Skip to main content
Respondido

Cartão 5G em dispositivo 4G


Boa tarde

Adquiri mais um cartão para o nosso tarifário, mas apenas com dados móveis. Temos os nossos 2 telemóveis e agora +1 apenas para dados móveis para eu usar no rádio Android no meu carro.

Mas o Android não reconhece o cartão. Eu tinha experimentado outro cartão (que não tinha plano associado) antes e ele aparecia lá; mas com este é como se o Android não tivesse cartão nenhum.

Então experimentei colocar o cartão no meu telemóvel (um Xiaomi 11 5G) e tudo bem, o cartão aparece e reconhece a rede NOS.

O rádio Android tem uma rede 4G apenas, será por isso que não reconhece o cartão de dados móveis que me forneceram?

Obrigado!

18 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Se calhar tem de ser um IOT ?

https://www.nos.pt/movel/iot

Reputação 7

Boa noite @Msdesignfoto,

O problema que está a enfrentar pode estar relacionado com a compatibilidade do seu rádio Android, que suporta apenas redes 4G, com o cartão de dados móveis 5G da NOS. Embora o cartão 5G funcione nos dispositivos compatíveis com 5G, também é compatível com dispositivos 4G, mas isso pode depender da configuração específica do cartão e do dispositivo.

Sugiro as seguintes verificações:

  1. Certifique-se de que o rádio Android está configurado corretamente para aceitar cartões SIM de dados.

  2. Verifique se o rádio Android tem atualizações de software que possam melhorar a compatibilidade com novos cartões SIM.

Se o problema persistir, pode ser necessário verificar a compatibilidade do cartão com o dispositivo específico ou considerar alternativas de configuração.

Obrigado.

Reputação 3
Crachá

Bom dia

Realmente pesquisei nas opções do Android mas não existe nada que eu possa alterar relativamente ao cartão SIM.

Eu tinha experimentado um cartão NOS que não tínhamos activo (penso que era 4G) e o rádio reconhecia-o. Inclusive pedia-me o PIN.

Por isso acredito que seja o cartão que não seja adequado. Se não houver opção nenhuma para alterar, o melhor para mim deverá deslocar-me a uma loja e pedir para trocar o cartão por outro?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Msdesignfoto,

Agradecemos a sua mensagem assim como ajuda da comunidade sobre este tema.

Apesar do cartão SIM ser 5G Ready, este continua a conseguir ligar-se a outro tipo de frequências, como 4G.
Sendo que o cartão funciona correctamente noutros dispositivos, concluímos que não existe qualquer defeito com o cartão.

Podemos sugerir que coloque o cartão num smartphone e remova o pedido de PIN nas definições, de forma a testar novamente no rádio.

Partilhe com a comunidade mais especificações sobre o modelo do equipamento em causa, por favor.

Obrigado

Reputação 3
Crachá

Boa tarde

Agradeço a sugestão, mas o cartão SIM actual, segundo a operadora na loja me disse, não pede PIN.

Experimentei-o no meu telemóvel, e não pediu pin (mas o cartão é reconhecido pelo sistema).

Se o rádio android reconhece o meu outro cartão SIM (e pede o pin dele), presumo que o problema também não seja do rádio. Anexo as especificações do Android.

 

 

Reputação 7

Boa tarde @Msdesignfoto,

Se não pode modificar nada é possível que o não tenha acesso root no dispositivo.

A questão começa a ficar demasiado técnica para este Fórum.

Poderia fazer um update de firmware do PCB ALPS com a CPU AC8357 ou obter o acesso que referi e instalar nova ROM mas se não tem conhecimento na área pode ser perigoso.

O máximo que pode tentar é um reset de hardware diretamente no switch dessa board.

Obrigado.

Reputação 3
Crachá

Realmente já são ajustes muito ténicos. Ainda assim, eu já havia feito o update do firmware o Android para a versão mais recente.

O que eu tinha pensado era mesmo do lado da NOS, se me poderiam facultar um outro cartão em vez do actual.

Como eu já referi, eu tenho um outro cartão NOS que não está activo, mas que é reconhecido pelo rádio. A minha intenção inicial era usar esse cartão, mas foi-me dado este cartão novo na loja. Nem perguntei, assumi que fosse resultar.

Reputação 7

Realmente já são ajustes muito ténicos. Ainda assim, eu já havia feito o update do firmware o Android para a versão mais recente.

O que eu tinha pensado era mesmo do lado da NOS, se me poderiam facultar um outro cartão em vez do actual.

Como eu já referi, eu tenho um outro cartão NOS que não está activo, mas que é reconhecido pelo rádio. A minha intenção inicial era usar esse cartão, mas foi-me dado este cartão novo na loja. Nem perguntei, assumi que fosse resultar.

 

@Msdesignfoto conforme referi anteriormente “ Embora o cartão 5G funcione nos dispositivos compatíveis com 5G, também é compatível com dispositivos 4G, mas isso pode depender da configuração específica do cartão e do dispositivo. “ 😉

Caso tenha mais questões, a comunidade está aqui para ajudar.

Obrigado.

Reputação 3
Crachá

 

@Msdesignfoto conforme referi anteriormente “ Embora o cartão 5G funcione nos dispositivos compatíveis com 5G, também é compatível com dispositivos 4G, mas isso pode depender da configuração específica do cartão e do dispositivo. “ 😉

Caso tenha mais questões, a comunidade está aqui para ajudar.

