Skip to main content
Header
Kilobyte
September 24, 2026

A vossa equipa de vendas tenta burlar à descarada

  • September 24, 2026
  • 1 comentário
  • 12 visualizações

Encontro-me atualmente fidelizado à NOS e fui recentemente contactado por uma vendedora com o objetivo de me “atualizar” o pacote que tenho contratado.

A abordagem foi, no mínimo, curiosa.

Habilmente, a vendedora nunca me perguntou se eu tinha interesse em alterar o meu pacote. Em vez disso, informou-me simplesmente de que iria proceder à atualização e começou a pedir-me dados pessoais para avançar com o processo. Uma forma bastante peculiar de entender o conceito de consentimento.

Estrategicamente, informou-me o preço do novo pacote, mas omitiu o preço que pago atualmente. Só quando lhe disse que não tinha interesse, precisamente porque o novo pacote era mais caro, é que decidiu revelar quanto pago atualmente.

A única alteração concreta seria o aumento da velocidade da internet — algo de que não preciso nem manifestei qualquer interesse em ter.

Desesperadamente, quando percebeu que este argumento não era suficiente para me convencer, surgiu então um novo benefício: o alcance do router iria melhorar.

Um pequeno detalhe: o router que tenho em casa não seria substituído.

Ou seja, aparentemente, a mesma caixa, no mesmo sítio, passaria milagrosamente a ter um alcance superior apenas porque eu aceitava pagar mais.

Quando questionei esta afirmação, e perante a evidente dificuldade em justificar como tal melhoria seria possível sem qualquer alteração do equipamento, a conversa terminou da forma mais profissional possível: cobardemente, a vendedora desligou-me o telefone na cara.

É este o tipo de abordagem comercial que a NOS pretende associar à sua marca?

Não considero aceitável que uma chamada de venda seja conduzida desta forma: assumir que o cliente quer fazer uma alteração sem sequer lhe perguntar, omitir deliberadamente informação relevante sobre o preço, apresentar argumentos comerciais de validade bastante duvidosa e, quando confrontada com as inconsistências da proposta, simplesmente desligar o telefone.

Estas situações não dignificam em nada a NOS.

Tendo em conta que as chamadas são gravadas, solicito que esta chamada seja efetivamente analisada e que sejam identificadas as práticas comerciais utilizadas pela vendedora. Se este comportamento é contrário às regras da NOS, então será importante perceber porque está a acontecer. Se, pelo contrário, é considerado aceitável, então talvez seja a própria NOS que deva explicar aos seus clientes que tipo de práticas comerciais decidiu adotar.

Está em causa o bom nome da empresa. Fechar os olhos a este tipo de comportamento não resolve o problema — apenas permite que ele continue e torna-vos cúmplices destas práticas.

Terei todo o gosto em fornecer todos os detalhes necessários sobre a chamada, incluindo o número de onde fui contactado e a descrição pormenorizada da conversa, caso exista efetivamente intenção de investigar o sucedido e tomar medidas.

Fico a aguardar uma resposta da NOS sobre este assunto.

 

1 Comentário

João H.
Gestor da comunidade
September 24, 2026

Boa tarde, ​@Joselito.

Compreendemos o seu desagrado perante a situação que descreve e agradecemos por ter partilhado o seu testemunho de forma tão detalhada.

Todos os testemunhos dos nossos clientes são importantes e situações como a que relata são analisadas pelas equipas responsáveis, de forma a permitir o devido acompanhamento dos processos e das práticas comerciais.

Agradecemos o seu contributo e a oportunidade de dar a conhecer a sua experiência.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.