Skip to main content
Header
Kilobyte
July 31, 2025
Respondido

Reclamação – Falhas constantes de serviço e incumprimento contratual

Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativa ao serviço de internet contratado junto da NOS.

Sou cliente com o serviço C965106041 e utilizo a vossa internet para fins profissionais e pessoais, nomeadamente para:

• Formação e análises online em horário pós-laboral.

• Jogos online e utilização intensiva da ligação à internet.

No entanto, enfrento falhas graves e recorrentes:

1. Durante a madrugada, ocorrem quedas totais de serviço de cerca de 10 minutos, com o router a reiniciar ou perder conexão.

2. A velocidade por cabo nunca atingiu o valor contratado de 1Gbps, mesmo após diversos testes de velocidade em diferentes horários.

3. O Wi-Fi do router apresenta falhas a apenas 5 metros de distância, obrigando-me a adquirir repetidores a meu próprio custo.

4. O serviço utiliza instalações coaxiais antigas (anos 2000) e, apesar de várias queixas, não foram realizadas intervenções no edifício.

5. O problema afeta vários vizinhos (4 blocos do total de 8), o que indica tratar-se de uma falha de infraestrutura e não de utilização individual.

Recordo que estou a pagar por um serviço que não corresponde às condições contratadas, o que constitui incumprimento da vossa parte. Mudei recentemente da Vodafone para a NOS precisamente para obter melhor qualidade, mas a situação atual é inaceitável.

Solicito com urgência:

• Uma avaliação técnica completa da infraestrutura do edifício.

• Resolução definitiva das falhas de sinal e velocidade, ou, em alternativa,

• Revisão do contrato e/ou compensação pelos períodos de falha de serviço.

Caso não obtenha resposta satisfatória num prazo de 15 dias úteis, terei de apresentar queixa junto da ANACOM e do Livro de Reclamações Eletrónico, dado que estou a pagar por um serviço que não me é efetivamente prestado.

Aguardo o vosso contacto e resolução urgente desta situação.

Com os melhores cumprimentos,
Marco Ferreira

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde, ​@Marco António Gomes Ferreira

Agradecemos o seu comentário e lamentamos o transtorno causado.

Relativamente às questões que colocou, esclarecemos o seguinte:

• Os equipamentos da NOS realizam atualizações, automáticas, durante a madrugada. Por esse motivo, é compreensível que, entre as 2h e as 4h da manhã, o seu equipamento reinicie para aplicar essas atualizações.

• Quanto à velocidade de internet, as mesmas são até 1Gbps, desde que o equipamento do cliente seja compatível. No entanto, diversos fatores podem afetar a velocidade real, nomeadamente:

• Características de hardware (como a RAM, o processador, a placa de rede e a velocidade da memória);

• Aplicações em segundo plano, configurações do sistema operativo e software instalado;

• Tipo de ligação (por cabo ou Wi-Fi).

• No caso do Wi-Fi, a performance pode ser influenciada por diversos factores, incluindo a estrutura da habitação, interferências de outros equipamentos, a presença de redes vizinhas, bem como as características do dispositivo que está a ser utilizado (PC, smartphone, tablet, etc.). Por exemplo, o número de antenas, o suporte para diferentes normas Wi-Fi (como 5GHz ou Wi-Fi 6), e a distância ao router são elementos que impactam diretamente a qualidade do sinal. Saiba mais em: 

Para um diagnóstico mais preciso e personalizado do seu serviço, sugerimos que utilize a funcionalidade de diagnóstico inteligente da sua internet fixa. Esta ferramenta permite identificar rapidamente eventuais problemas e aplicar as soluções mais eficazes.

Pode aceder ao processo através do nosso artigo em: 

Aguardamos o seu feedback. 

Obrigado, 

26 Comentários

Kilobyte
August 26, 2025

Boa tarde,

Lamentamos que a tecnologia que pretende não se encontre disponível ​@Marco António Gomes Ferreira.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Agradecemos o seu testemunho ​@CarlosR48. Confirme, por favor, se a oferta de canais consta no modelo resumo de contrato. Saiba como o fazer:

Obrigado

Foi o que fiz, e sabe o que me apareceu??? Não é possível consultar os documentos. É que vcs não dão mmo uma para a caixa, isto se não fosse uma situação tão séria e grave até dava para rir. A NOS transformou-se num sketch dos Gato Fedorento.

João H.
Gestor da comunidade
August 26, 2025

Bom dia ​@CarlosR48,

Agradecemos o seu feedback e lamentamos a situação.
Esta já se encontra a ser verificada por mensagem privada, pelo que pedimos que aguarde a nossa resposta. Vamos responder-lhe o mais brevemente possível.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Jorge C
Super User
Super User
August 26, 2025

Boa tarde ​@CarlosR48

Não verifico qualquer dificuldade ao aceder ao meu contrato pela App my NOS. 

Dados da Conta | App my NOS 

Obrigado.

Kilobyte
August 27, 2025

Boa tarde ​@CarlosR48

Não verifico qualquer dificuldade ao aceder ao meu contrato pela App my NOS. 

Dados da Conta | App my NOS 

Obrigado.

Pois a mim aparece isto: 

João H.
Gestor da comunidade
August 27, 2025

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

Respondemos à sua mensagem privada ​@CarlosR48.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Jorge C
Super User
Super User
August 27, 2025

Boa tarde ​@CarlosR48

Para que os documentos apareçam tem de associar o serviço. 

Obrigado.