Agradeço a existência deste Fórum, através do qual, há cerca de duas semanas, consegui finalmente resolver a dificuldade em desligar oficialmente o serviço da NOS — algo que não foi possível resolver nem em loja nem através do atendimento telefónico.
O pedido de cancelamento do contrato foi efetuado no dia 28 de novembro de 2025. Por não ter sido enviada atempadamente a mensagem “DESLIGAR”, o cancelamento acabou por ser confirmado através do preenchimento de formulário em loja, conforme indicação da própria NOS, tendo o equipamento sido entregue no dia 31 de dezembro, com comprovativo.
No entanto, no momento da entrega do equipamento, foi-me indicado em loja que ainda teria de confirmar o cancelamento por telefone, o que originou várias tentativas infrutíferas de contacto. Para além de não conseguir confirmar o cancelamento de um serviço que já se encontrava desligado, foi-me ainda enviada, por erro ou outra razão, documentação relativa a uma nova adesão, a qual nunca solicitei.
Só após intervenção neste Fórum, no dia 21 de janeiro, a NOS passou finalmente a considerar o serviço como “oficialmente” (ou digitalmente) cancelado.
Surpreendentemente, foi-me agora cobrada uma mensalidade referente ao mês de janeiro, fatura essa emitida já após o cancelamento do serviço. Presumo tratar-se de mais um lapso, uma vez que:
-
o pedido de cancelamento foi feito a 28 de novembro;
-
o formulário de cancelamento foi preenchido e o equipamento entregue em loja a 31 de dezembro;
-
possuo comprovativos de ambos os procedimentos;
-
durante o mês de janeiro, o serviço de internet no meu apartamento foi prestado e faturado por outro operador (DIGI).
Assim, não existe qualquer fundamento para a cobrança de uma mensalidade referente a janeiro, uma vez que o serviço se encontrava cancelado e não foi por mim utilizado.
Agradeço a correção célere desta situação e a anulação da referida cobrança indevida.