Skip to main content
Header
Megabyte
May 27, 2024
Respondido

Cartão 5G em dispositivo 4G

Boa tarde

Adquiri mais um cartão para o nosso tarifário, mas apenas com dados móveis. Temos os nossos 2 telemóveis e agora +1 apenas para dados móveis para eu usar no rádio Android no meu carro.

Mas o Android não reconhece o cartão. Eu tinha experimentado outro cartão (que não tinha plano associado) antes e ele aparecia lá; mas com este é como se o Android não tivesse cartão nenhum.

Então experimentei colocar o cartão no meu telemóvel (um Xiaomi 11 5G) e tudo bem, o cartão aparece e reconhece a rede NOS.

O rádio Android tem uma rede 4G apenas, será por isso que não reconhece o cartão de dados móveis que me forneceram?

Obrigado!

Melhor resposta por Msdesignfoto

Boa noite novamente

Após muito bater com a cabeça, com 2 cartões, um que era lido, o outro que não, resolvi ir novamente ao meu carro e fiz umas experiências. Reiniciei, fiz reset, limpei cache, liguei / desliguei o modo de avião, tudo o que li recomendarem fazer nestas ocasião. Nada resultou.

Ao testar o antigo cartão (que antigamente até pedia PIN e tudo), desta vez não aconteceu nada. Achei estranho… até que reparei no leitor SIM que faz parte do cabo que fornece a alimentação ao rádio. Esse cabo estava um pouco solto no local onde encaixa no leitor. Comecei a empurrar o cabo e imediatamente, vi feedback no ecrã do rádio acerca do cartão SIM detectado, e uma solicitação para o tornar pré-definido. Cliquei no sim, deixei estar mais um bocado, e aguentou-se.

Problema resolvido. O culpado não era o rádio. Não era o cartão. Era o leitor do cartão que parece estar a fazer mau contacto internamente. Na pior das hipóteses, compro outro conjunto de cabos idêntico, ou aventuro-me a abrir a caixinha e tentar fixar os fios, se ele agora não se aguentar.

Por agora, está estavelmente com 4G no carro!

Muito obrigado a todos pelo feedback!

TLDR: para quem tiver o problema idêntico com um rádio Android que não mostra o cartão SIM inserido, vejam o leitor, limpem os contactos, mexam no fio, vejam se dá sinal de vida. Estes componentes têm algumas manias… 😃

18 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
May 29, 2024

O @Jorge C deu uma boa ajuda ao informar da solução NOS IoT, @Msdesignfoto
No entanto, e para verificarmos a situação, uma vez que com um cartão NOS o serviço é reconhecido e outro não é preciso verificar o estado do cartão. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número da internet móvel para o perfil @Fórum. Vamos verificar a situação. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
May 29, 2024

@Jorge C deu uma boa ajuda ao informar da solução NOS IoT, @Msdesignfoto
No entanto, e para verificarmos a situação, uma vez que com um cartão NOS o serviço é reconhecido e outro não é preciso verificar o estado do cartão. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número da internet móvel para o perfil @Fórum. Vamos verificar a situação. 
Obrigado, 

Acabei de testar outra ideia: fiz um reset, na verdade, fiz 2 reinícios do Android, e o cartão não aparece na lista. Pensei que o reset (pelo botão escondido) pudesse fazê-lo reconhecer o cartão, mas sem sucesso. Irei enviar mensagem, obrigado!

Jorge C
Super User
Super User
May 29, 2024

Acabei de testar outra ideia: fiz um reset, na verdade, fiz 2 reinícios do Android, e o cartão não aparece na lista. Pensei que o reset (pelo botão escondido) pudesse fazê-lo reconhecer o cartão, mas sem sucesso. Irei enviar mensagem, obrigado!

Boa tarde @Msdesignfoto,

Muito sinceramente, acha que a empresa vai resolver através de mensagens privadas 😅

Obrigado.

Megabyte
May 29, 2024

Boa tarde @Msdesignfoto,

Muito sinceramente, acha que a empresa vai resolver através de mensagens privadas 😅

Obrigado.

Já me resolveram no passado, sim. Tenho ainda o histórico das conversas com o perfil Fórum ;) 

Jorge C
Super User
Super User
May 29, 2024

Boa tarde @Msdesignfoto,

Obrigado.

Já me resolveram no passado, sim. Tenho ainda o histórico das conversas com o perfil Fórum ;) 

@Msdesignfoto estou bastante curioso sobre a solução neste caso especifico 😎

MsdesignfotoAutorResposta
Megabyte
May 29, 2024

Boa noite novamente

Após muito bater com a cabeça, com 2 cartões, um que era lido, o outro que não, resolvi ir novamente ao meu carro e fiz umas experiências. Reiniciei, fiz reset, limpei cache, liguei / desliguei o modo de avião, tudo o que li recomendarem fazer nestas ocasião. Nada resultou.

Ao testar o antigo cartão (que antigamente até pedia PIN e tudo), desta vez não aconteceu nada. Achei estranho… até que reparei no leitor SIM que faz parte do cabo que fornece a alimentação ao rádio. Esse cabo estava um pouco solto no local onde encaixa no leitor. Comecei a empurrar o cabo e imediatamente, vi feedback no ecrã do rádio acerca do cartão SIM detectado, e uma solicitação para o tornar pré-definido. Cliquei no sim, deixei estar mais um bocado, e aguentou-se.

Problema resolvido. O culpado não era o rádio. Não era o cartão. Era o leitor do cartão que parece estar a fazer mau contacto internamente. Na pior das hipóteses, compro outro conjunto de cabos idêntico, ou aventuro-me a abrir a caixinha e tentar fixar os fios, se ele agora não se aguentar.

Por agora, está estavelmente com 4G no carro!

Muito obrigado a todos pelo feedback!

TLDR: para quem tiver o problema idêntico com um rádio Android que não mostra o cartão SIM inserido, vejam o leitor, limpem os contactos, mexam no fio, vejam se dá sinal de vida. Estes componentes têm algumas manias… 😃

Jorge C
Super User
Super User
May 29, 2024

@Msdesignfoto eu bem tinha o palpite que a situação não seria resolvida por mensagens 😎

Fico satisfeito que tenha descoberto o problema.

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
May 30, 2024

Agradecemos o seu feedback, @Msdesignfoto 

A sua partilha de certo ajudará outros utilizadores que possam ter a mesma situação. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.