Skip to main content
Header

Situação contratual e pedido de esclarecimento

• October 5, 2025
  • 3 comentários
  • 29 visualizações

Boa tarde,

Venho por este meio expor uma situação que me tem causado alguma insatisfação.

Em agosto, foi-me apresentada uma proposta da NOS com condições semelhantes às do meu contrato anterior com a MEO, mas com um valor mensal mais reduzido. Aceitei a proposta, tendo-me sido garantido que a equipa da NOS trataria de todo o processo — incluindo a rescisão com a MEO, a portabilidade dos números e a ativação do novo contrato. A instalação dos novos serviços ocorreu em minha casa no dia 27 de agosto.

Antes mesmo de iniciar o processo de portabilidade e instalação, experimentei problemas com o primeiro comercial que me contactou para realizar o contrato. Ao tentar esclarecer questões e resolver problemas já surgidos, este ou não atendia, ou respondia com expressões como: “Ligo-lhe amanhã”, “Amanhã será a primeira coisa que farei quando começar a trabalhar” e, numa ocasião, “Dona Maria, você está me a pressionar” quando lhe pedi que resolvesse ou executasse os serviços que apresentavam problemas ou ainda não tinham sido executados.
Após esta última interação, solicitei falar com o seu superior, tendo sido nesta situação oferecida uma segunda mensalidade gratuita após este ter iniciado o processo de resolução das questões de portabilidade e rescisão ainda pendentes ou por executar.

A portabilidade dos números não foi efetuada conforme indicado, obrigando-me a contactar o superior do primeiro comercial, que iniciou o acompanhamento até à sua execução e conclusão, quase um mês depois. Na mesma chamada, foi solicitado e efetuado o pedido de rescisão do contrato com a MEO, apenas no dia 4 de setembro — informação que me foi confirmada pela MEO — e não no dia 27 de agosto, como inicialmente me fora informado. A falta de informação sobre o processo levou-me a assumir que a mudança seria imediata, resultando no pagamento de serviços da MEO que já não pretendia utilizar durante o mês seguinte ao pedido de rescisão.

Surgeram também problemas de faturação. Foram emitidas duas faturas: a primeira a 1 de setembro e a segunda a 25 de setembro, embora a instalação dos serviços tenha ocorrido a 27 de agosto. Ambas deveriam ser gratuitas, conforme informação fornecida no momento da adesão. A primeira fatura, embora gratuita, foi emitida apenas cinco dias após a instalação, quando o correto seria após um mês completo de utilização (27 de setembro). A segunda fatura, emitida a 25 de setembro, também antecipadamente, deveria ser gratuita e apenas emitida a 27 de outubro. A antecipação das datas e a necessidade de pagamento geraram confusão e insatisfação adicionais.

Esta situação causou-me perda de tempo e desagrado na tentativa de resolver assuntos que deveriam ter sido acompanhados e esclarecidos pela nova operadora.

Agradeço desde já a atenção e compreensão, e espero um esclarecimento rápidamente quanto à situação descrita.

Com os melhores cumprimentos,
Maria do Céu

3 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 6, 2025

Cara Sra. Maria do Céu,

Lamentamos sinceramente o transtorno causado durante o processo de adesão aos nossos serviços. Reconhecemos que a experiência descrita não corresponde aos nossos padrões de qualidade e acompanhamento ao cliente.

Confirme-nos, por favor, se já expôs esta situação junto da linha de apoio ao cliente NOS, nomeadamente sobre a regularização das faturas associadas ao período promocional.

Agradecemos a sua compreensão e o tempo dedicado a expor o ocorrido. Continuamos totalmente disponíveis para qualquer esclarecimento adicional através dos nossos canais de apoio.

Obrigado

Boa noite, respondendo á sua pergunta sobre ter exposto o assunto na linha de apoio NOS.
Como já tinha referido, após as várias tentativas de contacto com o primeiro comercial eu pedi para falar com o seu superior, o qual me afirmou que iria resolver os problemas e que acompanharia o processo dali em diante.
Para mais, eu procurei os vossos contactos para primeiro expor a situação, os quais não consegui encontrar. Devido a essas circunstâncias decidi também expor o assunto no livro de reclamações online.
cumprimentos

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 6, 2025

@Maria do Céu Morais Trigo, boa noite. 
Sendo que já endereçou a situação, pedimos que, por favor, aguarde a nossa resposta. 

De certo que a equipa Provedoria NOS responderá o mais rápido que for possível para ajudar. 
Obrigado,