Skip to main content
Header
Megabyte
January 8, 2023
Respondido

93(1209) - Reclamação

Na minha fatura FT 202390/84389, após analisar o detalhe, verifico que existem várias cobranças para o número de destino 93(1209), no valor de €0,405. Nunca utilizei este número de destino. Pretendo ser esclarecido desta situação, que pretendo urgentemente clarificada. Pretendo ainda uma nota de crédito relativo a todos os valores nestas condições, a tempo do pagamento do referido documento. 

Melhor resposta por Mário P.

@Jota_jota, boa tarde.

O 1209 é a linha de gestão dos serviços de subscrição. 

Subscreveu algum serviço relacionado com o acesso à Internet e email, mobile TV ou Alertas?
    Obrigado,

52 Comentários

Olaf
    Super User
    Super User
    October 22, 2024

deveria ter metido o telemovel em modo de voo para não se ligar ao operador do país 

Kilobyte
    October 22, 2024

deveria ter metido o telemovel em modo de voo para não se ligar ao operador do país 

Muito agradecida pelo esclarecimento, mas gostaria que algum colaborador da NOS me respondesse e esclarecesse essa questão. Antes de viajar, liguei ao apoio ao cliente para saber mesmo o que deveria fazer para evitar o roaming e o que me sugeriram foi desativar esses serviços no telemóvel e comprar um chip do operador local.  Ninguém, me falou em passar para o modo de voo…

Como o hotel tinha o wi-fi gratuito preferi usar esse serviço.

Obrigada

Mário P.
    Gestor da comunidade
    October 22, 2024

@Isaura Pinto, boa tarde. 

Compreendemos, mas houve uma ligação ao operador e, por conseguinte, um consumo para que este nos tenha informado desse consumo. Cabe ao utilizador consultar os custos da utilização do serviço antes de se deslocar para o país de destino. 😥

A totalidade das comunicações realizadas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais prestadores do serviço ao cliente, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos relativamente às comunicações realizadas, pelo que o valor é devido.

De futuro para que situações como estas não ocorram sugerimos que mantenha o telemóvel em modo voo ou que inative a autenticação às redes automaticamente, mantendo assim a apenas a ligação manual.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    October 24, 2024

Obrigada pelo esclarecimento, Mário P.

Só para que conste, eu desativei a autenticação automática às redes, mas o iphone repunha automaticamente essa autenticação… não sei como.

Eu consultei os custos dos serviços roaming na vossa página antes de embarcar, daí ter desativado tudo o que que permitia qualquer ligação automática. 🤔

De qualquer modo, julgo que deve ser dado conhecimento público na página da NOS /Roaming da necessidade de selecionar o modo voo, bem como os colaboradores da área do Apoio ao Cliente, que em vez de apenas publicitarem os serviços oferecidos pela NOS, deviam prestar esses esclarecimentos úteis aos seus clientes, sobretudo quando lhes é solicitada uma informação específica.

Cumprimentos

João H.
    Gestor da comunidade
    October 24, 2024

Boa tarde @Isaura Pinto,

Agradecemos o seu testemunho e também a partilha com a comunidade.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    November 10, 2024

Este mês voltou a ser cobrado duas vezes do número 1209, coincide com mensagens do mau tempo, nunca aderimos a nada, como fazer para acabar com estas cobranças indevidas?

Mário P.
    Gestor da comunidade
    November 10, 2024

Boa tarde, @Jota_jota
    Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil @Fórum vamos verificar a situação.

Obrigado,  

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    March 22, 2025

Podem ajuda aparece cobraca MMS para este numero 351931209 como posso mandar numero deste tipo?Não sera erro?

MiPortugaPC
    Megabyte
    March 22, 2025

Também me apareceu hoje cobrança 0.40 931209 sou cliente 48H tenho iPhone 16 Pro max

MiPortugaPC
    Mário P.
    Gestor da comunidade
    March 22, 2025

@MiPortugaPC, boa noite. 
    Os MMS não se encontram incluídos nos tarifários pelo que sempre que existe o envio, há lugar a custo. 
    Pretende bloquear o serviço de envio de MMS?

Obrigado,