Skip to main content
Header

Pedido de remoção da proteção de usurpação de dados

Boa tarde,

Encontro-me numa situação em que preciso que seja removida a proteção de usurpação de dados da minha conta e além disso que o meu NIF deixe te estar sinalizado como alvo de tentativa de fraude. Por ser colaborador da NOS tenho direito a 50% desconto no serviço NOS Quatro, mas não poderei proceder com este pedido até que as linhas tenham acesso à minha conta pelo NIF de cliente. Quando as linhas de apoio visualizam a minha conta de cliente pelo NIF verificam-na com uma flag de tentativa de fraude, ao que já tentei resolver a situação presencialmente em loja por ter pedido a proteção de usurpação de dados, assim como foi feito um pedido de ajuda à provedoria da NOS. Infelizmente já fui notificado que a provedoria apenas poderá ajudar caso a situação se demonstre inconclusiva após o reportar pelos canais digitais. Podem ajudar-me com este tema por favor?

7 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • April 27, 2026

Isso é questão de ligar pro apoio ao cliente pra fazer validação de dados. mas pela questão que é tenho ideia que vá ser preciso ir a loja, pra se identificar presencialmente e poder remover as restrições.

um bem haja

Boa tarde,

Realizei um pedido de ajuda no apoio ao cliente (linha 16990) e disseram-me que não conseguem realizar um pedido de validação de dados por causa da flag de fraude/usurpação de dados. Em loja, com o apoio do Helpdesk, disseram-me que não conseguem remover a flag pois trata-se de um tema de anti-fraude e chegaram à conclusão que a única solução possível seria por meio de um pedido à Provedoria da NOS. Fiz esse mesmo pedido mas fui informado que apenas podem intervir em caso de não ser conclusivo. Existe alguma alternativa que eu não esteja a ver de momento? Fiz um pedido de atualização de dados em loja que estará concluída amanhã de manhã (segundo previsão da NOS). Caro @Bruno Aleixo, como posso proceder? Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 27, 2026

A loja é o local onde normalmente são resolvidos estes casos. Passarem para a provedoria foi só para passarem a “ batata quente “.

Tentei tratar este tema várias vezes em loja, a última com este pedido de atualização dos dados pessoais, e desta vez vez o operador até ligou ao Helpdesk e tiveram ambos a analisar a situação. Não sei se cheguei perceber a dificuldade operacional mas parece ser o facto de a flag de fraude estar ativa. A situação é que nem sei como justificar/contestar esta dificuldade, parece-me de forma legítima que há ali algo a nível de procedimento que precisa de uma ajuda para o desbloqueio. O senhor na loja diz que “encontra tudo menos aquilo que precisa” nas suas pesquisas para este tema, o Helpdesk informa que se trata de um tema de fraude para a Provedoria.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 28, 2026

Bom dia ​@jose.l.pereira, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e a partilha da comunidade sobre o tema.

Vamos ajudar a analisar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o NIF associado para o perfil ​@Fórum.

Obrigada

Boa tarde,

Agradeço desde já a ajuda, enviei a informação solicitada para o perfil em questão. Obrigado!

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • April 29, 2026

Bom dia ​@jose.l.pereira,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe o mais breve que nos for possível.

Obrigada