Header
Respondido

Quebra na qualidade de serviço Kanguru


Tenho duas pens Kanguru 3G em casa e há duas semanas ambas ficaram limitadas em velocidade a 30Kb/s com latências altas acima de 1 segundo. (Quando antes suportavam mais the 500KB/s com latência baixa).

Isto aconteceu após eu ser cliente há anos e sempre com uma qualidade de serviço boa. Quero que me expliquem aonde posso pedir um esclarecimento sobre isto e se o problema vai ser arranjado.

O problema não é do meu equipamente dado que são 2 pens diferentes testadas em computadores diferentes que subitamente têm o mesmo problema começando no mesmo dia.

icon

Melhor resposta por o_meu_pseudonimo 6 November 2022, 10:56

Ver pergunta inicial

9 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @o_meu_pseudonimo, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 
Indique-nos, por favor, o código postal da zona em que se encontra para verificarmos o que se passa, uma vez que já testou em mais do que um equipamento. 
Obrigado

@Mário P. obrigado pela resposta. Diga-me por favor como posso contactá-lo por mensagem privada para lhe enviar o código postal.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @o_meu_pseudonimo.

Agradecemos a sua mensagem.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum.

Para enviar uma mensagem privada selecione aqui.

Obrigado

 

@João H. enviei agora o código postal por mensagem privada de acordo com as suas instruções. Fico a aguardar a resposta. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Recebemos a sua mensagem, @o_meu_pseudonimo
Vamos verificar e responder-lhe o mais rápido possível. 

Muito obrigado 

Consegui perceber qual é a origem da falha técnica. Acho que a NOS deixou de suportar as antigas PENs Kanguru (que podem ver na imagem abaixo). Isto aconteceu-me primeiro em Lisboa já há uns meses e agora há duas semanas no sítio aonde eu habitualmente resido.

Uma solução fácil para testar o problema é trocar o cartão SIM da PEN para um telemóvel, ligar o hotspot do telemóvel e verificar se a velocidade volta ao normal.

Os sintomas são a PEN indicar que tem 3G sem rede, depois se tentarem ligar-se à internet ficam com uma ligação 2G limitada a 200Kbps.

O solução é comprarem um equipamento para substituir a PEN.

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @o_meu_pseudonimo

Agradecemos o seu feedback. 

De certo que o mesmo pode ajudar outros utilizadores a realizar o teste. 
Obrigado

@o_meu_pseudonimo

 

https://www.diafaan.com/reviews/huawei-e173-3g-modem/

 

Como pode ver o seu equipamento é uma pen 3G UMTS 2100. Neste ano de 2022 a NOS decidiu descontinuar o UMTS 2100 e substituí-lo por UMTS 900, que a sua pen não tem. A sua pen deixa de ter acesso ao serviço 3G, assim como por esse país fora milhares de telemóveis e hotpots 3G, sistemas de rega pela internet ou alarmes de residências.

 

Em comum todos estes equipamentos, que estão a deixar de funcionar em 3G, têm o facto de não ser compatíveis com UMTS 900. Passam todos para o 2G, o que deixará o serviço de internet quase inutilizável em algumas situações. O impacto é mais na internet móvel. Afeta pouco o serviço de voz - ainda existe o 2G.

 

A NOS devia ter avisado os clientes com equipamentos UMTS 2100-only para procederem à sua substituição. A NOS podia perfeitamente tê-lo feito, já que têm acesso ao nome dos equipamentos associado a cada cartão SIM.

 

No seu caso, como se trata de um equipamento adquirido à NOS, marca do grupo NOS e para fornecer um serviço NOS, com um contrato que dura certamente desde essa altura, penso que deve pedir à NOS a substituição do equipamento gratuitamente. O motivo é imputável à NOS porque deixou de ter 3G, um serviço pelo qual paga, e não foi avisado.

 

 

Mas então porquê esta alteração? 

Ao contrário dos equipamentos 3G mais antigos, os equipamentos mais recentes têm vantagens com esta alteração. Estamos a falar dos equipamentos 3G mais modernos com UMTS 900+UMTS 2100 e dos equipamentos 4G/5G que também tenham essa faixa disponível.

 

Nesses esta alteração vai permitir alargar a cobertura geográfica do serviço 3G, fazendo chegar o 3G a zonas e casas que antes só tinham 2G ou a zonas nem sequer tinham rede Optimus ou NOS anteriormente. Nessas zonas os clientes vão passar a ter maior qualidade no serviço de voz e dados móveis do que têm atualmente.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos, 

Agradecemos o seu feedback @o_meu_pseudonimo e a partilha do @CP001.

Confirmamos que os equipamentos em causa foram identificados como não suportando UMTS na banda dos 900MHz, que é a banda 3G disponível. Assim o terminal estará a fazer tráfego em 2G.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário