Header
Respondido

4g+ em vez de 5g


Boa noite.

Tenho um telefone OnePlus Nord 2 5G e nunca me aparece o sinal de 5g e sim 4g+.

Estive num local onde um amigo com cartão nos reconhece o sinal 5g

Tenho um tarifário com 20gb de dados móveis (10 +10) que supostamente tem o serviço 5g ativo.

Alguém me pode ajudar sobre esta questão.

Obrigado.

icon

Melhor resposta por João H. 5 August 2022, 15:29

Ver pergunta inicial

21 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Olá @RUI PEDRO ALMEIDA HENRIQUES 

Já verificou nas definições do telemóvel se tem o 5G "ativo"?

Bom dia @Diogo N. 

Já verifiquei e não me aparece a opção de 5g

Poderá ser do cartão, o meu cartão, é de 2017.

Obrigado mais uma vez pela sugestão.

Reputação 7
Crachá +1

@RUI PEDRO ALMEIDA HENRIQUES Verifique se o código do seu cartão SIM começa por "21" ou "22". Em caso afirmativo, este está preparado para a rede 5G.

Saiba como aqui, no ponto "2. Preciso de trocar o meu cartão SIM para me ligar à rede de 5G?"

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @RUI PEDRO ALMEIDA HENRIQUES.

O @Diogo N. prestou uma boa ajuda sobre a sua questão. 

Partilhe connosco o seu feedback, por favor.

Obrigado 

Obrigado @Diogo N. 

O meu sim começa por 21. 

Grato pela ajuda 

Reputação 7
Crachá +1

@RUI PEDRO ALMEIDA HENRIQUES 

Ótimo. Tem as atualizações do telemóvel em dia?

Sim tenho tudo atualizado, parece-me ser um problema dos telemóveis OnePlus com o 5g referente as frequências disponibilizadas pela NOS 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RUI PEDRO ALMEIDA HENRIQUES

Confirmamos que os equipamentos OnePlus, atualmente, não se encontram ainda na listagem de equipamentos certificados para VoLTE 5G da NOS.

Ainda assim sugerimos que mantenha, nas definições de rede do seu equipamento, seleccionada a opção “5G automático” em “Dados Móveis > Opções > Voz e Dados”.

A cobertura 5G no país assim como os equipamentos certificados para uso da tecnologia estão em constante evolução. 

Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado 

 

Obrigado pela ajuda.

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado nós pelo seu feedback, @RUI PEDRO ALMEIDA HENRIQUES
Qualquer questão ou sugestão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Reputação 1

Já há tempos publiquei aqui, os OnePlus não têm as redes portuguesas associadas no 5G, nenhuma delas funciona e não aparece a opção de 5G nas settings de rede, esqueça os cartões, qualquer cartão que funciona 4G funciona 5G.

Só alterando os ficheiros do carrier policy do telemóvel é possível meter a dar.

No entendo há cerca de 2 meses um update veio corrigir isso, pelo menos nas séries de topo 8 para cima. Esse ainda continua sem dar?

Boa tarde, depois de atenta leitura, na tentativa de perceber a origem do problema da activação do 5G no Oneplus, estou mais ou menos no mesmo local de partida. Pela atenta leitura, as opiniões dividem-se entre o fabricante e o operador, como o responsável por não permitir a activação do 5G.

Independente da responsabilidade, gostava de questionar ao Gestor da Comunidade, qual a solução, considerando o enquadramento em baixo?

  • Equipamento (OK)
  • Cartão(OK)
  • Plano (OK)
  • 5G (Not OK)
Reputação 1

Boa tarde, depois de atenta leitura, na tentativa de perceber a origem do problema da activação do 5G no Oneplus, estou mais ou menos no mesmo local de partida. Pela atenta leitura, as opiniões dividem-se entre o fabricante e o operador, como o responsável por não permitir a activação do 5G.

Independente da responsabilidade, gostava de questionar ao Gestor da Comunidade, qual a solução, considerando o enquadramento em baixo?

  • Equipamento (OK)
  • Cartão(OK)
  • Plano (OK)
  • 5G (Not OK)

O problema é do telefone, quem disser da rede não sabe do que fala.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PPinto0207,

Os equipamentos OnePlus, atualmente, não se encontram ainda na listagem de equipamentos certificados para VoLTE 5G da NOS.

Ainda assim sugerimos que mantenha, nas definições de rede do seu equipamento, seleccionada a opção “5G automático” em “Dados Móveis > Opções > Voz e Dados”.

Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado 

Caro João H., muito boa tarde, 

agradeço o seu esclarecimento, mas sendo essa uma das possibilidades ja por mim identificadas, e sendo igualmente já mencionada à mais de meio ano, calculei que a NOS já teria tomado a decisão de actualizar essa suposta listagem de equipamentos.

Aproveito para perguntar se essa lista tem algum protocolo ou timing de revisão e se sim, quando é expectável a próxima revisão.

 

Igualmente, atente-se à sua sugestão, não é possível seleccionar a opção “Opções” em dados móveis, pois esta opção não existe.

Sendo o sistema operativo do meu equipamento o Android 12, posso seleccionar no menu das definições, a opção Rede Móvel, e ai dentro tenho a activação dos dados móveis (Y/N), Utilização de Dados (por App), Definições Avançadas (Chamadas VoLTE, mas neste caso com opção inactiva), e a informação dos slot dos SIM (neste caso apenas tenho em utilização o SIM 1).

Aqui tenho então a opção Tipo de Rede Preferido, e não mostra qualquer opção para seleccionar a rede 5G (apenas tenho a 4G/3G/2G).

As restantes opções não creio terem nada ver com o tema.

Em conclusão: Não é possível seleccionar a opção “5G automático” em “Dados Móveis > Opções > Voz e Dados”, pois não existe (pelo menos neste formato). Se tiver alguma pista adicional, agradeço.

Paulo P.

 

 

 

 

Boa tarde, depois de atenta leitura, na tentativa de perceber a origem do problema da activação do 5G no Oneplus, estou mais ou menos no mesmo local de partida. Pela atenta leitura, as opiniões dividem-se entre o fabricante e o operador, como o responsável por não permitir a activação do 5G.

Independente da responsabilidade, gostava de questionar ao Gestor da Comunidade, qual a solução, considerando o enquadramento em baixo?

  • Equipamento (OK)
  • Cartão(OK)
  • Plano (OK)
  • 5G (Not OK)

O problema é do telefone, quem disser da rede não sabe do que fala.

Caro joaoo,

não querendo entrar em desacordo, a sua afirmação é mais ou menos o que escrevi...há várias opiniões e elas dividem-se, mas se verificar a resposta do Gestor da Comunidade, não me parece que ele tenha a mesma opinião, pois declara que é um tema de actualização da lista de equipamentos pelo Operador. Assim sendo, não me leve a mal, mas até prova em contrário, acho prematuro considerar, como disse, que “…O problema é do telefone, quem disser da rede não sabe do que fala ...”.

Obrigado pela ajuda, 

PPinto

Reputação 1

Em 2020 já eu modificava e metia Oneplus a funcionar nas redes 5G Portuguesas por isso acho que percebo um bocadinho da poda, digo eu.

Isso não é responsabilidade directa do operador. A única coisa que a NOS pode fazer é pressionar o fabricante a atualizar a lista do carrier policy para no próximo update incluir o 26803.

Mas pronto o amigo parece saber tudo, só não percebo como não consegue resolver o problema aahah

Foi um prazer.

Em 2020 já eu modificava e metia Oneplus a funcionar nas redes 5G Portuguesas por isso acho que percebo um bocadinho da poda, digo eu.

Isso não é responsabilidade directa do operador. A única coisa que a NOS pode fazer é pressionar o fabricante a atualizar a lista do carrier policy para no próximo update incluir o 26803.

Mas pronto o amigo parece saber tudo, só não percebo como não consegue resolver o problema aahah

Foi um prazer.

Caro joaoo,

desculpe não ter dado a devida importância ao seu curricula a partir da sua nota anterior. Não queria desrespeitar a sua experiência com a Oneplus. E acredito que sim, que o tenha conseguido desde à 3 anos a esta parte, acesso a redes 5G Portuguesas.

Apenas dei nota que a sua afirmação vem ao encontro do que referi, experiências diferentes, opiniões diferentes.

Sobre poda, não percebo nada, mas como o amigo percebe muito mais do que eu, seria mesmo simpático se explicasse então como é que se consegue colocar o equipamento a funcionar em 5G.

Agradeço antecipadamente, 

PPinto

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PPinto0207,

Agradecemos a sua mensagem.

Não temos, de momento, informações complementares ou previsão da certificação destes equipamentos para uso na rede 5G da NOS. 

Sugerimos, ainda assim, que fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado 

No meu caso era porque tinha a economia de bateria ligada, onde tinha numa opção,  desligar 5g.

Já reverti e funciona bem

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos o seu feedback, @Cham3leon
Ficamos contentes que tenha conseguido resolver a situação. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado

Comentário