telmo1991,

“Solicitei a livre resolução por estar descontente pelo que me foi logo dito que tinha de pagar a instalação do serviço!”

Essa situação não é um caso isolado, existem inúmeros relatos como por exemplo este. 

Obrigado.

Foi o que tentei fazer em loja mas fui logo alertado para o facto de ter de pagar o valor da instalação do serviço! Sem margem para ser isentado desse pagamento.

• Kilobyte
  • July 28, 2025

Boa noite, ​@Telmo1991
Deste modo, para o podermos fazer e melhor compreender o que se passou, pedimos que partilhe a sua experiência.

Obrigado, 

Foi me apresentado pelo comercial um serviço com velocidade 1 gb velocidade que não chega á minha residência, depois wi fi total sem repetidores, algo que também foi só para aliciar, depois o telefone que estaria incluído no pacote e no momento da instalação não tinha direito a telefone pelo que me foi aplicado um aluguer de 0.99€ mês. 

Face a tudo isto tentei a livre resolução! Algo que só existe na legislação porque a operadora obriga ao pagamento do valor da instalação do serviço, aproximadamente 400€, isto nos 14 dias da livre resolução porque depois disso aumenta um bocado o valor. E a cereja no topo do bolo os cartões contratados andaram extraviados mais de uma semana pelo que me foram enviados 2 novos que ate agora não me permite a portabilidade em nenhum deles por ter um processo de negociação pendente á 2 semanas! Quanto a reclamar! Já expus á provedoria da NÓS até agora nada, as dezenas de operadores com quem falei só me dizem que vão fazer mais uma insistência ao departamento que está responsável pela situação mas que não podem passar a chamada que é um departamento sem linha interna o livro de reclamações e a resolução de litígios são as unicas duas opções que me falta para recorrer esta semana! 

Desaconselhou por completo contratos com operadores da NÓS via chamada telefónica que deixaram o trabalho a meio e até agora não tenho o problema resolvido e sou obrigado a estar a pagar a outra operadora para manter o serviço funcional nos telemóveis.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 28, 2025

Boa noite ​@Telmo1991,

Obrigado.

Foi o que tentei fazer em loja mas fui logo alertado para o facto de ter de pagar o valor da instalação do serviço! Sem margem para ser isentado desse pagamento.

Lamento profundamente a situação que descreve. 

Permita-me esclarecer que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014, o consumidor tem direito a resolver livremente um contrato celebrado à distância no prazo de 14 dias, sem qualquer penalização, bastando comunicar a decisão à operadora.

Este direito está legalmente protegido e aplica-se mesmo em contratos com fidelização.

Se exerceu esse direito dentro do prazo conforme indicou, a cobrança da instalação é ilegal.

A NOS apenas poderá cobrar o valor proporcional aos dias em que o serviço esteve ativo, nunca uma penalização compensatória.

A atuação da NOS nesta situação pode configurar infração grave e é passível de coimas pela ANACOM.

Estou ao dispor para ajudar. 

Obrigado.

• Kilobyte
  • July 28, 2025

Boa noite ​@Telmo1991,

Obrigado.

Lamento profundamente a situação que descreve. 

Permita-me esclarecer que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014, o consumidor tem direito a resolver livremente um contrato celebrado à distância no prazo de 14 dias, sem qualquer penalização, bastando comunicar a decisão à operadora.

Este direito está legalmente protegido e aplica-se mesmo em contratos com fidelização.

Se exerceu esse direito dentro do prazo conforme indicou, a cobrança da instalação é ilegal.

A NOS apenas poderá cobrar o valor proporcional aos dias em que o serviço esteve ativo, nunca uma penalização compensatória.

A atuação da NOS nesta situação pode configurar infração grave e é passível de coimas pela ANACOM.

Estou ao dispor para ajudar noutros passos. 

Obrigado.

Foi exatamente o que tentei explicar a lei e a questão da livre resolução, no entanto quer em loja quer junto da provedoria quer junto de todos os operadores com quem falei foi sempre mencionado o pagamento do valor da intervenção/instalação do serviço inclusive invocaram o que consta do contrato! Por isso e face ao que está a mencionar leva me a querer que ou quem está em loja e nas linhas de atendimento tem completo desconhecimento do que está a fazer ou então são orientados no sentido de usar este tipo de metodologia para prender os clientes á operadora!

Infelizmente para mim ando nisto desde dia 11 de julho de 2025 já paguei mais uma fatura á MEO por estar ainda a usar os telemóveis que nem a portabilidade consigo fazer por a minha situação estar pendente! 

Não acho normal nem a provedoria dar uma solução! 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 28, 2025

Sugiro que leia este tópico com mais casos sobre o mesmo tipo de cobranças ilegais. 

Caso não tenha respostas sugiro que use o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo

Conforme pode verificar a lei é cumprida. 

Se necessitar de ajuda disponha. 

Obrigado.

• Kilobyte
  • July 29, 2025

Sugiro que leia este tópico com mais casos sobre o mesmo tipo de cobranças ilegais. 

Caso não tenha respostas sugiro que use o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo

Conforme pode verificar a lei é cumprida. 

Se necessitar de ajuda disponha. 

Obrigado.

Peço desculpa mas tenho de discordar! A lei não é cumprida! Se assim fosse não haveria tantos testemunhos negativos e com os mesmos fundamentos! E mais ainda o facto de haver testemunhos de que o tribunal arbitral a dar razão ao cliente só prova que o NÓS não cumpre a lei e que o cliente em causa teve razão! Contudo as chatices e dores de cabeça não deixaram de existir como é o meu caso! Compreendo que moderam o forum da NÓS mas o facto de haver tantos testemunhos deveria levar á mudança de política e funcionamento por parte da NÓS, não vale tudo para obrigar os clientes a ficar na operadora! 

Obrigado 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 29, 2025

Boa tarde, ​@Telmo1991 

Lamentamos por todo o transtorno causado por esta situação.

Verificámos que enviou uma mensagem privada, pelo que vai receber uma resposta com a maior brevidade possível.

Obrigado pela sua compreensão.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 29, 2025

Boa tarde ​@Telmo1991

Concordo consigo! O que queria dizer é que acaba por ser cumprida. 

É lamentável que seja necessário o recurso ao Centro de Arbitragem de Conflitos

Obrigado.