Skip to main content
Header

Aparente problema no cartão SIM

• April 25, 2025
  • 8 comentários
  • 77 visualizações

Boa tarde,

Ultimamente tenho enfrentado problemas em meu cartão SIM: por vezes o telemóvel fica sem tráfego de dados móveis. A única coisa que resolve é abrir o slot do SIM e voltar a fechar, aí automaticamente os dados voltam a funcionar (mas nesse caso preciso sempre ter um pino à mão pois é imprevisível saber quando ficarei sem net). Pensei que poderia ser algum problema na leitura  do cartão SIM (em aparelhos antigos ja tive até que colar um adesivo na parte de trás do cartão SIM para “deixá-lo mais grosso” e evitar problemas na leitura). No entanto, o estranho agora é que mesmo quando os dados móveis ficam indisponíveis, a rede funciona normalmente para chamadas.  Penso que se fosse um problema de leitura do SIM eu ficaria sem qualquer serviço, não? Isso tem acontecido desde que mudei para NOS há algumas semanas (antes usava Vodafone e nunca tive qualquer problema). Obrigado por qualquer ajuda. 

8 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 25, 2025

Boa noite, ​@LIDIANE GOUVEA 

Lamentamos a situação e vamos ajudar a resolver.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de telemóvel para o perfil ​@Fórum.

Obrigado.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 26, 2025

Pode tentar os passos habituais: reiniciar telemovel, fazer reset ás definições de rede ou tirar cartão e voltar a colocar

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 26, 2025

@LIDIANE GOUVEA, boa tarde. 
​​​@Guimas deu uma boa ajuda. 

Confirme-nos, por favor, se após realizar os passos sugerido pelo ​@Guimas a situação se mantém. 
Obrigado, 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 26, 2025

Boa tarde ​@LIDIANE GOUVEA

Para eliminar a possibilidade de ser um problema do cartão. 

Sugiro que coloque o mesmo noutro telefone e verifique. 

Obrigado.

Bom dia,

Obrigada pelas dicas. No entanto, os passos de reset e remover o cartão SIM (e inclusive trocá-lo de slot) já o fiz. No entanto, o problema ocorre com uma frequência imprevisível.. assim como passam dias sem nada acontecer, por vezes acontece mais de uma vez no dia. Vou observar nos próximos dias como corre. Havia entrado em contato pois em um fórum da Samgsung, uma pessoa que teve um problema similar e tinha cartão SIM da Woo (que até onde sei é um produto da própria NOS), tendo resolvido o problema após solicitar correção junto à operadora. Por isso, pensei ser algo semelhante. De qualquer forma, vou seguir observando se volta a ocorrer. Obrigada

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 27, 2025

@LIDIANE GOUVEA, boa tarde. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado, 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 27, 2025

A mim também me acontece, mesmo trocando o cartão. Faço aqueles passos habituais de cima

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 1, 2025

Boa tarde ​@Guimas,

Agradecemos o seu testemunho.

O mesmo ocorre com o cartão sim noutro dispositivo? 

Obrigado