Skip to main content
Header
Kilobyte
May 1, 2026

Fatura indevida e abusiva após cancelamento ao abrigo do Direito de Livre Resolução dentro dos 14 dias

Exerci o o direito de livre resolução  contratual 12 dias após a instalação do serviço que ocorreu no dia 27 de fevereiro, ou seja, dentro do prazo dos 14 dias seguidos após a instalação para cancelar sem justa causa .

No dia  10/03/2026, depois de ter contactado a linha de apoio ao cliente a informar da minha vontade de cancelar o contrato, enviei para info@info.nos.pt os documentos necessários para a cessação do contrato ao abrigo do Direito de Livre Resolução. No mesmo dia ,10/03/2026, 20:31, recebi um e-mail do Serviço ao Cliente a confirmar a recepção do mail: - Estamos a analisar a informação que nos enviou, num período de 3 dias úteis terá a nossa confirmação

No dia 20/03, 12:21h - 10 dias depois, recebi um email do Serviço ao Cliente a informar que os meus serviços iam ser cancelados  e que: 

Vai receber uma fatura com esta última mensalidade porque cancelou o serviço a menos de 10 dias do fim do período de faturação. Precisamos que nos devolva os nossos equipamentos até ao dia 22-04-2026
Os equipamentos fornecidos são propriedade NOS e têm de ser devolvidos juntamente com os seus transformadores. Se não o fizer, terá de pagar €200,00.

Os equipamentos foram devolvidos nesse mesmo dia na loja Nós de Santarém e tenho o comprovativo dessa devolução.

No dia 23 de março liguei para a linha de apoio ao cliente para obter esclarecimentos  acerca do que estava referido em email - Vai receber uma fatura com esta última mensalidade porque cancelou o serviço a menos de 10 dias do fim do período de faturação. Já tinha pagado a fatura de março, período em que usufrui do serviço e em telefonema anterior recebi a informação da Nós que o período de faturação começa a 23 de cada mês. Assim parece-me evidente que uma vez que o pedido de cancelamento e receção do mesmo foi feito a dia 10 cancelei o serviço o serviço a mais de 10 dias do fim do período de faturação e, portanto, não teria mais valor em dívida.

Nesse telefonema fui informada que não teria nada mais a pagar uma vez que na realidade tinha cancelado o serviço o serviço a mais de 10 dias do fim do período de faturação.

No dia 26 de abril recebo um SMS a informar que a fatura de abril no valor de 340 euros vai ser debitada na minha conta. Quando vou consultar essa fatura  aparece apenas como Créditos e débitos -340€

O direito de livre resolução permite cancelar o contrato sem custos, desde que cumpridos os prazos legais, especialmente em contratos celebrados à distância (telefone ou internet) e a operadora apenas pode cobrar um valor proporcional aos dias em que o serviço funcionou, valor esse que já foi pago.

Assim considero que esta cobrança é indevida e abusiva e solicito a anulação da fatura com base no livre direito de resolução, mencionando o DL n.º 24/2014.

Agradeço resposta para encerrar esta questão.

19 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
May 8, 2026

Boa tarde ​@FMoedas,

Agradecemos a sua mensagem.

Lamentamos que a resposta não vá de encontro com a sua expectativa.

Como partilhado, a questão apresentada foi esclarecida acima de acordo com as condições gerais de prestação de serviços. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
FMoedasAutor
Kilobyte
May 8, 2026

Para terminar uma pergunta

Os moderadores não deviam conhecer a lei?

Regime Aplicável aos Contratos Celebrados à Distância e aos Contratos Celebrados Fora do Estabelecimento Comercial

CAPÍTULO II - Dos contratos celebrados à distância e dos contratos celebrados fora do estabelecimento comercial

----------

Artigo 13.º - Obrigações do consumidor decorrentes da livre resolução do contrato

1 - Caso o fornecedor de bens não se ofereça para recolher ele próprio o bem, o consumidor deve no prazo de 14 dias a contar da data em que tiver comunicado a sua decisão de resolução do contrato nos termos do artigo 10.º, devolver ou entregar o bem ao fornecedor de bens ou a uma pessoa autorizada para o efeito.
       2 - Incumbe ao consumidor suportar o custo da devolução do bem, exceto nos seguintes casos:

a) Quando o fornecedor acordar em suportar esse custo; ou
              b) Quando o consumidor não tiver sido previamente informado pelo fornecedor do bem que tem o dever de pagar os custos de devolução.

