Skip to main content
Header

Modo de segurança wi~fi no Router NOS

ze2000

Boa tarde,

Queria deixar aqui uma sugestão para os programadores do router da NOS.

Quando o router é reiniciado por falta de electricidade e depois volta a ser ligado,

o modo de segurança do wi-fi 2.4 Ghz e 5 Ghz vai para o padrão WPA + WPA2 (programado no firmware do router) em vez do mais seguro WPA2.  Quando isso acontece, o  meu computador avisa me que o wi-fi não está seguro.

Para resolver isso tenho sempre que ir ao NOS NET e no wi-fi / configurações avançadas alterar o WPA + WPA2 para a opção mais segura WPA2 do 2.4 Ghz e 5 Ghz. 

Como estamos em 2025, não era já tempo o firmware do router ser atualizado para escolher por padrão a opção só WPA2 ???

20 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 6, 2025

Boa tarde ​@ze2000,

Agradecemos a sua mensagem e sugestão.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Compreendemos o que indica, contudo, os routers da NOS vêm configurados por defeito com WPA/WPA2 (também chamado “modo misto”) para garantir compatibilidade com dispositivos mais antigos.

O modo misto WPA/WPA2 permite que equipamentos antigos (que só suportam WPA) ainda consigam ligar-se. Se o router estivesse definido apenas para WPA2, esses dispositivos antigos (por exemplo, impressoras Wi-Fi, câmaras IP ou smartphones de há mais de 10 anos) não conseguiriam autenticar na rede.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão ou sugestão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

ze2000
  • Autor
  • Megabyte
  • November 6, 2025

Boa tarde ​@ze2000,

Agradecemos a sua mensagem e sugestão.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Compreendemos o que indica, contudo, os routers da NOS vêm configurados por defeito com WPA/WPA2 (também chamado “modo misto”) para garantir compatibilidade com dispositivos mais antigos.

O modo misto WPA/WPA2 permite que equipamentos antigos (que só suportam WPA) ainda consigam ligar-se. Se o router estivesse definido apenas para WPA2, esses dispositivos antigos (por exemplo, impressoras Wi-Fi, câmaras IP ou smartphones de há mais de 10 anos) não conseguiriam autenticar na rede.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão ou sugestão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

E quantos equipamentos de mais de 10 anos ė que ainda anda em circulação? Julgo que seja uma minoria ou praticamente nenhuns. A maioria tem que levar com esta situação inconveniente e ultrapassada, enquanto a minoria não pode ter o trabalho de ir ao router e fazer a alteração para o modo misto, duvido que ninguém hoje em dia não tenho pelo menos 1 equipamento compatível com o WPA2 em.que posso ter acesso ao router e fazer essa alteração. Estamos em 2025 e não em 2015.

Se esta situação não for alterada a curto prazo, na próxima vezes que a luz faltar ou ter que desligar o router ou o router reiniciar na madrugada por motivos técnicos, que acontece várias vezes por mês, vou sempre ligar e entupir a linha apoio ao cliente e solicitar como alterar para o WPA2. 

MrCloudPT
  • Megabyte
  • November 6, 2025

Boa tarde, qual é o seu router? Por norma penso que consegue ter acesso a mais protocolos de segurança Wi-Fi se aceder ao painel do router diretamente, normalmente http://192.168.1.1 com o utilizador e password: admin / admin

ze2000
  • Autor
  • Megabyte
  • November 6, 2025

Boa tarde, qual é o seu router? Por norma penso que consegue ter acesso a mais protocolos de segurança Wi-Fi se aceder ao painel do router diretamente, normalmente http://192.168.1.1 com o utilizador e password: admin / admin

Boa tarde,

Consigo aceder ao painel do router diretamente mas a opção de segurança wi-fi não aparece, . Só tenho a segurança do wi-fi no nosnet.pt. Tenho o Giga Router. 

MrCloudPT
  • Megabyte
  • November 6, 2025

Boa tarde,

Consigo aceder ao painel do router diretamente mas a opção de segurança wi-fi não aparece, . Só tenho a segurança do wi-fi no nosnet.pt. Tenho o Giga Router. 

