Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
July 10, 2020
Destaque

Conheça os Giga Routers Wi-Fi 5.0

Os Giga Router marcam a aposta continua da NOS na evolução tecnológica. 😊

Após conhecer algumas informações sobre os diferentes equipamentos Routers Wi-Fi 5.0, neste tópico descubra todos os seus detalhes. Preparado para conhecer ao pormenor cada um dos três equipamentos:grinning:

Giga Router Wi-Fi 5.0

Principais funcionalidades:

• Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou amigos em Wi-Fi Visitas
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos
  • Possibilidade de desligar o indicador luminoso
  • Smart Antenna Steering, combina de forma inteligente 8 antenas Wi-Fi na banda dos 5Ghz, que permitem ter mais velocidade em todas as direções
  • Design Premiado, distinguido pelo prestigiado prémio mundial iF Award Design 2019

Principais características:

• Wi-Fi Dual band 2,4/5GHz, 2,4GHz 802.11 b/g/n com MIMO 3x3 e 5GHz
  • 802.11 a/n/ac Wave2 com MU-MIMO 4x4
  • 4 portas LAN (Ethernet) para acesso à internet por cabo
  • 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão de reset
  • Indicador luminoso de estado

Como ligar o router:

1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrico
  4. Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede

📃 Manual do equipamento e o guia de instalação rápida

Giga Router Wi-Fi 5.0

• Ver se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Definir um horário para ter a rede Wi-Fi desligada, através da funcionalidade Eco Wi-Fi
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos

• 2 entradas telefónicas
  • Porta USB 3.0 para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Ligação para cabo coaxial para utilização em rede DOCSIS 3.1
  • Botão para emparelhar Wi-Fi
  • Botão para ligar/desligar rede Wi-Fi
  • Botão de reset

Como ligar o router:

1. Ligue o cabo coaxial à tomada
  2. Ligue o telefone à entrada Linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  3. Ligue o router à tomada elétrico
  4. Com o router instalado, ligue o computador por Wi-Fi ou através de cabo de rede

📃 Manual do equipamento e o guia de instalação rápida

Giga Router Wi-Fi 5.0

• 2 entradas telefónicas
  • Porta USB para ligar impressora, pen, discos e dispositivos multimédia
  • Botão de reset
  • Botão para emparelhar Wi-Fi (WPS)
  • Conector CATV para ligação do cabo coaxial para serviço TV
  • Conector ótico para ligação à rede FTTH

Como ligar o router:

1. Ligue o cabo de fibra ótica ao router e à tomada FTTH
  2. Ligue o router à tomada de eletricidade
  3. Ligue o telefone ao router na linha 1, com o cabo de telefone
  4. Ligue o PC à rede Wi-Fi

📃Manual do equipamento e o guia de instalação rápida

Os routers Wi-Fi 5.0 permitem o acesso ao serviço de internet e telefone, que configure e gira funcionalidades, em qualquer lugar, através do site aminhanet.nos.pt ou da App NOS Net, disponível para Android e iOS.

A versão de Giga Router a ser instalada depende da morada de instalação e da disponibilidade de stock.

Saiba ainda como configurar os equipamentos em

Caso tenha alguma dificuldade, partilhe connosco. :grinning:

355 Comentários

Diogo
Super User
Super User
September 3, 2020

@mcapuzzi,

Pela incompatibilidade com alguns smart devices que o v1 tem. 

@Diogo
marcolopes
Super User
Super User
September 3, 2020

Tenho o router 5.0v1. Gosto do design diferente e seu sinal é bom comparado a uns que ja tive no Brasil. Acontece que o mesmo cai todos os dias as 14h. Trabalho com a internet e tenho que desligar da tomada e ligar novamente. Sem contar as vezes navegando e tenho que alterar as redes de 5 e 2.4 no meu pc para voltar a funcionar. Já fiz o reset algumas vezes e o tecnico da nos pelo telefone diz ter enviado uma atualização.. o v2 está tudo ok com voces?

