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Resposta

Reclamação sobre cobrança excessiva por roaming não intencional

  • August 2, 2025
  • 5 comentários
  • 58 visualizações

Bom dia. Venho por este meio apresentar uma reclamação relacionada com a fatura mais recente, na qual foi cobrado um valor adicional de 108€ por utilização de dados móveis em roaming.

Durante uma viagem na zona de fronteira interna da União Europeia, os telemóveis da minha família conectaram-se automaticamente à rede de um operador estrangeiro, sem que tivéssemos percebido. De acordo com a fatura, foram consumidos apenas 16 MB de dados, o que originou esta cobrança extremamente elevada.

Gostaria de solicitar uma análise individual do meu caso, tendo em consideração:

  • A natureza involuntária da ligação à rede estrangeira, devido à localização geográfica próxima da fronteira.

  • A quantidade mínima de dados consumida (16 MB).

  • O valor desproporcionalmente elevado cobrado por esse consumo.

Peço, assim, que reavaliem esta situação, considerando a possibilidade de anular ou reduzir significativamente este valor, por se tratar de um erro compreensível nas circunstâncias descritas.

Número de cliente: C965160969

Fatura n.o FT 202593/1806256

Aguardo o vosso parecer e agradeço desde já a atenção.

Com os melhores cumprimentos

Melhor resposta por Jorge C

Bom dia ​@Andrei Kartashov

Sempre que estiver perto de uma fronteira, o seu telemóvel pode ligar-se automaticamente a uma rede do país fronteiriço, podendo entrar em regimes de taxação diferentes.

Para desativar a seleção automática de rede:

  1. Aceda ao seu menu de definições;
  2. Verifique a lista de operadores disponíveis;
  3. Selecione manualmente a rede NOS, em território nacional, ou de um operador do país onde se encontre.

ℹ️ Roaming NOS – Perguntas mais frequentes | Forum NOS 

Obrigado.

5 Comentários

Guimas
Super User
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  • Super User
  • August 2, 2025

Pela situação nada a fazer, o valor é devido.

O apoio vai verificar que se ligou á rede do operador estrangeiro, não pelo sitio onde efetivamente esteve. E se são esses os valores do operador estrangeiro, é o que é


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • August 2, 2025

Boa tarde, 

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido. 

Ainda assim, após verificar, existem consumos do número que termina em “498” na Rússia, por exemplo, na utilização de dados móveis. 

Quanto ao número que termina “655”, também, existem consumos na Rússia, Lituânia e Bielorrússia  quer na utilização de dados bem como comunicações para números internacionais nas seguintes datas: 

Pode confirmar a informação prestada através do detalhe de comunicações, funcionalidade disponível na my NOS.

Assim, e face ao indicado, o valor é devido pelo que não há lugar a acerto. 

Obrigado, 


Boa tarde,

Gostaria de esclarecer que a minha indignação se deve especificamente à fatura de roaming de dados móveis. Em relação aos valores cobrados por chamadas em roaming, não tenho qualquer objeção.

Sim, a minha família saiu da União Europeia, mas eles sempre desativavam o roaming de dados móveis ao aproximarem-se da fronteira externa da UE. É possível que o tenham feito demasiado perto da fronteira, o que terá originado esta situação.

Já vi casos semelhantes reportados neste fórum — por exemplo, situações em que pessoas que se encontravam em França, perto do Mónaco, acabaram por se ligar a antenas de Mónaco, o que resultou em custos adicionais pelos mesmos motivos.

De qualquer forma, muito obrigado por terem verificado a informação disponível. Na próxima vez, tomaremos o cuidado de desativar o roaming de dados a uma maior distância da fronteira.

Agradecia imenso se me pudessem indicar qual seria a distância de segurança recomendada da fronteira para desativar o roaming de dados e assim evitar este tipo de encargos injustificados.

Obrigado,

Cumprimentos


Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • Resposta
  • August 4, 2025

Bom dia ​@Andrei Kartashov

Sempre que estiver perto de uma fronteira, o seu telemóvel pode ligar-se automaticamente a uma rede do país fronteiriço, podendo entrar em regimes de taxação diferentes.

Para desativar a seleção automática de rede:

  1. Aceda ao seu menu de definições;
  2. Verifique a lista de operadores disponíveis;
  3. Selecione manualmente a rede NOS, em território nacional, ou de um operador do país onde se encontre.

ℹ️ Roaming NOS – Perguntas mais frequentes | Forum NOS 

Obrigado.


Bom dia Jorge,

Obrigado por esta informação.

Após uma análise detalhada do consumo de dados móveis, confirmei que a ligação à antena fora da União Europeia ocorreu depois da entrada na Lituânia. Portanto, faz sentido selecionar manualmente o operador nas definições do telemóvel para continuar a usar a Internet sem custos adicionais.

Lição aprendida. Podemos considerar o assunto encerrado.

Cumprimentos,


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • August 4, 2025

Boa tarde ​@Andrei Kartashov,

O ​@Jorge C partilhou uma boa ajuda sobre este tema.

Agradecemos, também, o seu feedback. Se voltar a surgir mais alguma questão, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,