Skip to main content
Header
Destaque

Experiência TV na NOS - A mesma TV, uma nova experiência

João H.
Forum|alt.badge.img+6

As novidades e melhorias da TV da NOS continuam, para que usufrua do melhor entretenimento e experiência.

A televisão da NOS está diferente: mais simples, mais rápida e ainda mais intuitiva. E o melhor? Melhorámos, mas continua a ser a mesma TV que conhece, com tudo no mesmo lugar.

Descubra as principais novidades e detalhes da experiência de TV neste artigo e no vídeo demonstrativo:

Aceda às suas áreas de sempre, agora de forma mais simples e intuitiva.
Pressione a tecla "Menu" do comando para descobrir o que temos de novo para si:

Perfis

1. Pressione a tecla “menu” no comando;
  2. Selecione o “perfil” no topo do ecrã;
  3. Crie um perfil ou altere os que existem;

Pesquisa

2. Selecione a “lupa” no topo do ecrã;
  3. Pesquise o seu conteúdo, canal, app;

Início

2. Pressione “OK” na área “Início”;

Explorar

2. Pressione “OK” na área “Explorar”;
  3. Descubra os conteúdos dos últimos 7 dias;

Guia

2. Pressione “OK” na área “Guia”;
  3. Veja todos os programas da grelha de canais;

Videoclube

1. Pressione a tecla menu no comando;
  2. Pressione OK na área “Videoclube”;
  3. Descubra os melhores conteúdos;

Apps

2. Pressione “OK” na área “Apps”;
  3. Descubra todas as apps que temos para si;

Ofertas para si

2. Pressione “OK” na área “Definições”;
  3. Tenha acesso a todas as definições da sua box;

Definições

2. Pressione “OK” na área “Definições”;
  3. Tenha acesso a todas as definições da sua box;

Novidades na área “Início”

Na área “Início” vai encontrar também um acesso rápido os canais que mais vê. As suas áreas de sempre continuam à distância de um clique.

Nova área “Agora na TV” com acesso aos canais que viu recentemente.

• Utilize as setas direcionais para navegar nos conteúdos da mesma área;
  • Utilize as setas verticais para navegar entre áreas;

O Guia TV mais completo

Encontre mais facilmente o dia, canal ou programa que deseja com a nova organização por categorias. Crie a sua lista de favoritos e não perca nada.

Pressione a tecla “voltar” do comando para entrar na navegação dos canais por categorias.

Na categoria Favoritos, crie a sua lista de canais favoritos e altere-a sempre que quiser.

• Utilize as setas verticais do comando ou digite o número do canal;
  • Utilize as setas direcionais para alternar entre a coluna de “Canal”, “Dia” e “Programa”;

Nova página de conteúdo

Pressione (i) no comando da box para aceder à informação de detalhe do programa, onde pode marcar para ver mais tarde, gravar, explorar conteúdos relacionados e muito mais.

As suas ações favoritas à distância de um clique

Começou um programa e quer ver do início? Agora já pode ver do início ou voltar ao direto sem sair do player.

Selecione “OK” no comando enquanto vê um programa e:

• Veja em direto ou do início, grave, marque para ver mais tarde e muito mais;
  • Tenha acesso rápido à programação do canal, conteúdos relacionados ou destaques do programa;

Perfil e Definições

Personalize a sua experiência de televisão. Nas definições, crie o seu perfil e tenha recomendações personalizadas para si.

Conheça todas as áreas das definições:

• Gerir Perfis
  • Box
  • Comando
  • Segurança
  • Privacidade
  • Informações legais
  • Ajuda técnica

​​

Perguntas mais frequentes

Ficou com dúvidas em relação à nova Experiência TV da NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

1. A minha box ainda não foi atualizada. Quando vou receber as novidades?

Todas as boxes UMA vão receber a nova versão. A atualização está a ser feita de forma gradual durante as próximas semanas.

2. Quais são as principais novidades nesta versão?

A nova versão da sua box é mais simples e intuitiva, tem uma navegação facilitada no menu, um novo guia, acesso rápido aos canais mais vistos e personalização de perfis, entre outras melhorias.

3. Com esta atualização perdi o acesso às minhas gravações ou conteúdos do continuar a ver?

Não, com a nova versão tem acesso a todos os seus conteúdos gravados ou guardados e tudo aquilo que já tinha disponível na box, agora de forma mais simples e intuitiva.

4. O acesso ao menu mudou?

Não, para aceder ao menu pressione a tecla menu no comando. Depois é só escolher a área do menu que pretende aceder e clicar OK no comando.