ROUTER 5 v2:

1) Gosto dos indicadores na parte frontal. Saudades do meu ZON HUB!
2) A cobertura WiFi é melhor do que o Router 5 v1 e até agora o canal AUTO da WiFi 5 não se desconfigurou (o que acontecia volta e meia no v1)
3) O interface remoto finalmente identifica correctamente os devices WiFi ligados na respectiva REDE (2.4 ou 5). No v1, tenho devices que estão ligados na 2.4 que aparecem na rede 5 (o que é impossível, pois só têm WiFi 2.4)
4) PERMITE STREAMING entre devices WiFi (esta é uma funcionalidade que o v1 não permite - e até o ROUTER 4 permitia - salvo erro devido a um BLOQUEIO por parte da NOS no que toca ao WiFi ISOLATION). EXEMPLO: Telemóvel e Smart TV ligados na rede WiFi. YouTube no telemóvel permite efectuar o play na SMART TV (aparece a opção no player do YouTube). Sinto falta desta funcionalidade. https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605
5) Não testei sequer as outras funcionalidades que eram problemáticas no v1 (PF, VOIP, etc)

Mas… ENGASGA por todo o lado quando o fluxo de dados (packets) aumenta (NÃO CONFUNDIR com saturação da LARGURA de BANDA, nada a ver com isso, tenho a largura de banda controlada para não estrangular a rede) causando uma severa perda de performance da rede. Portanto, sofre de problemas GRAVES de gestão de recursos (funciona bem nos primeiros 5 a 10 minutos depois de um REBOOT, a partir daí, perde-se)

NOTA: o botão WiFi que está na frente, não serve nada (testei e, ou não faz absolutamente nada, ou, ao invés de DESLIGAR e LIGAR as redes WiFi, tornou-as inutilizáveis - sempre com sinal perto do router mas pouco mais. Voltar a LIGAR, só fazendo um RESET POR HARDWARE. Não voltei a testar o botão...)

marcolopes
Super User
Super User
September 3, 2020

NOTA: pensei que fosse a NOS a fazer “reboot”, mas é o próprio ROUTER… chega a um ponto, diversas vezes ao dia, que, ou CRASHA ou faz REBOOT para conseguir “limpar” os recursos…

BAD BAD BAD BAD...

Kilobyte
September 3, 2020

Obrigado pelo feedback. Também odeio que toda vez muda sozinho o canal do Wi-Fi. Péssimo para os repetidores. Anda caindo o sinal todos os dias as 14 horas é o Wi-Fi cai durante o dia ficando sem conexão no meu portátil. Tenho que ir para a 2.4 e alternar para 5 de uma em uma hora. Sem opção de dns. Percebi isto também da lista de dispositivos. Estou tentando trocar. Liguei novamente hoje e acharam um problema e falaram que iam resolver remoto. Amanhã se continuar volto a ligar. Trabalho pra internet no mercado brasileiro, preciso de uma conexão instável. Nem estou falando de velocidade. Possuo 500mb aqui.

marcolopes
Super User
Super User
September 3, 2020

@mcapuzzi,

Não tenho problemas com o 5.0 v2, já tive o v1 e este é superior. 

Pelo que apurei até agora (veja-se em cima o meu resumo) é superior em TUDO, EXCEPTO na capacidade de processamento / gestão de recursos (que é a parte mais importante de um ROUTER!)

