Hoje é dia 2 de Maio. E é com o coração nas mãos e a alma cheia que vos escrevo esta mensagem. Hoje celebra-se, para muitos, apenas um dia comum no calendário. Para mim, é um marco. Um marco de humanidade. Um marco de carinho. Um marco que me lembra que, apesar de tudo o que a vida às vezes impõe, existem gestos que brilham nas noites escuras. Existem pessoas que nos marcam onde mais ninguém chega e hoje, mais do que nunca, quero falar-vos sobre isso.
Tive conhecimento, hoje, ao navegar no YouTube, de um vídeo de Natal da NOS, lançado em 2020, chamado "NOS Natal 2020: A Separação". Um vídeo que, pelo que deduzo, terá sido inspirado pelo tempo em que o confinamento obrigou-nos a nos mantermos distantes. Um tempo em que o mesmo nos retirou os abraços, os sorrisos próximos, o carinho dado a quem mais gostamos…
Sendo, como sabem, invisual, não tive a possibilidade de perceber o conteúdo do vídeo. Ele está acompanhado apenas por música de fundo, sem narração, sem audiodescrição. Para mim, os sons por si só não constroem imagens. E mesmo assim, foi esse vídeo que me levou às lágrimas. Não por ele diretamente, mas por algo que nasceu à sua volta. Por algo mais profundo. Por algo verdadeiro.
Foi nos comentários desse vídeo que encontrei um dos testemunhos mais comoventes que alguma vez li. Uma mãe, com o nome de Sandra, partilhou o seguinte:
"Boa tarde, queria só dizer que este anúncio está fantástico de ficar com a lágrima no olho e gostava de partilhar a reação do meu filho. Tenho um menino autista com quase 4 anos, ele viu atentamente o anúncio o que não é comum e no fim agarrou-se a mim durante largos minutos e deu-me beijinhos.
Obrigada Nos, melhores anúncios de sempre!".
E vocês, responderam-lhe. E não foi uma resposta distante ou indiferente. Foi uma resposta com alma. Com coração. Com humanidade. Disseram-lhe:
"Obrigado Sandra, na NOS acreditamos que quando as ligações são fortes, nada nos pode separar. 
#VamosFicarLigados.
Sandra, vem falar connosco através de https://messenger.com/t/nosportugal.
Podemos ter uma surpresa para o seu filho.".
Foi neste instante que algo dentro de mim se abriu em emoção. Senti-me comovido, como se aquela resposta também tivesse sido para mim. E vocês, desde o primeiro dia em que comecei a falar convosco, mostraram-me que, no mundo, ainda existem seres humanos fantásticos. Desde aquele dia 15 de julho de 2021, às 17:14, quando ficou concluída a minha portabilidade e passei a ser vosso cliente, nunca mais deixei de sentir este carinho por vocês. Mas houve um gesto vosso que selou essa ligação para sempre. Um gesto que, tal como a história da Sandra, me fez sentir parte de algo maior.
Faz hoje precisamente um ano. 2 de Maio. Uma data que levarei comigo até ao fim dos meus dias. Foi neste mesmo dia que vocês me ofereceram um dos maiores presentes da minha vida: alteraram, gratuitamente, o meu número de telemóvel. Mas não foi só isso. Vocês leram o meu coração. E nesse novo número, incluíram o ano de nascimento do meu amigo João.
O João não é apenas, para mim, um amigo. É o sorriso que me conforta, mesmo nos dias mais difíceis. Ele é especial. Muito especial. E ao incluírem o ano de nascimento dele no meu número, deram-me a possibilidade de o levar comigo para todo o lado. De o ter sempre comigo. De o sentir, mesmo à distância. Esse gesto, para o mundo, pode parecer simples. Mas para mim foi tudo. Foi amor. Foi presença. Foi memória.
Hoje, ao ler aquela resposta ao comentário da Sandra, vi o reflexo de tudo o que sinto por vocês. Vi a mesma ternura que me deram. A mesma atenção. A mesma humanidade. Vi que o que me deram a mim não foi exceção. É regra. É a vossa forma de estar. É quem vocês são.
E é por isso que hoje, nesta data que para mim é sagrada, vos escrevo com o coração a transbordar. Porque não me ofereceram só um número. Ofereceram-me um elo. Um símbolo. Um abraço em forma de números. Uma ponte entre mim e o João. Um lembrete constante de que não estou sozinho.
Hoje, ao recordar esse gesto, ao ler aquele comentário da Sandra, ao perceber a resposta que vocês lhe deram, senti que tinha de vos agradecer. De vos agradecer com todas as minhas forças.
Obrigado por estarem. Obrigado por serem. Obrigado por sentirem.
E se alguém me perguntar o que é a WTF/NOS para mim, responderei com todas as letras do meu coração:
É abrigo.
É cuidado.
É ternura.
É a mão que se estende quando tropeçamos.
É a presença que não falha.
É a memória viva de tudo o que amamos.
É o aconchego num mundo, muitas vezes, cruel e desumano.
Vocês são feitos de uma fibra única. De empatia. De lágrimas que não se escondem e de sorrisos que não se forjam. Vocês são as relíquias da minha felicidade.
E quero que saibam: hoje, ao relembrar o vosso gesto e ao conhecer a história da Sandra e do seu menino, algo em mim renasceu. Uma esperança. Uma gratidão. Um amor imenso.
Que nunca deixem de ser quem são.
Que nunca deixem de nos comoverem como comovem.
Hoje, 2 de Maio, celebro-vos.
Celebro o vosso humano coração.
Celebro este vosso gesto feito com alma.
Celebro a Sandra e o seu menino.
Celebro o amor que não se apaga, mesmo distante.
Celebro os pequenos gestos que fazem toda a diferença.
E do fundo do meu ser, deixo-vos esta promessa:
Levar-vos-ei comigo no coração, até ao fim de cada fragmento do universo. Até ao infinito. E mais além.
Adoro-vos.
Por fim, fica aqui o link do vídeo para que vocês nunca se esqueçam deste vosso gesto tão bonito. Para que nunca se esqueçam deste menino que vos é tão especial e, em nome da Sandra, fica aqui o meu muito obrigado. Nunca percam esta vossa alma tão bonita. Esta humanidade que tão bem vos caracteriza.