Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como ativar e gerir o débito direto na my NOS


Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
65% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

50 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21902 comentários
  • 30 de novembro de 2023
millenna leticia macedo santos escreveu:

a opção de faturação e pagamento não aparece para mim poderiam me ajudar a entender o porque?

estou tentando por o debito direto e a fatura eletronica ativa a varius meses e não consigo.

Boa noite @millenna leticia macedo santos, tem os seus serviços associados à sua área de cliente ?

 


Jose Rodrigues escreveu:
millenna leticia macedo santos escreveu:

a opção de faturação e pagamento não aparece para mim poderiam me ajudar a entender o porque?

estou tentando por o debito direto e a fatura eletronica ativa a varius meses e não consigo.

Boa noite @millenna leticia macedo santos, tem os seus serviços associados à sua área de cliente ?

 

Apenas o do telemovel,tentei associar os serviços de internet e tv a cabo porem não tive sucesso. Pois pede documentos que não possuo ( cartão cidadão)


Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21902 comentários
  • 30 de novembro de 2023
millenna leticia macedo santos escreveu:
Jose Rodrigues escreveu:
millenna leticia macedo santos escreveu:

a opção de faturação e pagamento não aparece para mim poderiam me ajudar a entender o porque?

estou tentando por o debito direto e a fatura eletronica ativa a varius meses e não consigo.

Boa noite @millenna leticia macedo santos, tem os seus serviços associados à sua área de cliente ?

 

Apenas o do telemovel,tentei associar os serviços de internet e tv a cabo porem não tive sucesso. Pois pede documentos que não possuo ( cartão cidadão)

Proceda conforme sugerido pelo moderador @Mário P. na resposta certa deste Tópico: 

Enviar por mensagem privada o seu numero de cliente e email para o perfil @Fórum 


Obrigada, enviei mensagem agora aguardar resposta.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 1 de dezembro de 2023

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @millenna leticia macedo santos e a ajuda do @Jose Rodrigues.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 4 de dezembro de 2023

Boa tarde.

Estou a dar em maluco com o vosso site e a vossa app.

Onde é que é suposto eu activar o Débito Directo se nada é editável nos “Dados de conta”, é tudo apenas consulta de dados?!

 

Agradeço a vossa ajuda.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 4 de dezembro de 2023

Boa tarde @CCMarques,

Agradecemos o seu testemunho.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 4 de dezembro de 2023

Olá @João H. obrigado pelo tag.

 

Eu já tinha consultado este post e não, não foi útil. Isto porque na minha área de cliente nem sequer aparece a secção “Facturação e Pagamentos” mencionada logo no ponto 1.

Portanto, estou de mãos atadas logo à partida.

 

Obrigado.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 4 de dezembro de 2023

Agradecemos o seu testemunho @CCMarques,

De forma a poder gerir os seus serviços, é necessário que primeiramente os associe à sua conta NOS ID. Saiba como o fazer:

Obrigado


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 4 de dezembro de 2023

Olá @João H., obrigado pela resposta.

 

Já tenho um serviço associado, não me parece que o problema seja esse.

 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 4 de dezembro de 2023

Boa tarde @CCMarques,

Agradecemos o seu testemunho.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS e telemóvel;
  • IBAN para o débito direto;

Obrigado


  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 30 de dezembro de 2023

Boa tarde.

Ativei hoje o débito direto. Pelo que tenho lido nos diversos comentários sobre este tema, parece-me que por vezes existem problemas até o débito estar efectivamente ativo. Presumo que enquanto tal não suceder a menção ao débito direto não aparecerá na respectiva fatura, pelo que deveremos continuar a pagar a fatura até essa referência ao débito direto aparecer claramente mencionada na fatura. Agradeço confirmação.

Obrigado e cumprimentos.


Jorge C
Super User
  • 8100 comentários
  • 30 de dezembro de 2023
JJonas escreveu:

Boa tarde.