Boa tarde, qual é a versão do seu giga router? Se for o Giga Router Wi-Fi 6 tente aceder diretamente com os links:

Wi-Fi 2.4Ghz: http://192.168.1.1/2.0/gui/#/wifi/2.4GHz/priv/basic

Wi-Fi 5Ghz: http://192.168.1.1/2.0/gui/#/wifi/5GHz/priv/basic

Deve fazer configurações no Wi-Fi 2.4 e 5Ghz pois como são Wi-Fi’s diferentes ficam ambos a parte.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 6, 2025

E quantos equipamentos de mais de 10 anos ė que ainda anda em circulação? Julgo que seja uma minoria ou praticamente nenhuns. A maioria tem que levar com esta situação inconveniente e ultrapassada, enquanto a minoria não pode ter o trabalho de ir ao router e fazer a alteração para o modo misto, duvido que ninguém hoje em dia não tenho pelo menos 1 equipamento compatível com o WPA2 em.que posso ter acesso ao router e fazer essa alteração. Estamos em 2025 e não em 2015.

Se esta situação não for alterada a curto prazo, na próxima vezes que a luz faltar ou ter que desligar o router ou o router reiniciar na madrugada por motivos técnicos, que acontece várias vezes por mês, vou sempre ligar e entupir a linha apoio ao cliente e solicitar como alterar para o WPA2. 

É um ponto de vista, mas se pensares sobre o assunto, pessoas com telemóveis mias antigos ou desatualizados, serão pessoas com mais idade e menos conhecimento para estas coisas como ir configurar normas de segurança ao router. Enquanto isso, pessoas que têm equipamentos mais recentes, são as que valorizam isso, ou seja pessoas com maior conehcimento tecnológico, e por isso maior facilidade em fazer estas configurações simples.

Em resumo, percebo o teu ponto, mas pela minha explicação, não concordo com o que sugeres. 

um bem haja 

ze2000
  • Autor
  • Megabyte
  • November 6, 2025

É um ponto de vista, mas se pensares sobre o assunto, pessoas com telemóveis mias antigos ou desatualizados, serão pessoas com mais idade e menos conhecimento para estas coisas como ir configurar normas de segurança ao router. Enquanto isso, pessoas que têm equipamentos mais recentes, são as que valorizam isso, ou seja pessoas com maior conehcimento tecnológico, e por isso maior facilidade em fazer estas configurações simples.

Em resumo, percebo o teu ponto, mas pela minha explicação, não concordo com o que sugeres. 

um bem haja 

Se pensar mesmo bem sobre o assunto, quem ė que configurou esses telemóveis antigos com acesso ao wi-fi a essas pessoas de mais idade com menos conhecimento para estas coisas? 

Ė só pensar um pouco.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 6, 2025

Uma coisa é olhar para um autocolante e copiar um código, outra coisa é aceder a uma página de configurações e configurar normas wi-fi… isso parece casmurrice, desculpa lá.

Btw, alguém com um equipamento outdated não consegue aceder pra modificar a configuração. Alguém com um equipamento atual consegue aceder e modifica-la… 

Nem é preciso pensar muito. 

ze2000
  • Autor
  • Megabyte
  • November 6, 2025

Uma coisa é olhar para um autocolante e copiar um código, outra coisa é aceder a uma página de configurações e configurar normas wi-fi… isso parece casmurrice, desculpa lá.

Btw, alguém com um equipamento outdated não consegue aceder pra modificar a configuração. Alguém com um equipamento atual consegue aceder e modifica-la… 

Nem é preciso pensar muito. 

aceder a uma página de configurações e ter que configurar normas wi-fi várias vezes por mês ė ridículo. Será assim tão difícil programar o firmware para memorizar a configuração WPA2 ou WPA2/WPA?   O que chama casmurrice, eu chamo um direito como cliente que paga uma mensalidade tal como os idosos sem conhecimentos técnicos.  Não ė para haver filhos e enteados.

Tive 5 anos na MEO e nunca tive que alterar normas wi-fi. O router sempre mantinha WPA2 como padrão.

Como ė que clientes MEO com telemóveis antigos tem acesso ao wi-fi e sem maneira de aceder a configuração?  

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 6, 2025

É bug do router 5.0v2, hitron, é esse que tens?

ze2000
  • Autor
  • Megabyte
  • November 7, 2025

É bug do router 5.0v2, hitron, é esse que tens?

