Skip to main content
Header
Byte
May 2, 2026
Respondido

Sem sinal 5G na Cave de meu Prédio

Desde que me mudei para meu apartamento atual, estou enfrentando muitas dificuldades com a rede móvel.

Antes morava no código postal 2735-671 (São Marcos / Agualva Cacém), e sempre tinha uma boa rede 5G e uma internet de altíssima qualidade no telemóvel, ultrapassando 100mb de velocidade, o que era muito bom, pois conseguia fazer tudo no telemóvel.

Agora, moro no código postal 2700-142 (Amadora / Mina de Água), e o sinal 4G está extremamente fraco! Tenho apenas 2 barras de sinal (4G) e não consigo ter acesso nenhum de (5G), e isso começou a exatamente 2 dias, e que é quando me mudei para a CAVE que estou.

Preciso muito de ajuda, pois tanto o meu telemóvel como também o telemóvel de minha esposa está com a conexão de internet extremamente lenta.

Já tentei reiniciar o aparelho, ir para as janelas do CAVE (2 duas janelas bem grandes, como se fosse de casa mesmo que dão acesso a varanda aberta), e mesmo assim não consigo nenhum sinal 5g, alguém pode me ajudar por favor ? 

Aparelhos que utilizamos: 

iPhone 15 

iPhone 14 

Melhor resposta por Jorge C

Boa noite ​@Pedro Camargos

Pelo que descreve, a situação estará relacionada com a localização da habitação (cave) e não com uma avaria do serviço.

Em espaços abaixo do nível da rua, como caves, é normal verificar:

• Redução significativa do sinal móvel

• Ausência de rede 5G

• Velocidades de dados mais reduzidas

Isto deve-se aos materiais de construção (betão, ferro, entre outros), que dificultam a propagação do sinal, sobretudo nas frequências utilizadas pelo 5G.

Os equipamentos que indica (iPhone 15 e iPhone 14) não estarão na origem da situação.

Sugiro que valide o seguinte:

• Se à superfície (na rua) consegue aceder à rede 5G e obter boas velocidades

• Se, junto às janelas, existe alguma melhoria do sinal

Caso no exterior o serviço funcione corretamente, ficará confirmado que se trata de uma limitação de cobertura no interior da cave.

Como alternativa, poderá:

• Utilizar uma rede Wi-Fi para acesso à internet

Se verificar dificuldades também no exterior, agradeço que indique para que seja possível analisar a cobertura na sua zona. 

Obrigado.

2 Comentários

Jorge C
Super User
Jorge CSuper UserResposta
Super User
May 2, 2026

Boa noite ​@Pedro Camargos

Pelo que descreve, a situação estará relacionada com a localização da habitação (cave) e não com uma avaria do serviço.

Em espaços abaixo do nível da rua, como caves, é normal verificar:

• Redução significativa do sinal móvel

• Ausência de rede 5G

• Velocidades de dados mais reduzidas

Isto deve-se aos materiais de construção (betão, ferro, entre outros), que dificultam a propagação do sinal, sobretudo nas frequências utilizadas pelo 5G.

Os equipamentos que indica (iPhone 15 e iPhone 14) não estarão na origem da situação.

Sugiro que valide o seguinte:

• Se à superfície (na rua) consegue aceder à rede 5G e obter boas velocidades

• Se, junto às janelas, existe alguma melhoria do sinal

Caso no exterior o serviço funcione corretamente, ficará confirmado que se trata de uma limitação de cobertura no interior da cave.

Como alternativa, poderá:

• Utilizar uma rede Wi-Fi para acesso à internet

Se verificar dificuldades também no exterior, agradeço que indique para que seja possível analisar a cobertura na sua zona. 

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
May 5, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Pedro Camargos e ajuda do ​@Jorge C em esclarecer sobre o tema.

A qualidade do serviço móvel pode variar consoante a localização e as características do edifício, existindo fatores técnicos que podem influenciar o sinal no interior das habitações e que não dependem exclusivamente da NOS.

Reforçamos que a NOS investe continuamente na melhoria e expansão da sua rede, de forma a trazer o melhor serviço a todos os cliente. Como alternativa, sugerimos a utilização da funcionalidade Chamadas Wi-Fi, sempre que disponível através de ligações Wi-Fi.

Em alternativa, por favor, teste a ligação dos equipamentos através da rede 4G.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.