Ativei hoje o débito direto. Pelo que tenho lido nos diversos comentários sobre este tema, parece-me que por vezes existem problemas até o débito estar efectivamente ativo. Presumo que enquanto tal não suceder a menção ao débito direto não aparecerá na respectiva fatura, pelo que deveremos continuar a pagar a fatura até essa referência ao débito direto aparecer claramente mencionada na fatura. Agradeço confirmação.

Obrigado e cumprimentos.

 

Boa tarde @JJonas,

O estado do débito direto passa a “Ativo” após boa cobrança da sua fatura, ou seja, se não há cobrança o mesmo não fica ativo.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 30 de dezembro de 2023
Jorge C escreveu:
JJonas escreveu:

Boa tarde.

Ativei hoje o débito direto. Pelo que tenho lido nos diversos comentários sobre este tema, parece-me que por vezes existem problemas até o débito estar efectivamente ativo. Presumo que enquanto tal não suceder a menção ao débito direto não aparecerá na respectiva fatura, pelo que deveremos continuar a pagar a fatura até essa referência ao débito direto aparecer claramente mencionada na fatura. Agradeço confirmação.

Obrigado e cumprimentos.

 

Boa tarde @JJonas,

O estado do débito direto passa a “Ativo” após boa cobrança da sua fatura, ou seja, se não há cobrança o mesmo não fica ativo.

Obrigado

Boa tarde @Jorge C e obrigado pela pronta resposta que, pelo seu conteúdo, suscitou-me a seguinte dúvida: se o estado do débito direto só passa a “Ativo” após boa cobrança da fatura e uma vez que o débito é efetuado na data limite de pagamento, se o banco por qualquer motivo não aceitar débito, de que forma se fará a regularização da fatura pois é meu entendimento que do meu lado eu fiz tudo o que devia para que o débito fosse autorizado. Não deveria a NOS certificar-se atempadamente que o débito é autorizado pelo banco em vez de esperar até à data limite do pagamento, pela boa cobrança da fatura?!


Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21902 comentários
  • 30 de dezembro de 2023

Boa noite @JJonas, normalmente a primeira fatura a ser emitida ainda é paga por MB ou outro meio, a partir da segunda é que já será paga pelo Banco.

“Para ativar o débito direto na NOS, basta aceder à Área de Cliente ou App NOS e selecionar "Faturação e Pagamentos", seguido de "Débito Direto". Lá, poderá ativar o serviço e escolher a conta bancária para débito automático. É uma forma simples e segura de pagar as suas faturas. Tem alguma dúvida?1

Fontes de Informação:1. https://forum.nos.pt/faturacao-e-pagamentos-81/como-pagar-a-minha-fatura-nos-1108


Jorge C
Super User
  • 8100 comentários
  • 30 de dezembro de 2023
JJonas escreveu:
Jorge C escreveu:
JJonas escreveu:

Boa tarde.

Ativei hoje o débito direto. Pelo que tenho lido nos diversos comentários sobre este tema, parece-me que por vezes existem problemas até o débito estar efectivamente ativo. Presumo que enquanto tal não suceder a menção ao débito direto não aparecerá na respectiva fatura, pelo que deveremos continuar a pagar a fatura até essa referência ao débito direto aparecer claramente mencionada na fatura. Agradeço confirmação.

Obrigado e cumprimentos.

 

Boa tarde @JJonas,

O estado do débito direto passa a “Ativo” após boa cobrança da sua fatura, ou seja, se não há cobrança o mesmo não fica ativo.

Obrigado

Boa tarde @Jorge C e obrigado pela pronta resposta que, pelo seu conteúdo, suscitou-me a seguinte dúvida: se o estado do débito direto só passa a “Ativo” após boa cobrança da fatura e uma vez que o débito é efetuado na data limite de pagamento, se o banco por qualquer motivo não aceitar débito, de que forma se fará a regularização da fatura pois é meu entendimento que do meu lado eu fiz tudo o que devia para que o débito fosse autorizado. Não deveria a NOS certificar-se atempadamente que o débito é autorizado pelo banco em vez de esperar até à data limite do pagamento, pela boa cobrança da fatura?!