É completamente irónico!!!! Parece que o v2 veio resolver quase tudo (note-se que ainda não testei o Port Forward, por exemplo) e fica a milhas de distância do v1 no que toca à gestão de tráfego! Nem sei o que dizer… É como trocar de um carro velho, que NÃO tem problemas no motor e puxa bem, por um carro NOVO, onde os extras funcionam todos, mas o motor não puxa! Será que a NOS não acerta num equipamento que faça “tudo” bem? :(

oTonyStark
Kilobyte
September 3, 2020

Olá, @mcapuzzi, já viu o novo extender? Talvez o ajude bastante

marcolopes
Super User
Super User
September 7, 2020

Obrigado pelo feedback. Também odeio que toda vez muda sozinho o canal do Wi-Fi. Péssimo para os repetidores. Anda caindo o sinal todos os dias as 14 horas é o Wi-Fi cai durante o dia ficando sem conexão no meu portátil. Tenho que ir para a 2.4 e alternar para 5 de uma em uma hora. Sem opção de dns. Percebi isto também da lista de dispositivos. Estou tentando trocar. Liguei novamente hoje e acharam um problema e falaram que iam resolver remoto. Amanhã se continuar volto a ligar. Trabalho pra internet no mercado brasileiro, preciso de uma conexão instável. Nem estou falando de velocidade. Possuo 500mb aqui.

Mudar o canal WiFi sozinho só se estiver configurado em CANAL AUTO (que é o que eu recomendo, pois o ROUTER faz a gestão automática do congestionamento e MUDA o canal em conformidade!)

O problema do ROUTER 5 v1 (ASKEY) é que esta configuração AUTO na rede WiFi 5Ghz, perde-se! E como tal, tenho pelo menos 1 device na rede que deixa de se ligar…

De resto, ainda não percebi se o seu problema é a ligação NET cair todos os dias, ou os devices perderem ligação WiFi… Não será o router a fazer REBOOT? Tem de ver exactamente o que está a acontecer…

marcolopes
Super User
Super User
September 7, 2020

BUG do Router 5v2 (HITRON): PERDE a PASSWORD da rede WiFi visitas.

Já por 3 ou 4 vezes nos últimos dias vou consultar a página de configuração e verifico que a PASSWORD desapareceu (tenho colocado sempre uma nova password, que fica devidamente gravada, até…….???)

Kilobyte
September 7, 2020

Mudar o canal WiFi sozinho só se estiver configurado em CANAL AUTO (que é o que eu recomendo, pois o ROUTER faz a gestão automática do congestionamento e MUDA o canal em conformidade!)

O problema do ROUTER 5 v1 (ASKEY) é que esta configuração AUTO na rede WiFi 5Ghz, perde-se! E como tal, tenho pelo menos 1 device na rede que deixa de se ligar…

De resto, ainda não percebi se o seu problema é a ligação NET cair todos os dias, ou os devices perderem ligação WiFi… Não será o router a fazer REBOOT? Tem de ver exactamente o que está a acontecer…

Ola! Obrigado pela resposta. Ontem tive visita e o técnico trocou meu router 5.0v1 o mesmo fez uma atualização e melhorou demais. Até tirei meu repetidor. Hoje ele deu uma leve queda no Wi-Fi e voltou muito rapidamente. Ainda estou observando. Mas o anterior até no cabo falhava, aí assistido a Apple TV da nos mesmo, ficava uma mensagem acima no canto superior direito avisando que não tinha rede. Estou observando ainda caso venha a falhar novamente. Geralmente era por volta das 14h diariamente. Atualmente uso com canais fixo, 5ghz 60 e 2.4 canal 8 as vezes 10. Vou tentar deixar no automático então. 

marcolopes
Super User
Super User
September 7, 2020

Ola! Obrigado pela resposta. Ontem tive visita e o técnico trocou meu router 5.0v1 o mesmo fez uma atualização e melhorou demais. Até tirei meu repetidor. Hoje ele deu uma leve queda no Wi-Fi e voltou muito rapidamente. Ainda estou observando. Mas o anterior até no cabo falhava, aí assistido a Apple TV da nos mesmo, ficava uma mensagem acima no canto superior direito avisando que não tinha rede. Estou observando ainda caso venha a falhar novamente. Geralmente era por volta das 14h diariamente. Atualmente uso com canais fixo, 5ghz 60 e 2.4 canal 8 as vezes 10. Vou tentar deixar no automático então. 

Terá feito uma actualização de FIRMWARE para a versão 1.1.9? (pode ver isso na página de configuração do router)