Skip to main content
Header
Byte
September 10, 2026

Cobrança indevida de rooming

• September 10, 2026
  • 2 comentários
  • 16 visualizações

Assunto: Contestação de Fatura – Cobrança Indevida de Roaming de Dados no Egito (Valor: 61,50€)
N.º de Cliente: C828764113
N.º de Telemóvel associado: 935292888

Exmos. Senhores,

Venho por este meio apresentar uma reclamação formal e contestar o valor de 61,50€ (cinquenta euros acrescidos de IVA à taxa legal) incluído na minha última fatura, referente a um alegado consumo de roaming de dados (aproximadamente 6 MB) no Egito.

Esta cobrança é manifestamente indevida e ilegal pelos seguintes fundamentos:

1. Ausência de Intencionalidade e Duplicação de Serviço: Para a minha viagem ao Egito, planeei atempadamente a minha conectividade e adquiri um eSIM local com dados ilimitados. O meu telemóvel estava configurado para utilizar exclusivamente o referido eSIM para tráfego de dados. O consumo marginal de escassos megabytes na rede NOS decorreu de forma totalmente involuntária em segundo plano (atualizações automáticas do sistema) no breve instante de ligação à rede local, sem qualquer navegação ativa da minha parte.
  2. Violação do Dever de Informação e Alerta (Regulamento da ANACOM): De acordo com as normas em vigor impostas pela ANACOM, os operadores móveis estão obrigados a enviar uma mensagem escrita de aviso (SMS) assim que o utilizador inicia uma sessão de roaming de dados, alertando para os custos e para a proximidade do limite máximo de segurança. Não recebi qualquer SMS de aviso por parte da NOS, tendo o serviço sido imediatamente bloqueado no valor máximo do travão legal (61,50€) sem me dar qualquer oportunidade de reagir ou desligar manualmente o cartão.
  3. Desproporcionalidade Manifesta: Cobrar o valor máximo de 61,50€ por uns meros 6 MB de dados constitui um abuso tarifário e uma desproporcionalidade inaceitável face ao serviço efetivamente prestado, configurando enriquecimento sem causa.

Face ao exposto, e considerando que agi de boa-fé ao salvaguardar a minha internet através de um eSIM próprio para o destino, solicito a anulação imediata do valor de 61,50€ ou o respetivo crédito/estorno na minha conta de cliente.

Caso a situação não seja resolvida com a brevidade necessária, avançarei com o processo junto das entidades de arbitragem de conflitos de consumo e junto da ANACOM.

Melhores cumprimentos,
Agostinho Moreira robalinho 

2 Comentários

Guimas
Super User
Super User
September 10, 2026

O valor é devido.

Ausência de intencionalidade não significa nada. Usas um serviço, tens que pagar. 

As mensagens demoram tempo a ser processadas entre operadoras/redes, o que tu fazes em 2º plano é mais rápido por isso atingiste o limite instantaneamente.

Desproporcionalidade? O valor sempre foi esse, está escrito no site/condições de roaming. Se não sabias , a culpa não é da operadora. 

Byte
September 11, 2026

Como assim se não usei.Compei um esim com dados eimitados para usar durante a estadia no Egipto,não usei a Nos,e cobram 60 euros por 6Mb?Tu não deves estar a ver bem as coisas.