5. O que é a nova área “Agora na TV”?

Esta área disponibiliza um acesso rápido aos canais que mais viu recentemente, tornando mais fácil encontrar os seus canais de sempre. Aceda na área “Início” do menu.

6. Como uso o novo guia?

Pressione a tecla menu no comando, utilize as setas verticais e aceda a “Guia”. Pressione OK para aceder. Agora é só escolher o canal, dia e programa que pretende. Tem ainda disponível uma organização dos canais por categorias, na parte superior do ecrã, que inclui uma área de canais favoritos.

7. Como posso criar a minha lista de canais favoritos?

Para criar a lista de canais favoritos aceda ao guia e à área “Favoritos” na parte superior do ecrã. Agora é só adicionar os seus canais favoritos à lista de favoritos.

8. Como posso gravar programas ou marcar para ver mais tarde?

Para gravar um programa ou marcar para ver mais tarde, pressione (i) no comando enquanto está a ver o conteúdo. Aqui, na página de detalhe terá acesso a toda a informação do programa, opções de gravação, mais episódios e conteúdos relacionados.

9. O que são as novas ações do player?

Agora já pode ver do início ou voltar ao direto sem sair do player. Basta pressionar OK no comando enquanto vê um programa. Terá ainda acesso a conteúdos relacionados, programação do canal e destaques (em noticiários e jogos de futebol.

10. Qual a vantagem de usar um perfil diferente por pessoa?

Ao criar o seu próprio perfil pode definir os seus canais favoritos, o idioma do menu e depois de estar a utilizar a box terá acesso a recomendações de conteúdos de acordo com os seus gostos.

11. Onde posso ver vídeos ou tutoriais de ajuda?

Os tutoriais estão disponíveis na sua TV em Videoclube > Outros conteúdos > Tutoriais.

12. Todas as boxes da NOS vão ser atualizadas?

A nova versão estará disponível, de forma faseada, em todas as boxes UMA (V1 e V2) mas não está disponível em mais nenhum modelo de boxes.

Partilhe connosco o que achou desta novidade. 🤗

164 Comentários

RGarrido03
  • Kilobyte
  • June 25, 2025

Só agora vi este tópico, e confesso que fiquei bastante agradado com a nova UI, espero tê-la o quanto antes para explorar, uma vez que está muito bonita 🙂

@João H. Existe alguma forma de forçar a atualização, para pessoas como eu que querem passar o rollout gradual à frente e experimentar já? Tenho uma UMA v2, caso isso faça diferença

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • June 25, 2025
  • E já tem HBO?
  • E o avançar/recuar continua a ter paragens e imagem pixelizada assim como bloqueios de imagem intermitentes? 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • June 26, 2025

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens ​@RGarrido03 e ​@DanielS.

​Ficamos felizes pelo seu int​@RGarrido03. 🙂A nova experiencia de TV está a ser feita de forma gradual durante as próximas semanas. 

Todas as novidades estão disponíveis neste artigo ​@DanielS. De momento não existem novidades sobre a implementação da App HBO na UMA TV.
Relativamente à dificuldade que menciona já temos conhecimento e estimamos que fique resolvido até ao final de Junho de 2025.

Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

CP001
  • June 26, 2025

Só tenho uma palavra para este novo user interface: FABULOSO

Esperemos que seja rápido e responsivo também. Senão está na altura de a NOS lançar uma nova box com um hardware melhor que aguente com isto porque vale a pena.

O que é que falta? Bem, o mesmo de sempre. Na UMA e na NOS TV falta só ser possível continuar a ver a emissão enquanto se navega nos menus, por exemplo aí no guia TV e no videoclube gostava de ter um quadrado em PIP no canto em que conseguisse ver o programa que está a dar na box por trás, um picture-in-picture que desse para pôr e tirar. Já houve algo do género na Apple TV, gostava de ver isso também na UMA e na app para telemóvel

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • June 27, 2025

Boa tarde ​@CP001,

Agradecemos o seu testemunho e sugestões partilhadas. 😊

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe connosco qualquer outra sugestão que possa surgir.

Muito obrigado

Alguém sabe informar se está prevista alguma actualização do software da box UMA ?

Estou com um problema na box, e disseram-me que só se resolvia quando houvesse uma nova actualização.

Obrigado.

dxnog
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 6, 2025

Está em curso uma nova atualização com novo interface, é aguardar até que chegue à sua box e verificar se resolveu o seu problema.

• Megabyte
  • July 6, 2025

Quando é que acaba o rollout desta versão ?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • July 7, 2025

Boa tarde ​@Jpfa81,

Agradecemos a sua mensagem.

De momento não temos uma data a partilhar. Esta atualização está a acontecer de forma faseada. 

