Skip to main content

Muito cuidado!

 

A 01/04/2024 a NOS diminuiu as velocidades máximas para novas adesões na rede móvel. Passou de 1 Gbps / 100 Mbps para 150 / 40 Mbps ou 300 / 100 Mbps. Eu mesmo fiz uma simples mudança de titular agora e fiquei com o perfil de velocidades novo, mais baixo, sem que ninguém me avisasse.

 

 

https://www.nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/regulamento_2120%20_nos_comunicacoes.pdf

 

 

Por curiosidade fui ver quanto está a aplicar o MEO e mantêm nos 1 Gbps / 100 Mbps https://www.meo.pt/servicos/movel/net-pc-router/pos-pagos

Boa noite @CP001,

É lamentável, pode e deve reclamar, confirmo a informação.

Segundo a Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto, Artigo 120.º, Alínea 2.

“As empresas que oferecem serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público, com exceção dos serviços de transmissão utilizados para a prestação de serviços máquina a máquina, disponibilizam ainda ao consumidor, no mesmo momento, de forma clara e compreensível, num suporte duradouro ou, quando um suporte duradouro não for exequível, num documento facilmente descarregável disponibilizado pela empresa, as informações constantes do anexo iii à presente lei, da qual faz parte integrante, na medida em que se apliquem aos serviços que oferecem.“

Obrigado.

Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto, Artigo 120.º, Alínea 2

 


Boa tarde @CP001,

Agradecemos a sua mensagem e partilha. Vamos ajudar a esclarecer.

Como pode ver na página 9 do documento que partilha, após 01 de abril de 2024, existiu uma atualização às velocidade máximas para tarifários de telemóvel e internet móvel. Esta atualização apenas abrange novas adesões após essa data.

 

Acontece que a alteração de titular, assim como outras alterações, despoleta o envio de novo modelo resumo de contrato. O modelo resumo de contrato que é enviado de forma automática, comunica velocidades em vigor no momento para o tarifário em causa.

No seu caso, não se tendo tratado de uma nova adesão ou alteração de tarifário, o tarifário mantém as condições iniciais e não as enviadas no modelo resumo de contrato, que são as que vigoram no momento do envio deste.

 

Validamos, assim, que mantém o mesmo perfil de velocidades que tinha antes da alteração de titularidade.

 

Por favo, partilhe connosco caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa noite, @João H.,

 

Fico muito grato pela resposta detalhada.

 

Queria, no entanto, que revissem esta nova política de velocidades baixas para novas adesões, que está em vigor desde 01/04/2024


Agradecemos a sua sugestão, @CP001
A mesma foi endereçada, caso tenha alguma sugestão adicional fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado, 


Boa noite,

Da minha parte (da última renegociação) o estipulado seria 500/100Mbps (telemóvel com mais de 10GB) ou 75/20Mbps (com menos de 10GB) e até ao momento não sofri qualquer restrição, todos os telemóveis funcionam em alguns casos o 5G obtém-se com velocidades acima de 1Gbps/100Mbps.

Na WOO, supostamente as velocidades passariam a ser de 10/5Mbps e até ao momento não houve qualquer relato que limitaram a velocidade.

Não seria do interesse da NOS modificar uma política (navegar à máxima velocidade da rede) que dá destaque face às ofertas da concorrência.


Boa noite,

Da minha parte (da última renegociação) o estipulado seria 500/100Mbps (telemóvel com mais de 10GB) ou 75/20Mbps (com menos de 10GB) e até ao momento não sofri qualquer restrição, todos os telemóveis funcionam em alguns casos o 5G obtém-se com velocidades acima de 1Gbps/100Mbps.

Na WOO, supostamente as velocidades passariam a ser de 10/5Mbps e até ao momento não houve qualquer relato que limitaram a velocidade.

Não seria do interesse da NOS modificar uma política (navegar à máxima velocidade da rede) que dá destaque face às ofertas da concorrência.

Quando diz 75/40 no contrato, trata-se da estimativa. Se verificar na tabela do link que deixei, isso corresponde a uma velocidade máxima de 150/40 Mbps, e os 500/100 de estimativa correspondem a uma velocidade máxima contratualizada de 1000/100 Mbps.


Comentário