Obrigado.

 

Precisamente. Não terão outros cartões com configurações diferentes que eu possa usar? Tenho acesso a mais cartões (ainda que não sejam exclusivamente de dados móveis, mas para fins de experiência, não é relevante; quero testar apenas a capacidade do Android ler e reconhecer outros cartões SIM) e posso experimentar colocá-los no rádio para despistar o problema. Logo que possa, irei passar na loja NOS para explicar o que se passa para ver se me podem ajudar.

Obrigado por todo o feedback!

Logo que tenha novidades, colocarei aqui em resposta para que outros utilizadores com a mesma questão possam saber como contornar esta situação.

Reputação 7

@Msdesignfoto pode tentar os cartões IOT aqui mas estão esgotados.

Em alternativa tem um da net móvel aqui ou verifique numa das lojas NOS o stock 😊

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

O @Jorge C deu uma boa ajuda ao informar da solução NOS IoT, @Msdesignfoto
No entanto, e para verificarmos a situação, uma vez que com um cartão NOS o serviço é reconhecido e outro não é preciso verificar o estado do cartão. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número da internet móvel para o perfil @Fórum. Vamos verificar a situação. 
Obrigado, 

Reputação 3
Crachá

@Jorge C deu uma boa ajuda ao informar da solução NOS IoT, @Msdesignfoto
No entanto, e para verificarmos a situação, uma vez que com um cartão NOS o serviço é reconhecido e outro não é preciso verificar o estado do cartão. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número da internet móvel para o perfil @Fórum. Vamos verificar a situação. 
Obrigado, 

Acabei de testar outra ideia: fiz um reset, na verdade, fiz 2 reinícios do Android, e o cartão não aparece na lista. Pensei que o reset (pelo botão escondido) pudesse fazê-lo reconhecer o cartão, mas sem sucesso. Irei enviar mensagem, obrigado!

Reputação 7

Acabei de testar outra ideia: fiz um reset, na verdade, fiz 2 reinícios do Android, e o cartão não aparece na lista. Pensei que o reset (pelo botão escondido) pudesse fazê-lo reconhecer o cartão, mas sem sucesso. Irei enviar mensagem, obrigado!

 

Boa tarde @Msdesignfoto,

Muito sinceramente, acha que a empresa vai resolver através de mensagens privadas 😅

Obrigado.

Reputação 3
Crachá

Acabei de testar outra ideia: fiz um reset, na verdade, fiz 2 reinícios do Android, e o cartão não aparece na lista. Pensei que o reset (pelo botão escondido) pudesse fazê-lo reconhecer o cartão, mas sem sucesso. Irei enviar mensagem, obrigado!

 

Boa tarde @Msdesignfoto,

Muito sinceramente, acha que a empresa vai resolver através de mensagens privadas 😅

Obrigado.

Já me resolveram no passado, sim. Tenho ainda o histórico das conversas com o perfil Fórum ;) 

Reputação 7

Acabei de testar outra ideia: fiz um reset, na verdade, fiz 2 reinícios do Android, e o cartão não aparece na lista. Pensei que o reset (pelo botão escondido) pudesse fazê-lo reconhecer o cartão, mas sem sucesso. Irei enviar mensagem, obrigado!

 

Boa tarde @Msdesignfoto,

Muito sinceramente, acha que a empresa vai resolver através de mensagens privadas 😅

Obrigado.

 

Já me resolveram no passado, sim. Tenho ainda o histórico das conversas com o perfil Fórum ;) 

 

@Msdesignfoto estou bastante curioso sobre a solução neste caso especifico 😎

 

Reputação 3
Crachá

Boa noite novamente

Após muito bater com a cabeça, com 2 cartões, um que era lido, o outro que não, resolvi ir novamente ao meu carro e fiz umas experiências. Reiniciei, fiz reset, limpei cache, liguei / desliguei o modo de avião, tudo o que li recomendarem fazer nestas ocasião. Nada resultou.

Ao testar o antigo cartão (que antigamente até pedia PIN e tudo), desta vez não aconteceu nada. Achei estranho… até que reparei no leitor SIM que faz parte do cabo que fornece a alimentação ao rádio. Esse cabo estava um pouco solto no local onde encaixa no leitor. Comecei a empurrar o cabo e imediatamente, vi feedback no ecrã do rádio acerca do cartão SIM detectado, e uma solicitação para o tornar pré-definido. Cliquei no sim, deixei estar mais um bocado, e aguentou-se.

Problema resolvido. O culpado não era o rádio. Não era o cartão. Era o leitor do cartão que parece estar a fazer mau contacto internamente. Na pior das hipóteses, compro outro conjunto de cabos idêntico, ou aventuro-me a abrir a caixinha e tentar fixar os fios, se ele agora não se aguentar.

Por agora, está estavelmente com 4G no carro!

 

Muito obrigado a todos pelo feedback!

TLDR: para quem tiver o problema idêntico com um rádio Android que não mostra o cartão SIM inserido, vejam o leitor, limpem os contactos, mexam no fio, vejam se dá sinal de vida. Estes componentes têm algumas manias… 😃

Reputação 7

@Msdesignfoto eu bem tinha o palpite que a situação não seria resolvida por mensagens 😎

Fico satisfeito que tenha descoberto o problema.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos o seu feedback, @Msdesignfoto 

A sua partilha de certo ajudará outros utilizadores que possam ter a mesma situação. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado, 

Comentário