Skip to main content
Header
Pergunta

Obstrução de cancelamento de serviços

Boa tarde,

Liguei para a NOS para cancelar os meus serviços, e depois de 1h e 15 min de tagarelice e má educação continuo sem os meus serviços cancelados devidamente pois “tenho que preencher um PDF” e mandar documentação.

OK fui preencher o PDF, agora tenho que o enviar e pra minha surpresa, não o consigo enviar porque pede um código que supostamente me enviam para o email e já cliquei REENVIAR 8x e dei refresh outras 8 e continuo aqui com isto por fazer com 2h já passadas.

Aproveito para vos deixar aqui a minha Queixa e pedir que resolvam a minha situação HOJE e considerem o dia de HOJE 2 de Abril como o dia do meu cancelamento efectivo pois já perdi demasiado tempo com esta brincadeira.

Formalizo queixa contra a NOS pela obstrução deliberada ao meu pedido de cancelamento de serviços em 2 de abril. Após confirmar a ausência de fidelização na App My NOS, fui sujeito a uma chamada de 1h15min com as seguintes irregularidades:

1. Obstrução e Transferências: Fui transferido 3 vezes entre operadores, numa clara tática de exaustão e os operadores pediam todos as mesmas informações repetidamente, só o quarto é que tratou efetivamente do meu pedido. Ao fim de tudo isto ainda tenho que preencher formulários repetitivos com informação que a NOS já possui devido ao meu contracto com a Operadora e com mais que provas do meu desejo de cancelamento.

2. Má Conduta e Rudeza: Após eu ter manifestado que não existia margem de manobra para renegociação e que queria mesmo cancelar, os primeiros assistentes foram rudes e prepotentes, questionando de forma cínica: 'Qual é o problema da fidelização?', ignorando a minha recusa em aceitar um novo vínculo de 2 anos e ridicularizando a minha opinião sobre não querer dar informações de para que operadora mudei e quando mudei e porque mudei. Fizeram as mesmas questões repetidamente e depois em vez de resolverem o problema continuaram a transferir-me.
Ouvi comentários como:
“Mas qual é o problema da fidelização?”
“Você vai para um serviço pior”
“Mas para que operadora vai, porque é que não diz para onde vai”
“Mas para que operadora vai afinal, vai pra uma lowcost?”
“Mas porque é que não quer dizer para onde vai”

3. Abuso de Dados: Fui confrontado quando disse que não tinha que dar informações da operadora para a qual quiz mudar e alvo de comentários depreciativos sobre a minha escolha depois de a descobrirem (informação que só obtiveram porque verificaram para onde fiz portabilidade dos números de telemóvel), o que configura uma utilização indevida de dados internos e violação de privacidade (Violação RGPD), não aceitaram um não como resposta a essas informações.
Ouvi comentários como:
“Ahh fez portabilidade pra WOO não fez? Você sabe que a Woo é a lowcost da NOS?”

4. Barreiras Digitais: O processo exige agora a submissão de um PDF assinado, e documentação de identificação, apesar de para fazer o contrato não pedirem nada disso e aceitarem num instante, mas o portal de envio de documentos está BLOQUEADO não enviando o código de confirmação para o meu e-mail após várias tentativas (16 tentativas) então o meu pedido supostamente ainda não está formalizado devido a mais uma barreira.
Quando fui á area de cliente da nos e tentei seguir o processo lá também fui a:  Gerir Conta - Dados da conta - Desativar o seu serviço também não me deixa e diz que não tenho contacto nenhum associado.
Mas como é que não tenho contacto se têm o meu email e os meus 2 números de telemóvel no contrato?
Mais uma barreira, tudo para ser difícil cancelar o meu serviço, é inademissível.

Ressalva e único ponto positivo de toda a situação: Excluo desta queixa o quarto assistente, Lisandro Silvestre (últimos 10 a 15 min), que foi educado e profissional. Pretendo que esta queixa não o prejudique pois realmente em 4 pessoas foi o único que soube ouvir o meu pedido, apresentou as suas alternativas com educação e respeito e não me transferiu indefinidamente só para me bloquear.

Exijo satisfações formais, compensação pelos meus transtornos e o processamento IMEDIATO do meu cancelamento com efeito a 2 de abril, sem que as vossas falhas técnicas sirvam para desculpas e para adiar o aviso prévio. Exijo também que não enforcem qualquer tipo de periodo de aviso prévio para este cancelamento visto que a minha experiência foi extremamente desagradável e não pretendo ter mais custos porque o sistema de cancelamento é horrível.

Aproveito para sublinhar que esta queixa será remetida à ANACOM e à CNPD.

Escusam de me dizer ou pedir para me ligarem, não atendo, cancelem os meus serviços que foi o meu pedido como cliente que nunca pagou uma factura em atraso na vida e sempre tratou os vossos operadores com respeito e educação.

Como é que eu faço para enviar a documentação devida ?

Atenciosamente
Pedro Alves

2 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Boa noite ​@PEDRO AUGUSTO ALVES pode enviar carta registada com aviso de receção para  NOS Comunicações, SA, Apartado 52001, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa.

Pode tambel pedir a rescisão através da sua area de cliente my.nos Gerir Conta/Dados da Conta/

Pode ainda entregar o Formulário de Denúncia numa loja NOS

Em alternativa pode aceitar a ajuda da moderação do Fórum enviando uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e o pedido para cessar contrato.

Tal como expliquei no meu post, eu também tentei fazer isso e diz que não tenho contactos associados.

Vou proceder então a enviar para o perfil  ​@Fórum , obrigado