Header

Odisseia – Mês da Terra 2023


Reputação 7
Crachá +6

Abril é o Mês da Terra. 🌎 Para assinalar a importância deste tema, o canal Odisseia vai ter programação especial até ao final do mês. Assista à estreia de um novo documentário todas as noites às 22h30, já a partir de segunda-feira, dia 10 de abril de 2023. 😎

 

Celebre connosco o Mês do Planeta Terra, na companhia de conteúdos exclusivos que nos convidam a descobrir desde a fauna mais indomável e o ciclo da vida selvagem à volta do mundo, aos rios mais impressionantes do planeta. Sem esquecer as questões relacionadas com o aquecimento global e os fenómenos meteorológicos que ameaçam mudar a face da Terra e as nossas vidas.🌱🌳
Junte-se a nós nesta fascinante jornada de descoberta. Porque para proteger é preciso conhecer e amar o planeta. 🤗🌍

 

Conheça em maior detalhe todos os conteúdos que o esperam este mês:

Nascidos da Tempestade

Segundas 10, 17 e 24 de abril às 22:30

Em “Nascidos da Tempestade”, narrada pelo famoso ator Ewan McGregor, falamos de lontras, raposas-do-Ártico, focas-cinzentas, renas, papagaios-do-mar e orcas. Na brava orla setentrional do Oceano Atlântico, fica uma terra de rochedos, gelo e água. É uma região de ondas gigantescas, rios de gelo e violentas tempestades. Criar aqui os filhos parece impossível, com as probabilidades tão contra que apenas sobreviver já parece um feito de resistência. Contudo há famílias animais especiais que aqui habitam e sobrevivem com todo o estilo. É neste cenário selvagem e romântico que trabalham para construir o seu lar, arranjar parceiro e criar a sua prole.

 

Como Sobreviver ao Aquecimento Global?

Terças 11, 18 e 25 de abril às 22:30

Tempestades, fogos florestais, secas e inundações. Um novo período de aquecimento está próximo e é possível que alguns locais se tornem inabitáveis. Os cientistas analisam como poderá ser o nosso futuro, ao ver períodos de calor extremo do passado. Há cada vez mais sinais em como a história da Terra se repete, e os investigadores procuram uma saída. Para a vida no nosso planeta é uma corrida contra o tempo. Como irão os ecossistemas responder às mudanças? Quais seriam as consequências do mundo de hoje, a reverter a um novo período de aquecimento? Como mudaria a face da Terra?

 

O Equador: A Linha da Vida

Quartas 12, 19 e 26 às 22:30

O equador envolve a Terra numa faixa de 40 mil quilómetros de sol, abundância e Natureza deslumbrante. Ao fazê-lo, atravessa os continentes africano, asiático (Indonésia) e americano (América do Sul), bem como três oceanos – o Atlântico, o Pacífico e o Índico. É conhecido no mundo científico como “berço da vida”, devido a todas as espécies que ali tiveram origem, e como “museu da vida”, já que raros são os animais que ali se extinguem. Porém, com as temperaturas na região mais quente do planeta a subirem cada vez mais devido ao aquecimento global, o paraíso equatorial está a mudar. “O Equador: A Linha da Vida” é uma série de três episódios de 52 minutos que analisa essa transformação, mergulhando na beleza fascinante deste friso maravilhoso que detém a maior biodiversidade da Terra.

 

Grandes Rios da Terra - T2

Quintas 13, 20 e 27 às 22:30

Os grandes rios da Terra, da nascente ao mar, são a seiva vital do nosso planeta, distribuindo nutrientes, sustentando a vida selvagem e alimentando as nossas cidades. Esta série da BBC regressa para contar as incríveis histórias de três rios icónicos – o serpenteante Danúbio, o biodiversificado Yukon, e o Zambeze, onde se encontram as estrondosas Cataratas de Vitória. Imagens deslumbrantes de animais e paisagens, captadas com a mais recente tecnologia, dão vida à Natureza ao longo das grandes vias fluviais do globo.

 

O Ciclo da Vida Selvagem

Sextas 14, 21 e 28 às 22:30

A Terra descreve o seu movimento de translação em torno do Sol, e a vida selvagem do planeta lida com as várias estações do ano. Tal como os humanos têm o seu calendário de rituais e eventos, o relógio biológico dos animais rege a sua fisiologia e antecipa as alterações rítmicas do meio ambiente. Ao longo do ano, muitos dos grandes eventos naturais ocorrem com a mais rigorosa pontualidade. Esta série documental de referência de seis episódios regista os eventos mais espetaculares de migração, renascimento e transformação. Durante um ano turbulento e perigoso, observamos como criaturas em sintonia enfrentam os padrões sazonais da Terra, cada vez mais extremos, imprevisíveis e gravemente instáveis.

 

Clima Extremo Viral - T5

Domingos 16, 23 e 30 às 22:30

Tsunamis, raios letais, tornados, avalanches… os piores e mais impressionantes fenómenos meteorológicos protagonizam alguns dos vídeos virais mais impactantes da Internet. Esta série recolhe testemunhos de sobreviventes e meteorólogos profissionais que vão cobrir uma notícia e acabam por tornar-se notícia. Veremos como o clima mais extremo do planeta pode destruir os planos para um fim de semana, as nossas férias ou uma reunião de família. Que podemos fazer quando a ira da natureza aparece sem aviso prévio?

 

 

O Odisseia (SD #109 e HD #118) é o canal de documentários do século XXI, um canal de televisão contemporâneo, provocador, viral e social, estruturado em três blocos temáticos: natureza, ciência, viagens e aventura. Com uma imagem criativa e singular, aposta em histórias únicas e exclusivas, através de formatos adaptados à atualidade que recorrem a uma linguagem própria e à tecnologia mais avançada: 4K.

Não perca nenhum momento. Acompanhe todos estes conteúdos através da App NOS TV, dentro ou fora de casa, no seu smartphone, tablet ou PC, com as funcionalidades de Gravações Automáticas e Restart TV.

 

Celebre connosco o Mês da Terra e partilhe connosco o que mais gostou de assistir. 😊


1 Comentário

Reputação 7
Crachá +5

Abril é o Mês da Terra. 🌎 Para assinalar a importância deste tema, o canal Odisseia vai ter programação especial até ao final do mês

Saiba tudo neste artigo: 😉

 

Comentário