 

A autorização do débito é feita pelo cliente junto da instituição bancária.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 30 de dezembro de 2023
Jorge C escreveu:
JJonas escreveu:
Jorge C escreveu:
JJonas escreveu:

Boa tarde.

Ativei hoje o débito direto. Pelo que tenho lido nos diversos comentários sobre este tema, parece-me que por vezes existem problemas até o débito estar efectivamente ativo. Presumo que enquanto tal não suceder a menção ao débito direto não aparecerá na respectiva fatura, pelo que deveremos continuar a pagar a fatura até essa referência ao débito direto aparecer claramente mencionada na fatura. Agradeço confirmação.

Obrigado e cumprimentos.

 

Boa tarde @JJonas,

O estado do débito direto passa a “Ativo” após boa cobrança da sua fatura, ou seja, se não há cobrança o mesmo não fica ativo.

Obrigado

Boa tarde @Jorge C e obrigado pela pronta resposta que, pelo seu conteúdo, suscitou-me a seguinte dúvida: se o estado do débito direto só passa a “Ativo” após boa cobrança da fatura e uma vez que o débito é efetuado na data limite de pagamento, se o banco por qualquer motivo não aceitar débito, de que forma se fará a regularização da fatura pois é meu entendimento que do meu lado eu fiz tudo o que devia para que o débito fosse autorizado. Não deveria a NOS certificar-se atempadamente que o débito é autorizado pelo banco em vez de esperar até à data limite do pagamento, pela boa cobrança da fatura?!

 

A autorização do débito é feita pelo cliente junto da instituição bancária.

Obrigado

Ah, então tenho de informar o banco da autorização concedida. Creio que essa parte não é referido no tópico Como ativar o débito direto na Área de Cliente,  o que poderá justificar os problemas que aqui são abundantemente referidos. E qual o nome da entidade credora? NOS Comunicações, S.A.?


  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 31 de dezembro de 2023
Jose Rodrigues escreveu:

Boa noite @JJonas, normalmente a primeira fatura a ser emitida ainda é paga por MB ou outro meio, a partir da segunda é que já será paga pelo Banco.

“Para ativar o débito direto na NOS, basta aceder à Área de Cliente ou App NOS e selecionar "Faturação e Pagamentos", seguido de "Débito Direto". Lá, poderá ativar o serviço e escolher a conta bancária para débito automático. É uma forma simples e segura de pagar as suas faturas. Tem alguma dúvida?1

Fontes de Informação:1. https://forum.nos.pt/faturacao-e-pagamentos-81/como-pagar-a-minha-fatura-nos-1108

Bom dia @Jose Rodrigues e obrigado pelo seu comentário, embora em bom rigor não responda à minha questão, ou seja, de que forma sou informado que a autorização de débito está aceite pelo meu banco. No meu caso concreto a “primeira fatura” que refere já está paga; por isso pretendia saber de que forma sou informado (antecipada e atempadamente) que a próxima será paga pelo Banco. É que, ao contrário de outras entidades, a NOS não envia aos seus clientes um Formulário relativo à Autorização de Débito para que estes o assinem e devolvam para posterior envio da NOS ao Banco como evidência da autorização de débito concedida. Seria expectável que essa “comunicação” fosse feita na fatura com a indicação, por exemplo, de que o valor a cobrar será debitado, mas a minha dúvida permanece! Obrigado.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29517 comentários
  • 31 de dezembro de 2023

Bom dia @JJonas

Agradecemos o seu comentário. Não temos conhecimento de que existam dificuldades com a ativação do débito directo. 

No entanto, a ativação/desativação é confirmada com o envio da fatura ao banco para pagamento. Em caso de boa cobrança considera-se que está ativo. Deste modo, depende do seu ciclo de faturação e da data em que ativou o débito directo, também. 

Saberá, assim, que tem o Débito directo ativo quando a fatura tem boa cobrança ao seu banco e/ou quando recebe uma fatura em que deixa de ter a referência de multibanco. 

