Skip to main content
Header

e pedido de reembolso total de mensalidades cobradas indevidamente

Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente à cobrança indevida de uma mensalidade de 25€, que tenho vindo a verificar na minha fatura mensal, apesar de esta ter sido, aquando da celebração do contrato, comunicada como gratuita.

Após contacto com o vosso serviço de apoio ao cliente, fui informado(a) de que apenas poderia ser reembolsado(a) dos últimos dois meses, o que considero inaceitável e contrário à legislação em vigor.

Nos termos do n.º 1 do artigo 9.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho (Lei de Defesa do Consumidor), o consumidor tem direito à reparação dos danos patrimoniais e não patrimoniais causados por fornecimento de bens ou prestação de serviços defeituosos ou por práticas comerciais desleais, o que inclui a devolução integral de quantias cobradas indevidamente.

Adicionalmente, de acordo com o n.º 2 do artigo 10.º da mesma lei, o prestador de serviços é responsável por garantir a conformidade do serviço com o que foi contratualmente acordado, sob pena de restituição do valor pago.

Mais ainda, o artigo 289.º do Código Civil prevê que, havendo nulidade ou anulabilidade de uma cláusula contratual (como pode ser o caso de uma cobrança não prevista no contrato), os efeitos devem ser repostos como se essa cláusula nunca tivesse existido, incluindo a restituição das quantias pagas.

Dessa forma, venho exigir a devolução integral de todas as mensalidades cobradas indevidamente desde o início da faturação deste serviço, acrescida dos respetivos juros legais, se aplicável.

Caso não obtenha uma resposta satisfatória no prazo de 10 dias úteis, reservo-me o direito de apresentar reclamação junto da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e/ou do Livro de Reclamações Eletrónico, bem como de recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da minha área de residência.

Aguardo a vossa resposta com a maior brevidade possível.

Com os melhores cumprimentos,
Micaela Cardoso 

Nif *********

14 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 16, 2025

Amiga, isso de leis é pra falar com um advogado, não num fórum. já agora, apagua o nif do tópico que o fórum é publico e qualquer pessoa pode agora agarrar no seu nif e usa-lo pra fins menos legais. 

Mas qual é a questão ao certo? ficou isso por explciar… 

prometeram oferta de uma mensalidade e ela foi cobrada, é isso? já ligaste pro apoio ao cliente a pedir a devolução? 

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 16, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Micaela Filipa e a partilha do ​@Bruno Aleixo.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Por favor, partilhe connosco detalhes sobre a sua questão.

Obrigado

@Bruno Aleixo sim teem vindo a cobrar uma mensalidade de 25€, sim já liguei para o apoio ao cliente e dizem que só podem devolver dois meses. Já tentei pedir um contato para resolução mas nada. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 16, 2025

Boa tarde ​@Micaela Filipa,

Agradecemos a sua mensagem.

Por favor, detalhe-nos a sua questão para que possamos compreender e ajudar.

Obrigado

@João H. Boa tarde, como referi tem sido cobrado um valor de 25€  de uma mensalidade que deveria ser gratuita, isto á pelo menos um ano. Liguei para o apoio ao cliente no qual me disseram que só poderia reaver dois meses. O que fazer para reaver o restante das mensalidades? 

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Boa tarde ​@Micaela Filipa, continua a ser vaga na sua resposta, não esclarece a que se refere a mensalidade de 25 euros.

@Jose Rodrigues um pacote de canais premium! Com um valor de 25€ e que não deveria ser cobrado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 16, 2025

Boa tarde ​@Micaela Filipa,

Agradecemos a sua mensagem.

Partilhe connosco mais detalhes sobre a que pacote se refere.

Todas as ofertas são descriminadas no modelo resumo de contrato. Sugerimos que o consulte de forma a verificar se a oferta consta referida com a duração que indica.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 16, 2025

Mas se os canais têm esse custo, tem de pagar, não dá para devolver o valor agora

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 16, 2025

O ​@Guimas deu uma boa ajuda, ​@Micaela Filipa 

Obrigado,

@Guimas não tenho que pagar pois são canais de oferta, inclusive no apoio ao cliente assumem o erro, pois nunca deveria ter sido cobrado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 16, 2025

@Micaela Filipa, boa noite. 
Para que os canais estejam a ser debitados quer isto dizer que não procedeu a ativação ou com o código promocional ou em “Ofertas para si”.

Ainda assim, queremos verificar a situação e em caso de erro da nossa parte daremos o devido tratamento. Confirme-nos, por favor, o número da última fatura. 
Obrigado, 

Não é necessário, já fiz reclamação no livro Digital

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 16, 2025

Assim sendo, caso tenha alguma questão adicional, fale connosco, ​@Micaela Filipa 

Estamos disponíveis para ajudar. 
Obrigado,