Skip to main content
Header
Pergunta

Sem sinal 5G na Cave de meu Prédio

Desde que me mudei para meu apartamento atual, estou enfrentando muitas dificuldades com a rede móvel.

Antes morava no código postal 2735-671 (São Marcos / Agualva Cacém), e sempre tinha uma boa rede 5G e uma internet de altíssima qualidade no telemóvel, ultrapassando 100mb de velocidade, o que era muito bom, pois conseguia fazer tudo no telemóvel.

Agora, moro no código postal 2700-142 (Amadora / Mina de Água), e o sinal 4G está extremamente fraco! Tenho apenas 2 barras de sinal (4G) e não consigo ter acesso nenhum de (5G), e isso começou a exatamente 2 dias, e que é quando me mudei para a CAVE que estou.

Preciso muito de ajuda, pois tanto o meu telemóvel como também o telemóvel de minha esposa está com a conexão de internet extremamente lenta.

Já tentei reiniciar o aparelho, ir para as janelas do CAVE (2 duas janelas bem grandes, como se fosse de casa mesmo que dão acesso a varanda aberta), e mesmo assim não consigo nenhum sinal 5g, alguém pode me ajudar por favor ? 

Aparelhos que utilizamos: 

iPhone 15 

iPhone 14 

1 Comentário

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • May 2, 2026

Boa noite ​@Pedro Camargos

Pelo que descreve, a situação estará relacionada com a localização da habitação (cave) e não com uma avaria do serviço.

Em espaços abaixo do nível da rua, como caves, é normal verificar:

• Redução significativa do sinal móvel

• Ausência de rede 5G

• Velocidades de dados mais reduzidas

Isto deve-se aos materiais de construção (betão, ferro, entre outros), que dificultam a propagação do sinal, sobretudo nas frequências utilizadas pelo 5G.

Os equipamentos que indica (iPhone 15 e iPhone 14) não estarão na origem da situação.

Sugiro que valide o seguinte:

• Se à superfície (na rua) consegue aceder à rede 5G e obter boas velocidades

• Se, junto às janelas, existe alguma melhoria do sinal

Caso no exterior o serviço funcione corretamente, ficará confirmado que se trata de uma limitação de cobertura no interior da cave.

Como alternativa, poderá:

• Utilizar uma rede Wi-Fi para acesso à internet

Se verificar dificuldades também no exterior, agradeço que indique para que seja possível analisar a cobertura na sua zona. 

Obrigado.