RECLAMAÇÃO À PROVEDORIA DA NOS EM 06-02-2023
Continuação do incidente INC000128208433
Mais uma visita técnica agendada para resolução do fornecimento de fibra à XXXXXXX, nº. X XXXXXXXX, 7300-113 PORTALEGRE, sem qualquer resultado.
Novamente o técnico veio a minha casa por agendamento da NOS no sentido de se instalar fibra em vez de acesso por satélite NOS há vários anos.
O técnico mais uma vez verificou a impossibilidade de colocar fibra por motivos técnicos (ausência de acesso exterior). Da anterior visita verificou-se que o cabo de satélite colocado desde a antena ao acesso interior da casa (colocado pela NOS) não era possível ser retirado por se encontrar encravado em local não determinado.
Optou-se por se procurar via área e foi sugerido utilizar um poste da PT o que foi impedido pelo Auditor da NOS.
Foi por nós colocada a hipótese de se colocar calha técnica desde a entrada do portão até à entrada na minha residência.
Mais uma vez o tecnico verificou que mesmo com a calha técnica realizada, tal não era possível pois a partir do portão não existe acesso nem aero nem subterrâneo acessível.
Encaminhados telefonicamente para a NOS somos colocados perante uma situação assaz bizarra. Os responsáveis da inexistência de acesso NOS fora da minha propriedade somos nós e não a NOS, embora não haja qualquer infraestrutura area ou subterrânea da NOS acessível.
Tal não nos parece correto nem adequado pois sempre nos prestamos às múltiplas visitas técnicas, algumas delas obrigando-nos a deslocações exclusivas de Lisboa para Portalegre qualquer delas sem resultados práticos. Como bem sabem não é da competência nem física nem legal (pensamos que seja acordo entre a autarquia - camara ou junta de freguesia) a colocação de instalação subterrânea ou acesso a área de telecomunicações. Procuraram encaminhar-nos novamente para a área comercial o que prontamente recusamos, atendendo à incapacidade já verificada pela mesma para a resolução do problema.
Em resumo estamos num impasse que ultrapassa a nossa competência e capacidade de resolução, obrigando-nos a procurar soluções alternativas para a resolução de um problema antigo e que põe em causa um direito legalmente instituído - o acesso às melhores comunicações possíveis numa zona central de uma capital de Distrito.
Aguardando as vossas sugestões.
Os nossos melhores cumprimentos