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5G | Metade da Velocidade Durante a Madrugada


Tenho fidelização de 5G - Contrato Internet Móvel Pro - desde Fevereiro de 2023.

 

Na zona de Telheiras / Paço do Lumiar, a velocidade de Download e Upload baixa para valores cerca de 50% menores que os máximos do dia; o mesmo na zona de S. João do Estoril.

(Testes de velocidade efectuados com o programa da ANACOM - netmede.pt)

 

1 - Alguém me explica o que se passa?

2 - Alguém tem experiência semelhante noutras zonas?

 

Fico a aguardar esclarecimento - Obrigado.


10 Comentários

Reputação 7

Boa tarde @Gigabit,

 

Sugiro que faça os testes no site da NOS para esse efeito.

 

Aguardo o seu feedback.

Obrigado

 

 

A diferença de velocidade entre o dia e a madrugada é tão grande, que, na verdade, nem eram precisos testes. Estes apenas confirmam, com valores medidos, aquilo que se nota na rapidez, ou lentidão de navegação em sites habituais, ou ligações remotas a outros computadores.

Para lhe dar uma noção do que está a acontecer, consigo com alguma regularidade, durante o dia, valores entre 620 a 760 Mbps de Download e entre 90 a 110 Mbps de Upload com Latências entre os 14 e 16 ms, enquanto que entre as 2 e as 6 da manhã é vulgar situarem-se entre os 220 e 50 Mbps, respectivamente para Download e Upload com a mesma latência…

Não querendo entrar em discussão relativamente aos testes da NOS, relembro apenas que a ANACOM é a Autoridade Nacional de Comunicações e o teste que disponibiliza, além de aferido, não é questionável, já que é independente de operadores… :-)

Digo-lhe, ainda, que o que relato aqui não é problema exclusivo da NOS.

Acontece pelo menos com outro provedor de Internet Móvel 5G, com o qual rescindi contrato dentro do prazo legal de 14 dias, porque as velocidades de madrugada eram simplesmente patéticas para 5G, e há quem precise de velocidade e estabilidade para executar trabalhos remotos, porque está em locais onde ainda não existe fibra óptica...

Se tiver disponibilidade, experimente fazer o teste com o programa que aconselha/utiliza e reporte, por favor.

Obrigado.

Reputação 7

Apenas referi esse site porque é recomendado pela NOS e é através do mesmo que demonstram, durante a instalação as velocidades contratadas.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Gigabit,

Agradecemos a sua mensagem.

Não detemos informações sobre o tema que nos reporta, não existindo, de momento, qualquer constrangimento identificado no local.

Para que possamos analisar este tema pedimos, por favor, que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de telemóvel em que identificou esta situação.

Obrigado

Segui o link @Fórum - clicando nele - mas até agora não tive resposta.

Alguma instrução particular que não executei?

Fico a aguardar esclarecimento - Obrigado.

Reputação 7

Segui o link @Fórum - clicando nele - mas até agora não tive resposta.

Alguma instrução particular que não executei?

Fico a aguardar esclarecimento - Obrigado.

 

Bom dia @Gigabit,

 

Por favor clique aqui para enviar a sua mensagem.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos o seu testemunho @Gigabit,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Reputação 2

Tenho fidelização de 5G - Contrato Internet Móvel Pro - desde Fevereiro de 2023.

 

Na zona de Telheiras / Paço do Lumiar, a velocidade de Download e Upload baixa para valores cerca de 50% menores que os máximos do dia; o mesmo na zona de S. João do Estoril.

(Testes de velocidade efectuados com o programa da ANACOM - netmede.pt)

 

1 - Alguém me explica o que se passa?

2 - Alguém tem experiência semelhante noutras zonas?

 

Fico a aguardar esclarecimento - Obrigado.

Tem a ver com a poupança de energia, desativam durante horas de menor trafego a banda 5G/n78 ou n28.

Muito obrigado pela explicação, mjksilva.

 

...Só que a poupança de energia - suspeito que seja a banda n78 desligada - não se reflecte na factura a pagar e há quem precise da velocidade para trabalhar! :-(

Reputação 7
Crachá +6

Confirmamos a recepção da sua mensagem, @Gigabit
Vamos endereçar a sua questão, pelo que pedimso que aguarde a nossa resposta. 
Obrigado 

Comentário