Skip to main content
Header

DEPARTMENTO DE VENDAS NOS - INCUMPRIMENTO CONTRATUAL / PRATICA COMERCIAL ENGANOSA

Mensagem enviado ao Dep. de Reclamações da NOS e denuncia feita à Provedoria da NOS e ANACOM.
Frui cliente da NOS desde a TV Cabo ha varias décadas , por razões de inexistência de NOS quando mudei para o campo aderi a outra operadora. No dia 7/7/26 fui contactada para uma readesão. Foi o caos e a chamada burla em nome da NOS.
Aconteceu a mais alguém?

Bom dia
No seguimento do nosso contacto telefónico de ontem relativamente ao incumprimento contratual, prática comercial enganosa e publicidade enganosa praticada pela colaboradora GABRIELA SILVA e pelo seu coordenador RUI OLIVEIRA através do NUMERO DE TELEMÓVEL +351 9** *** *** com início no dia 7/7/2026 e datas posteriores, agradeço que tenha em conta o texto a seguir e proceda de acordo com o mesmo:

Reclamação por incumprimento das condições apresentadas durante a adesão ao serviço NOS

Venho, por este meio, apresentar uma reclamação relativamente ao processo de adesão aos serviços da NOS, por considerar que a minha decisão de contratar foi baseada em informações e garantias prestadas pelos vossos colaboradores que posteriormente não foram cumpridas.

A adesão ao serviço foi realizada após contacto telefónico com a colaboradora Gabriela Silva, tendo posteriormente também falado com o seu superior, Rui Oliveira.

Durante essas chamadas foi-me garantido, de forma clara e inequívoca, que:

* A NOS assumiria o pagamento da fatura de cancelamento da minha anterior operadora; foi-me também confirmada
*A entrega gratuita de um extensor de sinal e uma mensalidade grátis 
* Que o equipamento da operadora anterior seria recolhido pela mesma na minha morada, sendo esta ação tratada directa e internamente pela NOS com essa operadora
* Caso decidisse não manter o serviço da NOS durante o período experimental de 30 dias, a própria NOS trataria de todo o processo de reinstalação do serviço da anterior operadora, sem que eu tivesse de me preocupar com esse procedimento, não me sendo debitado qualquer valor.

Estas garantias foram determinantes para a minha decisão de aceitar a adesão ao serviço da NOS.

Contudo, no decurso do mencionado período experimental, verifiquei com a colaboradora do Dep. de Reclamções TÂNIA DA SILVA em contacto telefónica ontem dia 31/7 por volta das 17:00, que nenhuma destas promessas foi cumprida. Desde então, tentei por diversas vezes contactar a colaboradora Gabriela Silva através do número que me foi disponibilizado (tenho provas e testemunhas) bem como por mensagem, sem qualquer resposta. Posteriormente, deixou igualmente de atender as minhas chamadas.

Considero esta situação extremamente grave, uma vez que aceitei celebrar o contrato com base em condições que me foram apresentadas pelos vossos representantes e que influenciaram diretamente o meu consentimento.

Assim, solicito:

1. A preservação e análise das gravações de todas as chamadas telefónicas efetuadas entre mim e os colaboradores GABRIELA  SILVA e RUI OLIVEIRA, bem como de quaisquer outras chamadas relacionadas com esta contratação;
2. A confirmação do conteúdo dessas chamadas, onde foram prestadas as garantias acima descritas;
3. A resolução desta situação, assumindo a NOS a responsabilidade pelos prejuízos decorrentes do incumprimento das condições que me foram apresentadas no momento da venda.

Caso esta situação não seja resolvida de forma satisfatória, reservarei o direito de recorrer às entidades competentes para defesa dos meus direitos enquanto consumidora.

Irei enviar cópia desta reclamação para outras entidades de regulação contratual e reclamações contratuais. 

Aguardo uma resposta célere e uma resolução adequada para esta situação.

