Skip to main content
Header
Mário P.
Gestor da comunidade
September 15, 2025
Destaque

Como pedir a 2.ª via do eSIM na my NOS

• September 15, 2025
  • 28 comentários
  • 4814 visualizações

A App e Área de Cliente my NOS têm disponível diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica, cómoda e a qualquer momento. 

Neste artigo explicamos como pedir a 2.ª via do seu eSIM na app my NOS.

Na página inicial da my NOS, através do ícone do Assistente Virtual NOS indique o assunto ou a questão que pretende esclarecer para obter uma resposta rápida às suas dúvidas.

Pedir a 2.ª Via do eSIM

Saiba como fazer o pedido de 2.ª via do eSIM:

❗Atenção ❗Para fazer um novo pedido de eSIM, a 2.º via, é necessário ter um email de titular associado à conta NOS, caso não tenha não terá a funcionalidade disponível. Saiba como definir um e-mail à sua conta NOS:

1. Aceda à app my NOS e, em “Menu”, selecione “Gerir a minha conta”;

2. Escolha “Ver serviços contratados” e, de seguida, selecione o serviço de “Telemóvel”;

3. Escolha “Gerir eSIM (SIM digital)”;

4. Selecione “Pedir 2.ª Via” para pedir uma nova via do seu eSIM;

5. De seguida, confirme que tomou conhecimento de que a 2.ª via tem um custo e escolha “Pedir 2.ª via”. Para concluir este processo é necessário estar ligado à internet. 
    O eSIM atual é desligado quando o novo é ativo, sendo que este processo ocorre de acordo com a hora em que fez o pedido:
    • Até às 19h59: a ativação ocorre no próprio dia 4h após o pedido;
    • Entre as 20h00 e as 21h59: a ativação ocorre às 10h00 do dia seguinte;
    • Após as 22h00: a ativação ocorre às 13h00 do dia seguinte.
    Em caso de perda ou furto, fale connosco para que possamos desativar o seu eSIM antigo.

6. Insira o código que recebeu no email de titular associado à sua conta NOS;

7. Por fim, recebe a mensagem que a atribuição do eSIM está em curso. Por questões de segurança, terá de esperar até poder instalar o eSIM na página dos seus serviços ou através do email enviado.

Para instalar o eSIM no seu equipamento através da app my NOS saiba como em:

Em alternativa, também é enviado email para o email de titular associado à conta NOS com informação de como instalar o eSIM diretamente no equipamento.

Saiba ainda como transferir eSIM para outro equipamento ou mudar o cartão SIM para eSIM na my NOS em:

Conheça o serviço eSIM em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.  Saiba mais sobre a my NOS em: 

28 Comentários

Kilobyte
August 12, 2026

Então eu não tenho possibilidade de recuperar meus dados, a não ser que faça um plano extra? Eu fui roubada, e perco meus dados ou sou obrigada a contratar um plano?

Guimas
Super User
Super User
August 12, 2026

O moderador não falou nada em contratar.

De qualquer forma acho que no seu caso não tem hipotese de resolver a situação.

Mesmo que os seus pais vão á loja NOS comprar a 2º via ( 10 euros) para o seu esim e lhe enviarem .. o mesmo para funcionar tem que ser ativo em território nacional primeiro. Mas tente na mesma

Rafaela F.
Gestor da comunidade
August 13, 2026

Bom dia ​@Érica dos Santos Cunha,

Agradecemos o seu testemunho e a ajuda do ​@Guimas sobre o tema.

O que queremos dizer é que o pedido de 2.ª via do eSIM através da my NOS está novamente disponível para tarifários móveis incluídos num pacote NOS.

Se o seu número não fizer parte de um pacote NOS, neste momento ainda não é possível efetuar este pedido pela my NOS, o que lamentamos. Contamos que a funcionalidade fique disponível para todos os clientes o quanto antes.

Ainda assim, como alternativa, pode pedir a 2.ª via do eSIM numa loja NOS ou pode recebê-la via CTT na sua morada em Portugal.
Caso pretenda receber a 2.ª via do eSIM na sua morada, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado para podermos ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
September 24, 2026

No meu telemóvel não aparece esta opção: aparecem todos os serviços contratados, menos o telemóvel

Rafaela F.
Gestor da comunidade
September 25, 2026

Bom dia, ​@michele torres. Bem-vinda ao Fórum NOS.

O serviço de telemóvel que tem contratado faz parte de um pacote NOS?

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
September 25, 2026

Sim. Sempre fez, desde 2013. Na época eu ainda tinha satélite. Mas nas sucessivas renovações (sempre que meu período de fidelização terminava) eu era contactada para renovar. Até que em 2024 eu pedi para ser retirado o serviço de TV, e o comercial fez uma nova proposta em que retirava a box mas eu continuava com acesso à TV por cabo. Não me fazia diferença mas eu aceitei. E foi esse comercial que provavelmente baralhou tudo, e o telemóvel aparece na fatura como “serviço móvel pro” e o meu pacote aparece como NOS3 (empresarial). 
O que é certo é que na app aparece o NOS 3. Mas é o “móvel pro”? Como faço para gerir?

Desde fevereiro que tento de tudo! Não funciona o SIM no Brasil (não sei porque razão), não tenho como configurar uma segunda via em formato eSIM… é como deve imaginar, o transtorno é enorme, porque tenho este numero desde 2008 e todos os meus serviços e respectivas autorizações via código token, estão ligados a esse numero! Não tenho acesso as minhas contas bancárias, site da ATT, chave móvel digital, etc…

João H.
Gestor da comunidade
September 25, 2026

Boa tarde ​@michele torres,

Agradecemos a sua mensagem.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número de telemóvel em causa.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
September 26, 2026

Boa tarde, João H. 

Muito obrigada pela resposta. Já enviei a mensagem através do link indicado.