Skip to main content
Header
Kilobyte
September 10, 2026

Cobrança indevida de rooming

• September 10, 2026
  • 5 comentários
  • 38 visualizações

Assunto: Contestação de Fatura – Cobrança Indevida de Roaming de Dados no Egito (Valor: 61,50€)
N.º de Cliente: *********
N.º de Telemóvel associado: *********

Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal e contestar o valor de 61,50€ (cinquenta euros acrescidos de IVA à taxa legal) incluído na minha última fatura, referente a um alegado consumo de roaming de dados (aproximadamente 6 MB) no Egito.

Esta cobrança é manifestamente indevida e ilegal pelos seguintes fundamentos:

1. Ausência de Intencionalidade e Duplicação de Serviço: Para a minha viagem ao Egito, planeei atempadamente a minha conectividade e adquiri um eSIM local com dados ilimitados. O meu telemóvel estava configurado para utilizar exclusivamente o referido eSIM para tráfego de dados. O consumo marginal de escassos megabytes na rede NOS decorreu de forma totalmente involuntária em segundo plano (atualizações automáticas do sistema) no breve instante de ligação à rede local, sem qualquer navegação ativa da minha parte.
  2. Violação do Dever de Informação e Alerta (Regulamento da ANACOM): De acordo com as normas em vigor impostas pela ANACOM, os operadores móveis estão obrigados a enviar uma mensagem escrita de aviso (SMS) assim que o utilizador inicia uma sessão de roaming de dados, alertando para os custos e para a proximidade do limite máximo de segurança. Não recebi qualquer SMS de aviso por parte da NOS, tendo o serviço sido imediatamente bloqueado no valor máximo do travão legal (61,50€) sem me dar qualquer oportunidade de reagir ou desligar manualmente o cartão.
  3. Desproporcionalidade Manifesta: Cobrar o valor máximo de 61,50€ por uns meros 6 MB de dados constitui um abuso tarifário e uma desproporcionalidade inaceitável face ao serviço efetivamente prestado, configurando enriquecimento sem causa.

Face ao exposto, e considerando que agi de boa-fé ao salvaguardar a minha internet através de um eSIM próprio para o destino, solicito a anulação imediata do valor de 61,50€ ou o respetivo crédito/estorno na minha conta de cliente.

Caso a situação não seja resolvida com a brevidade necessária, avançarei com o processo junto das entidades de arbitragem de conflitos de consumo e junto da ANACOM.

Melhores cumprimentos,
Agostinho Moreira robalinho 

5 Comentários

Guimas
Super User
Super User
September 10, 2026

O valor é devido.

Ausência de intencionalidade não significa nada. Usas um serviço, tens que pagar. 

As mensagens demoram tempo a ser processadas entre operadoras/redes, o que tu fazes em 2º plano é mais rápido por isso atingiste o limite instantaneamente.

Desproporcionalidade? O valor sempre foi esse, está escrito no site/condições de roaming. Se não sabias , a culpa não é da operadora. 

Kilobyte
September 11, 2026

Como assim se não usei.Compei um esim com dados eimitados para usar durante a estadia no Egipto,não usei a Nos,e cobram 60 euros por 6Mb?Tu não deves estar a ver bem as coisas.

João H.
Gestor da comunidade
September 11, 2026

Boa tarde ​@agostinho,

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Os valores praticados em roaming para cada destino estão disponíveis para consulta prévia à viagem no Site NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
September 11, 2026

Boa tarde obrigado pela informação acerca dos dados pessoais.Com respeito ao meu problema eu adquiri um esim internacional com dados ilimitados,por consequência quando pus o telemóvel em modo de voo em Portugal desliguei o sim da nos e liguei o sim do egipto estando eu ainda em Portugal,agora diga me você como é possível haver 6Mb de consumo e sem receber nenhuma mensagem da operadora a dizer que entrei em espaço de rooming,mas também não podia receber pois desativei o cartão da nós.

João H.
Gestor da comunidade
September 11, 2026

Boa tarde ​@agostinho,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número de telemóvel em causa.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.