Skip to main content
Header
Respondido

WTF suspendeu a linha em roaming (Cabo Verde) por €289 sem detalhe – sem SMS/chamadas (urgente)

• January 22, 2026
  • 3 comentários
  • 13 visualizações

Olá,

Sou cliente WTF (pré-pago) com SIM físico e estou em Cabo Verde.
A minha linha ficou “Sem serviço” e não consigo registar em nenhuma rede (ALOU/Unitel T+), nem fazer/receber chamadas ou SMS (incl. códigos OTP).

A WTF informou que os serviços foram bloqueados por “€289 de consumos adicionais em roaming fora da UE”, mas recusam fornecer discriminação detalhada e dizem apenas para “consultar na App WTF”. Como estou sem serviço, preciso de apoio efetivo.

Peço por favor:
1) Abertura/escalonamento do caso para equipa técnica/roaming/anti-fraude;
2) Discriminação (CDRs) do valor: datas/horas, tipo (dados/chamadas/SMS), volume, rede e tarifário;
3) Reativação mínima para receção de SMS (OTP) enquanto o valor é analisado;
4) Número de processo.

Obrigada.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@Indira Lopes,

Seja bem vinda ao Fórum NOS. Fique a conhecer a comunidade em maior detalhe:

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

Ao exceder o limite de consumos em roaming para o seu tarifário, as comunicações são suspensas. Antes desta ação, é informada do volume de consumo praticado e dos meios disponíveis para pagamento, de forma a que as comunicações não sejam suspensas. 

Os custos dos diferentes tipos de comunicações em roaming para o destino que menciona, estão disponíveis no Site NOS.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Pode consultar os seus consumos através da sua área de gestão, na App WTF.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

3 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • January 22, 2026

Boa tarde ​@Indira Lopes,

Seja bem vinda ao Fórum NOS. Fique a conhecer a comunidade em maior detalhe:

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

Ao exceder o limite de consumos em roaming para o seu tarifário, as comunicações são suspensas. Antes desta ação, é informada do volume de consumo praticado e dos meios disponíveis para pagamento, de forma a que as comunicações não sejam suspensas. 

Os custos dos diferentes tipos de comunicações em roaming para o destino que menciona, estão disponíveis no Site NOS.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Pode consultar os seus consumos através da sua área de gestão, na App WTF.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Byte
  • January 22, 2026

Boa tarde João,

Obrigada pela resposta, mas a situação continua sem esclarecimento efetivo.

Refere que “antes da suspensão sou informada do volume de consumo praticado e dos meios disponíveis para pagamento”. No meu caso, não foi disponibilizada qualquer discriminação verificável dos valores exigidos, nomeadamente:

• datas e horas dos consumos

• tipo de comunicações (chamadas / SMS / dados)

• volumes exatos

• rede de roaming utilizada

• tarifário efetivamente aplicado

Remeter para o Site NOS ou para a App WTF não resolve a situação, porque:

• o meu serviço encontra-se totalmente suspenso

• a App WTF exige receção de SMS (OTP), o que está indisponível devido ao bloqueio imposto

Assim, não tenho qualquer meio funcional para validar os consumos que me são imputados.

Relativamente à referência a operadores internacionais, importa sublinhar que o dever de informação clara, transparente e verificável perante o cliente é da NOS, enquanto entidade contratual. A responsabilidade não pode ser transferida para terceiros sem facultar ao cliente os dados mínimos de validação.

Reitero, de forma objetiva:

• Solicito a discriminação detalhada dos consumos que originam os valores reclamados
  • Solicito a reativação mínima da receção de SMS (OTP) enquanto o valor é analisado
  •  Solicito a indicação de um número de processo interno associado a este caso

Não me recuso a regularizar consumos devidamente comprovados, mas não posso aceitar pagamentos sem informação concreta e auditável.

Fico a aguardar esclarecimento objetivo sobre os pontos acima.

Cumprimentos,
Indira Lopes

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 22, 2026

Boa tarde ​@Indira Lopes

Lamentamos sinceramente esta situação e os inconvenientes causados. 😢

O detalhe das comunicações de telemóvel dos últimos 6 meses está sempre disponível para consulta através da sua my NOS. Saiba como o fazer em:

Uma vez que está sem acesso, vamos ajudar. Para melhor compreendermos o que aconteceu, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o número em causa e o NIF associado para o perfil ​@Fórum.

Obrigada