Com os melhores cumprimentos,

5 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 1, 2026

O 1º e 2º ponto não é possivel. A NOS não tem acesso a essas chamadas., dado que não são seus representantes. Não fazem parte da NOS.

O 3º ponto, irá ser analisado mas a partir das informações do contrato pois é o unico sitio onde se pode ver os factos.

A NOS assume até uma mensalidade da operadora anterior. 

A NOS não tem de momento forma de oferecer um extensor de sinal. Pode ter a possibilidade de oferecer uma mensalidade, leia o contrato.

A recolha dos equipamentos da outra operadora, é entre si e a outra operadora.

Há alguma polémica com o periodo experimental mas geralmente são 14 dias. Podem ser cobradas taxas de instalação na mesma.

A NOS nunca iria tratar de reinstalar o serviço de outra operadora, não faz sentido sequer.

A NOS tem que saber é quem está no Departamento de Vendas a defraudar e a enganar potenciais clientes. É nas bases que começa a reputação da empresa (e eu sei do que estou a falar). 

Se têm vigaristas e burlões a falar em nome da empresa, é essa a imagem que estão criar. Durante décadas a minha operadora, perdeu neste contacto toda a reputação e credibilidade!

Levarei até às ultimas instâncias e consequências este assunto para que estes dois burlões não enganem mais niguem!

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 3, 2026

Bom dia ​@Mafalda Restelo, bem-vinda ao Fórum NOS.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário para sua proteção.
Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é pública e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda do ​@Guimas sobre este tema.

Não nos revemos no género de prática que descreve, pelo que lamentamos sinceramente a situação.

Vamos ajudar a analisar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o NIF associado ao contrato.

Obrigada

Olá Rafaela,

Agradeço que se identifique pf.

É da NOS? O processo já deu também entrada no Dep. de Reclamções da NOS atraves da colaboradora Tânia da Silva. 

Outras chamadas nomeadamente com Departamento Técnico também poderão ser consultadas internamente.

Já tive a confirmação por parte da NOS de que o contacto telefonico efectuado no dia 7/7 (sobre as questões contratuais) pela funcionária Gabriela Silva nao foi gravado (apesar de esta me ter dito que sim) por esta ser considerada uma “terceirista” (?) … whatever that means… 

Como é possivel isto acontecer? Significa que estes colaboradores terceiristas podem dizer o que quiserem ao cliente, sem qualquer possibilidade de refutação de provas! Inclusive, soube também atraves da NOS que esta colaboradora mencionou que o contacto foi presencial (?!!). Eu estava em casa e tenho testemunhas!

Considero muito grave esta forma de “extorquir” contratos aos potenciais clientes e espero uma ação por parte da empresa.

Volto a elogiar todo o apoio do Departamento Técnico nas pessoas do Sr. Paulo Ribeiro e da Sra. Lurdes Pinto. Uma especial mencão à colaboradora Sra. TÂNIA DA SILVA pelo acompanhamento extraordinário durante todo o processo.

Poderá consultar o processo através das vias internas. Fico a guardar a sua resposta-

Cumprimenmtos,

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 3, 2026

Boa tarde ​@Mafalda Restelo,

De forma a esclarecer, o Fórum NOS é uma comunidade online onde utilizadores podem partilhar dúvidas e sugestões e encontrar respostas a temas relacionados com produtos e serviços NOS. Utilizadores e equipa de moderação não têm acesso aos seus dados de cliente, pelo que não temos informações sobre a situação a que se refere.

Informamos ainda que a equipa de moderação encontra-se identificada. Saiba mais em:

Relativamente à situação que nos descreve, lamentamos o sucedido. 😟

Pelo que compreendemos, esta encontra-se já em acompanhamento pelas equipas NOS responsáveis, pelo que é necessário aguardar a sua resolução, por favor.

Estamos disponíveis para ajudar em qualquer questão que surja.

Obrigada