Obrigado


Jorge C
Super User
  • 8100 comentários
  • 31 de dezembro de 2023

Boa tarde @JJonas,

O débito direto é para o cliente um meio de realizar pagamentos periódicos através da sua conta bancária, de forma automática e sem esquecimentos. Para os credores, é um meio de efetuar as suas cobranças.

Para que o débito direto seja ativado é necessário que exista uma autorização prévia do cliente ao prestador do serviço.

ℹ️ CGD

Obrigado


  • Kilobyte
  • 13 comentários
  • 31 de dezembro de 2023
Jorge C escreveu:

Boa tarde @JJonas,

O débito direto é para o cliente um meio de realizar pagamentos periódicos através da sua conta bancária, de forma automática e sem esquecimentos. Para os credores, é um meio de efetuar as suas cobranças.

Para que o débito direto seja ativado é necessário que exista uma autorização prévia do cliente ao prestador do serviço.

ℹ️ CGD

Obrigado

Boa tarde @Jorge C obrigado pelo comentário com o qual, em princípio, concordo. O que gostava de saber era como é que a NOS evidencia junto do Banco essa autorização prévia do cliente pois quero crer que a simples indicação do IBAN não será aceite como suficiente e, salvo melhor opinião, a NOS não indica nos tutoriais a necessidade do cliente contactar a entidade bancária dando conta da autorização concedida.


Jorge C
Super User
  • 8100 comentários
  • 31 de dezembro de 2023
JJonas escreveu:
Jorge C escreveu:

Boa tarde @JJonas,

O débito direto é para o cliente um meio de realizar pagamentos periódicos através da sua conta bancária, de forma automática e sem esquecimentos. Para os credores, é um meio de efetuar as suas cobranças.

Para que o débito direto seja ativado é necessário que exista uma autorização prévia do cliente ao prestador do serviço.

ℹ️ CGD

Obrigado

Boa tarde @Jorge C obrigado pelo comentário com o qual, em princípio, concordo. O que gostava de saber era como é que a NOS evidencia junto do Banco essa autorização prévia do cliente pois quero crer que a simples indicação do IBAN não será aceite como suficiente e, salvo melhor opinião, a NOS não indica nos tutoriais a necessidade do cliente contactar a entidade bancária dando conta da autorização concedida.

 

A NOS simplesmente cobra, o estado do débito direto passa a “Ativo” após boa cobrança da sua fatura, ou seja, se não há cobrança o mesmo não fica ativo.

Penso que será boa uma sugestão, colocar a informação que refere.

Obrigado


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 8 de março de 2024

débito direto é a forma mais cómoda e simples de fazer os seus pagamentos, sem atrasos e sem pensar no assunto. 😉

débito diréto confere-lhe benefícios e ainda vantagens exclusivas como oferta de dados móveiscanais TVCinebilhetes de Cinemas NOS ou filmes no Videoclube da NOS. 🤗

Descubra tudo neste artigo:

 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 23 de março de 2024

Boa tarde a todos,

A app e área de cliente my NOS têm disponíveis diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços, de forma rápida, dinâmica e cómoda, da sua conta NOS a qualquer momento. 🙂

Atualizámos este artigo com o processo mais atual para vossa consulta. 

Obrigado,


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29517 comentários
  • 5 de setembro de 2024

Boa tarde a todos, 

Atualizámos o nosso artigo quanto ao processo de gestão de débito direto da my NOS em Métodos e Pagamentos.

Saiba ainda como cancelar ou reativar  o Débito Directo através da my NOS. Sendo que caso tenha um desconto associado por ter activado o débito direto, ao desativá-lo perde o desconto. Após o pedido de cancelamento, a última fatura emitida ainda será paga por débito direto.

Recordamos ainda que pode continuar a pagar as suas faturas, de forma fácil e segura, na app ou na área de cliente my NOS através do serviço MB WAY ou com o cartão de crédito.

Obrigado, 


Comentário