Skip to main content
Header
Kilobyte
September 2, 2026

Alteração desonesta de pré-acordo com linha de retenção

• September 2, 2026
  • 1 comentário
  • 32 visualizações

Boa tarde,

Sou cliente NOS (e ZON, e TV Cabo do qual um dos meus e-mails está registado) e estou desfifelizado há dois anos. Não me apeteceu nessa altura passar pelo suplício similar ao que relato a seguir.

No dia 19 de agosto, enchi-me de coragem e, em conversa gravada por uma funcionária (cujo nome mantenho em reserva) da linha de retenção NOS, ficou prometido um conjunto de funcionalidades por um determinado valor. Conhecendo o histórico longo da NOS, que raramente me enviava por escrito o que tinha sido acordado em diversas negociações anteriores, deixei claro que só aceitaria o que me estava a prometer e garantir verbalmente se me enviasse de imediato, por escrito para o meu email, as condições que tinham sido conversadas. Referiu-me que não conseguia fazê-lo no momento, mas que eu as receberia em breve (grande surpresa...).

Mais tarde fui contactado por outros dois funcionários que me garantiram que a informação me seria enviada em 2 ou 3 dias úteis.

Passados 11 dias úteis, ontem, dia 1 de setembro de 2026, recebo finalmente a “proposta” supostamente negociada: com um valor mais elevado que o que tinha sido garantido, com um débito binário inferior ao garantido, com opções de desconto por débito direto nunca conversadas nem anuídas por mim, com a proposta de um modelo de router totalmente desadequado para a finalidade, que nem deveria ser considerado senão por má fé, pois não garante as condições de débito binário requeridas, ou seja, como infelizmente já previa, a proposta por escrito era indigna de uma operadora como a NOS, pois quem a produziu dificilmente estaria a fazê-lo de boa-fé, ou por total descoordenação.

Tentei por duas vezes esclarecer a situação telefonando para a retenção da NOS no próprio dia, apesar de muito inconveniente, e os funcionários que me atenderam (cujos nomes mantenho em reserva), com aproximadamente duas horas de intervalo, referiram-me que TINHAM O SISTEMA EM BAIXO, pelo que não me podiam ajudar na altura mas que (ambos me prometeram isso) me ligariam assim que tivesses sistema operacional! Até hoje, mais de 24 horas depois, não me ligaram! Se a NOS teve -- custa-me muito acreditar -- o sistema em baixo, ainda por cima 24 horas, teria muito que explicar -- e pagar -- de acordo com o regulamento NIS 2 que se encontra em vigor.

Cereja em cima do bolo: fui contactado hoje, dia 2 de setembro, para saber do meu grau de satisfação com a chamada de ontem!!! Quando referi o que se passou, a funcionária (cujo nome mantenho em reserva) disse-me que não tinha nada a ver com o assunto! 

Uma vez que telefonicamente me é impossível esclarecer este assunto, continuarei desfidelizado pois não aceitei nem por SMS nem por e-mail as condições totalmente desconformes que me enviaram por escrito, e tratarei de contactar outras operadoras que cumpram o que acordam com os clientes. Confesso que já não tenho paciência para este grau zero de confiabilidade…

Assina: Um cliente de longa data que lamenta muito o estado a que isto chegou.

1 Comentário

João H.
Gestor da comunidade
September 2, 2026

Boa tarde ​@Pedro SF,

Agradecemos o seu testemunho e o detalhe partilhado sobre a situação.

Compreendemos a importância de existir correspondência entre as condições apresentadas durante um contacto e a informação posteriormente disponibilizada por escrito. No entanto, através do Fórum não nos é possível validar ou analisar os detalhes de uma negociação ou de uma chamada específica.

De forma a podermos ajudar a acompanhar, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.