3 - O consumidor deve conservar os bens de modo a poder restituí-los nas devidas condições de utilização, no prazo previsto no n.º 1, ao fornecedor ou à pessoa para tal designada no contrato.
       4 - O consumidor não incorre em responsabilidade alguma pelo exercício do direito de livre resolução, salvo o disposto no n.º 3 do artigo anterior.

Jorge C
Super User
Super User
May 9, 2026

Bom dia ​@FMoedas,

Sugiro que proceda conforme indicado pelo ​@CP001 que resolve a situação.

Já respondi à sua mensagem privada. 

Obrigado. 

Rafaela F.
Gestor da comunidade
May 9, 2026

Boa tarde, ​@FMoedas.

A situação já foi esclarecida e está de acordo com as condições especificas do serviço.

Partilhe com a comunidade caso surja outra questão. 

Obrigada, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
FMoedasAutor
Kilobyte
June 23, 2026

Boa tarde

Tive a receção da resposta transmitida pela NOS ao Centro de Arbitragem, na qual informam ter anulado a totalidade do valor reclamado, emitido a respetiva nota de crédito e confirmado a inexistência de quaisquer valores em dívida associados à minha conta.

Embora registe com satisfação a correção efetuada, não posso deixar de lamentar que a NOS apenas tenha reconhecido a inexistência da dívida após eu ter sido obrigada a recorrer ao Centro de Arbitragem para ver os meus direitos reconhecidos.

Apesar de a cobrança ter sido oportunamente contestada, a NOS manteve a sua posição e procedeu à comunicação dos meus dados para inclusão na base de dados partilhada gerida pela Informa D&B, situação que teve potencial para afetar a minha reputação enquanto consumidora e a minha relação com outras entidades participantes nessa base de dados.

Assim, atendendo a que a própria NOS reconhece agora que não existe qualquer valor em dívida, exijo que sejam adotadas de imediato todas as diligências necessárias para:

• Comunicar à Informa D&B a inexistência de qualquer dívida associada ao meu nome;
  • Determinar a remoção integral dos meus dados da base de dados partilhada de incumprimento;
  • Garantir que não subsiste qualquer registo, anotação ou referência associada a este processo que possa prejudicar a minha posição perante terceiros.

Solicito ainda que me seja enviada, por escrito, confirmação expressa de que:

1. Foi comunicada à Informa D&B a anulação da alegada dívida;
  2. Foi solicitado o apagamento do respetivo registo;
  3. O processo se encontra definitivamente regularizado, sem qualquer impacto futuro para a minha situação contratual ou creditícia.

Aproveito igualmente para manifestar o meu profundo desagrado pelo facto de ter sido incluída numa base de dados de incumprimento com fundamento numa cobrança que veio posteriormente a ser anulada pela própria NOS, e apenas após intervenção de uma entidade de resolução alternativa de litígios.

Jorge C
Super User
Super User
June 23, 2026

Boa tarde ​@FMoedas

Fico satisfeito que tenha resolvido a sua questão. 

E importante também recordar que a própria NOS já foi alvo de decisões da ANACOM relacionadas com práticas e informação ao consumidor: 

ANACOM aplica coimas à NOS superiores a um milhão de euros por violações das regras

Este registo fica como referência para outos clientes em situações semelhantes. 

Obrigado.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
June 23, 2026

@FMoedas isso é automático, mas se quer uma resposta por escrito vai ter que falar com o provedor.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
June 24, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@FMoedas e a ajuda da comunidade.

Em alternativa envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Jorge C
Super User
Super User
June 25, 2026

Bom dia ​@FMoedas,

Sugiro que envie a mensagem e partilhe feedback connosco. 

Obrigado.