Logo que esta seja concluída, iremos partilhar junto de toda a comunidade.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • July 7, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Francisco Amado e partilha do ​@dxnog.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

RGarrido03
  • Kilobyte
  • July 7, 2025

Boa tarde ​@João H. seria possível ter uma noção do rollout, tipo por zonas ou assim, para ter uma ideia de quando pode ficar disponível? 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • July 8, 2025

Boa tarde ​@RGarrido03,

Agradecemos a sua mensagem e interesse. 🙂

O deploy da nova experiencia TV será feito para todos os clientes durante os próximos meses, pelo que não temos informação adicional a partilhar.

Esta atualização irá acontecer de forma automática.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

RGarrido03
  • Kilobyte
  • July 8, 2025

Boa tarde ​@RGarrido03,

Agradecemos a sua mensagem e interesse. 🙂

O deploy da nova experiencia TV será feito para todos os clientes durante os próximos meses, pelo que não temos informação adicional a partilhar.

Esta atualização irá acontecer de forma automática.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Agradeço imenso a resposta :) já agora, e não querendo incomodar, se eu ligar para o apoio ao cliente / apoio técnico, sabe se é possível que o operador em questão me consiga forçar a atualização? Sei que há certas atualizações em que conseguem fazer isso, mas não sei se esta é uma delas. Obrigado!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • July 9, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua questão ​@RGarrido03.

O update não pode ser forçado, a release está a ocorrer de forma faseada e programada para todos os equipamentos.

Obrigado

Pimentão
Forum|alt.badge.img+1
  • Terabyte
  • July 14, 2025

Bom dia.

Tenho cá em casa duas boxes UMA .

Uma tem a versão UX:5.90.21  e MW:9.67.1 M.PROD.

A outra versão UX:5.15.2   e MW: 8.66.2 . M.PROD.

Ambas são do mesmo modelo :ZC4431KNO.

Como posso ter nas duas a versão primeiramente mencionada ?

Muito OBRIGADO

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • July 14, 2025

Boa tarde ​@Pimentão,

As boxes são atualizadas automaticamente, por norma, no período da madrugada.
Para tal, apenas mantenha a box ligada à corrente elétrica. 

Obrigado

Pimentão
Forum|alt.badge.img+1
  • Terabyte
  • July 14, 2025

Mas como é possível não responder há minha pergunta que é tão simples??.

Eu já tomei conhecimento dessa norma (só de madrugada) há muitos anos. Eu perguntei se era possível por as Boxes na mesma versão de software?

A sua resposta é muito vaga. 

Obrigado. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • July 14, 2025

Boa tarde ​@Pimentão,

Clarificando a resposta, sim é possível, mantendo a box ligada à corrente durante o período de atualização automática, esta deverá atualizar automáticamente para o software mais recente.

Obrigado

RGarrido03
  • Kilobyte
  • August 5, 2025

Boa tarde,

Existe alguma novidade quanto ao rollout desta atualização? Já se passaram quase dois meses desde o anúncio desta nova UI, e até agora ainda não recebi nada na minha UMA v2 😕 existe algum plano que se possa seguir? Por exemplo, se é por zonas ou por números de série.

Como sugestão, deviam permitir a procura e instalação manual das atualizações, diretamente nas definições.

Obrigado,
Rúben

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 5, 2025

@RGarrido03, boa noite. 

Agradecemos a manifestação de interesse, no entanto, a atualização será feita consoante o planeamento adoptado para tal.

Lamentamos não conseguir dar uma resposta exata. 
Obrigado, 

Armindo Mateus
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Por aqui UMA V1, atualizou hoje...para já gosto da nova interface 👍

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 20, 2025

Muito obrigado pelo seu feedback, ​@Armindo Mateus 🤗

Ficamos contentes que a nova atualização seja do seu agrado. 

Partilhe connosco, a sua experiência após alguma utilização. 
Obrigado,

Armindo Mateus
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Bom dia ​@Mário P. 

Inicialmente fiquei um pouco “perdido” na nova UI, mas depois de alguma utilização achei agradável, a interface continua lenta, mas gostei do acesso rápido aos canais mais vistos e a personalização de perfis, gostei particularmente da possibilidade de poder ver do início ou voltar ao direto sem sair do player.

Peço é que não se esqueçam de nós que temos Box Iris com interface UMA (Uma Light), perdemos a vantagem de ter a mesma experiência nas duas boxes.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • August 21, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha sobre a nova experiência de TV NOS. 😊

O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar e, como tal, será analisado internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe connosco qualquer dúvida ou sugestão que possa surgir.

Obrigado

Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • August 26, 2025

Por aqui UMA V1, atualizou hoje...para já gosto da nova interface 👍

Qual a sua zona do país ?