É um Giga Router 5.0 v2.  Se é um bug, ainda tenho mais razão para me queixar,  um bug conhecido é para ser corrigido . Quantas pessoas deve haver nesta NOS com este router que não conhecem este problema e andam com uma segurança wifi WPA do seculo passado sem saberem.  Mas pronto, para a NOS isso não interessa.  Os velhos com telemoveis descontinuados tem a sua internet. Para a NOS o WPA congtinua como padrao para internet em casa, mas para fora de casa o 3G já não interessou para estas pesssoas com equipamentos antigos (que só suportam 2G 3G.  

ze2000
  • Autor
  • Megabyte
  • November 7, 2025

Para variar, esta noite passada o router foi reiniciado remotamente, e como era de esperar a segurança do wi-fi voltou ao WPA + WPA2.  Não há uma semana que isto não acontece, acrescentando quando acontece falhas de luz.

como não sou bruxo para adivinhar, tenho que verificar isto diariamente no meu computador. É isto que aparece no computador quando o router volta ao WPA + WPA2.

E lá vou eu mais uma vez alterar aquela porcaria para o WPA2 onde a mensagem Weak Security desaparece.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 7, 2025

Se tens falhas de luz com tanta frequência, devias falar com um eletricista ou EDP, eu não tenho falhas de luz durante o ano inteiro, por isso não costumo ter o router a reiniciar e dar resets. Deve ser por isso que essa questão nunca me incomodou.

um bem haja 

ze2000
  • Autor
  • Megabyte
  • November 7, 2025

Se tens falhas de luz com tanta frequência, devias falar com um eletricista ou EDP, eu não tenho falhas de luz durante o ano inteiro, por isso não costumo ter o router a reiniciar e dar resets. Deve ser por isso que essa questão nunca me incomodou.

um bem haja 

As falhas da luz é raro, tenho o router ligado a um UPS, mas o UPS não alimenta os amplificadores na rua que não funcionam sem luz, o reiniciar do router remotamente por a NOS nas madrugadas é que acontece varias vezes por mês, incluindo esta noite passada, que até deu jeito para este assunto. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 7, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@ze2000 e testemunhos da comunidade sobre o tema.

Após reinicio do router, alguma outra configuração por si feita é reposta para além da norma de encriptação?

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao router e altere as suas credenciais de acesso my NOS/ NOS NET. 

Partilhe connosco se a situação se mantém após este procedimento.

Obrigado

ze2000
  • Autor
  • Megabyte
  • November 7, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@ze2000 e testemunhos da comunidade sobre o tema.

Após reinicio do router, alguma outra configuração por si feita é reposta para além da norma de encriptação?

Sugerimos que faça um reset de fábrica ao router e altere as suas credenciais de acesso my NOS/ NOS NET. 

Partilhe connosco se a situação se mantém após este procedimento.

Obrigado

Só a norma de encriptação ė alterada. O resto ė mantido como eu configurei.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 7, 2025

Boa tarde ​@ze2000,

Agradecemos a sua mensagem e novamente, o seu alerta e sugestão sobre o tema.

Conforme partilhado, iremos endereçar este tema junto das equipas NOS responsáveis para que possa ser alvo da melhor apreciação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

ze2000
  • Autor
  • Megabyte
  • November 7, 2025

Boa tarde ​@ze2000,

Agradecemos a sua mensagem e novamente, o seu alerta e sugestão sobre o tema.

Conforme partilhado, iremos endereçar este tema junto das equipas NOS responsáveis para que possa ser alvo da melhor apreciação.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Vou aguardar resposta antes de ter o trabalho de fazer reset de fábrica ao router e alterar as credenciais de acesso ao my NOS/ NOS NET. Que duvido que resolva o problema.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 7, 2025

Boa tarde ​@ze2000,

Agradecemos a sua mensagem.

A sugestão foi partilhada no caso de todas as configurações feitas sofrerem reset no reinicio do router. Poderá, ainda assim fazer reset, no sentido de corrigir possível erro no funcionamento do router que esteja a levar a esta alteração da norma wi-fi sem a sua intervenção. 

Relativamente à sua sugestão de ter como predefinição a norma WPA2 nos routers NOS, esta foi endereçada internamente.

Obrigado

ze2000
  • Autor
  • Megabyte
  • November 7, 2025

Boa tarde ​@ze2000,

Agradecemos a sua mensagem.

A sugestão foi partilhada no caso de todas as configurações feitas sofrerem reset no reinicio do router. Poderá, ainda assim fazer reset, no sentido de corrigir possível erro no funcionamento do router que esteja a levar a esta alteração da norma wi-fi sem a sua intervenção. 

Relativamente à sua sugestão de ter como predefinição a norma WPA2 nos routers NOS, esta foi endereçada internamente.

Obrigado

Vou aguardar novidades.

Obrigado