Skip to main content
Header

Reclamação sobre cobrança indevida de faturas e equipamentos não devolvidos

• December 19, 2024
  • 9 comentários
  • 127 visualizações

Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, apresentar uma reclamação relativamente à cobrança indevida de faturas e equipamentos associados à minha conta de cliente.

No mês de Setembro\Outubro, procedi ao pedido de cancelamento dos serviços contratados junto da NOS, tendo cumprido todos os passos exigidos pela vossa empresa para o encerramento do contrato. No entanto, continuam a ser-me cobradas faturas após esta data, sem que haja qualquer serviço ativo do qual possa usufruir.

Adicionalmente, fui informado de que estão a ser cobrados valores referentes a equipamentos que alegadamente não foram devolvidos. Gostaria de reforçar que não tenho esses equipamentos em minha posse, nem tive acesso a informações ou orientações claras da vossa parte relativamente a um eventual processo de devolução.

Deste modo, solicito:

1. A regularização imediata da minha conta, com o cancelamento das faturas indevidas.
  2. O envio de uma explicação detalhada sobre a situação dos equipamentos e, caso necessário, orientações claras para a resolução do problema.
  3. A devolução de quaisquer valores já cobrados indevidamente.

Espero uma resposta por parte da vossa equipa num prazo máximo de [inserir prazo razoável, ex. 10 dias úteis], sob pena de avançar com uma queixa formal junto das autoridades competentes, nomeadamente a ANACOM e o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo.

Fico a aguardar a vossa resposta.

Com os melhores cumprimentos,
Rafael Santos

C*********-Número de cliente

9 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 20, 2024

Boa tarde ​@Julieta Carneiro,

Agradecemos a sua mensagem e partilha. Vamos ajudar.

Tem na sua posse o comprovativo de entrega dos equipamentos? 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Bom dia,

Venho por meio deste, em mais uma tentativa para reclamar valores cobrados (indevidamente) a minha fatura! Por meses estou a ser cobrado um valor em meu plano que não foi o acordado , antes, davam-me a desculpa por estar a ser cobrado o valor do Wi-Fi total, mas cancelei o serviço , os aparelhos foram entregues e ainda assim, estão a cobrar por ele. Mas não só isto, me puseram em um plano (que cheguei a isto com a provedoria NOS) no valor de 24,99 (que antes disseram 24,50, mas por cêntimos desisti dessa “briga”) mas ainda estou a ser cobrado o valor de 35,00. Estou farto de ligar todos meses a reclamar isto. Da última vez que liguei , levei horas a ser transferido de setor em setor até resolver (pensei ter resolvido), um atendente do setor de fatura fez o estorno do valor e disse “já estar resolvido” , mas não estava, emitiram uma carta de crédito para aquele mês, mas no mês seguinte voltaram com todas  as faturas novamente! Estou a fazer de tudo para manter com vocês, mas assim não dá! Já não tenho fidelizacao convosco , pois isso vem procedendo desde a minha negociação para melhor valor , e só aceitei o plano pelo valor ofertado! Já vão para 3 ou 4 meses (salvo erro) que estou em dívida por não pagar os valores que me mandam. Agora, ameaçam me via SMS que suspenderam meus serviços! Eu quero efetuar o pagamento do valor acordado e estorno de todas essas faturas anteriores. Espero resolver isso de uma vez por todas e que não fiquem a “enrolar-me” toda vez que ligo. Não quero ter de levar isso a tribunal, estou a tentar optimizar meu tempo, mas não tenham dúvida que o farei se não resolverem! Aguardo vosso contacto. 
nome: Ulisses Oliveira

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 28, 2025

quando é que a provedoria corrigiu? e quando é que recebeu a fatura?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 28, 2025

Boa tarde, ​@Ulisses Oliveira 

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais, sugerimos que não os partilhe publicamente para os proteger. 
O valor do seu serviço base como pode verificar é de €31,99/ mês adicionando o valor promocional da solução Wi-Fi Total €6,99/mês, totaliza o valor de €38,98/mês. Esta informação encontra-se, de forma clara, no Modelo Resumo do Contrato enviado a 19 de abril de 2025. 

Relativamente ao Wi-Fi Total, e por ter solicitado a remoção, foi novamente enviado o contrato apenas com o valor base, ou seja, €31,99/ mês. Tendo a remoção do Wi-Fi Total ficado registada com o número 000166483944, bem como a nota de crédito quanto ao serviço.

Enviámos-lhe a 2.ª via do contrato para confirmar o valor em questão. 

Endereçámos ainda o pedido para renegociar o valor.  

Obrigado, 

Bom dia Sr Mário , agradeço a proteção dos meus dados pessoais, eu não tenho outro caminho para pedir ajuda com isto e por isso,  os informei para terem acesso.
Porem, repito: NUNCA me foi acordado este valor e sim o de 24,99. De nada adianta vc dizer agora “como bem podes ver ou verificar”, isso tudo eu já estou a ver e por isso, a reclamação! Eu já solicitei a retirada deste “inferno” de Wi-Fi total há meseeeeees atrás, mas a questão não é só ele (nunca foi) , é também este valor do plano que põe depois do que é acordado em linha  (e SMS também, os provo isso) , custam verificar de fato as chamadas efectuadas da minha parte para vocês? Vcs deviam estudar mais os casos em sistema antes de responder qualquer coisa ou superficialidade ao cliente! Estou farto disso, farto de dizer a mesma coisa sempre. Vocês não vão me vencer pelo cansaço. Passei pela provedoria de vcs há meses atrás e foi isso que ficou acordado: O plano de 24,99 sem Wi-Fi total) mas NUNCAAAAA veio ou vem este valor! Qual a dificuldade de vcs entenderem isso, meu Deus?! Procurem esta pessoa (dentre inúmeras que venho falado em linha) e confirmem isso, por favor!

quando é que a provedoria corrigiu? e quando é que recebeu a fatura?

Olá Sr Olaf! Este processo já vem seguindo a tantos meses , que não sei lhe informar agora quando é agem te iniciou com a provedoria! Mas os provo e fui em busca agora dessa mensagem recebida e pude verificar que , desde outubro do ano de 2024 venho a arrastar-me nisto! (Em anexo a mensagem que recebi), mas tem o registo da chamada, cujo cabem a vosso setor encontra-la, pois o que está escrito foi-me dito por telefone , inclusive a correção das faturas! Mas não foi feito, pois descobri que foi feito uma NC, ou seja, nem retiraram o plano Wi-Fi total na altura e nem corrigiram o valor exato do pacote. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 1, 2025

Boa tarde ​@Ulisses Oliveira,

Agradecemos a sua mensagem.

O valor encontra-se descrito no modelo resumo de contrato, com o qual concordou para dar inicio ao contrato de prestação de serviços.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

“Aceitei”? Quando? Quando aceite este valor de trinta e poucos euros, se venho a brigar por isto a meses? Provem-me isto! Eu NUNCA aceitei isso em renegociação alguma. Nem se quer tive um contrato, pois não foi-me enviado nenhum com esse valor de €24,99.  Enfim, estou a receber ameaças de suspensão de meus serviços. Estou a tentar (aqui) a resolver isso da forma mais pacífica possível, mas vocês continuam a lesar me como cliente, até mesmo nas vossas respostas! Eu quero isso resolvido de uma vez por todas: ou estornem essas faturas e definitivamente ponham-me no valor de €24,99, ou cancelo tudo convosco e levo a tribunal!  Solicitem (por favor) que o setor responsável contactem-me!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 3, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Ulisses Oliveira. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado