Skip to main content
Header

5G na NOS já chegou, uma nova era de rede móvel em Portugal! :signal_strength::blush:

Depois de conhecer a rede 5G da NOS, quer saber mais sobre a nova geração de rede móvel? Consulte as perguntas mais frequentes sobre o 5G. 

Neste tópico respondemos a algumas das questões que pode ter sobre o 5G e também partilhamos alguns dos mitos associados ao 5G. 😉

 

1. O que é o 5G?

A 5ª Geração de Comunicações Móveis, também definida como 5G, é a evolução das redes 4G. Esta rede permite uma melhor experiência de utilização em termos de:

  • maior velocidade até 100 vezes superior ao 4G;
  • menor latência numa primeira fase até metade do valor em 4G;
  • maior densidade – número de equipamentos conectados chega a 1 milhão por km2, especialmente aplicável a sensores e terminais de IoT (Internet das Coisas).

 

2. Como funciona o 5G?

Tal como quando ligamos a televisão ou o portão da garagem com comando, o 5G funciona através de ondas de radiofrequência (RF). Usa uma rede de antenas de small cells, do tamanho de uma mochila. Estas antenas 5G foram concebidas para se integrarem no ambiente e na paisagem urbana, podendo ser instaladas em postes de eletricidade ou candeeiros de rua.

 

3. O que é preciso para ter 5G?

Para beneficiar das vantagens 5G e ter acesso à rede móvel 5G necessita de um equipamento 5G, um tarifário de telemóvel ou internet móvel com dados móveis incluídos e encontrar-se numa localização com cobertura 5G.

 

4. Como se compara a velocidade do 5G com a do 4G?

A velocidade do 5G depende da frequência utilizada e da largura de banda disponibilizada pelo regulador para cada faixa. Estima-se que para uma largura de banda típicas de 100 MHz (faixa 3500 MHz) um utilizador obtenha velocidades máximas acima de 1 Gbps e velocidades médias na ordem dos 100 Mbps. Numa segunda fase, e com a utilização da faixa dos 26 GHz, esperam-se velocidades máximas até 20 Gbps.

 

5. Como se compara a latência do 5G com a do 4G?

A latência mede a rapidez de resposta da rede móvel em serviços de dados. Por exemplo, no controlo remoto de drones ou robots e em serviços críticos como veículos autónomos, a reação da rede a pedidos de informação entre os terminais tem de ser muito baixa para maior segurança e suporte de mobilidade. Para aplicações mais críticas são requeridas latências inferiores a 5 ms. Importante ter em consideração que a latência atual das redes 4G oscila entre 25 e 45 ms, tipicamente.

 

6. Como se compara a densidade (n.º objetos conectados) do 5G com a do 4G?

As redes 5G têm como requisito suportar até 1 milhão de dispositivos por km2, o que corresponde a um aumento de 100 a 1000 vezes a densidade anterior possível, por exemplo com tecnologia NB-IoT (Narrow-Band IoT). Este requisito só estará disponível numa 2ª fase das redes 5G (mMTC – Massive Machine Type Communications), sendo que atualmente a capacidade da rede NB-IoT está longe de se esgotar.

 

7. Como se compara a minha experiência ao utilizar uma rede 5G com a da uma rede 4G?

Numa primeira fase, onde os serviços são do tipo (Evolved) Mobile Broadband, consegue experienciar velocidades máximas acima de 1 Gigabit por segundo (assume rede 5G na faixa 3500 MHz com 100 MHz de largura de banda). Estas velocidades, associadas a uma latência inferior ao 4G, proporcionam uma experiência de utilização de dados “instantânea”, suportando vídeos 4k no smartphone sem perdas ou uma experiência de gaming similar à das redes fixas.

Em ambientes ou aplicações empresariais a velocidade e a latência aumentam, por exemplo, a capacidade produtiva ou a mobilidade de equipas, permitindo o acesso em todo o lado, à cloud e servidores/aplicações internas, com uma experiência similar à rede fixa.

 

8. O 5G é importante porquê?

O 5G vai ser um impulsionador da evolução tecnológica em Portugal e transformar profundamente a sociedade como a conhecemos. As velocidades ultrarrápidas, os baixos tempos de resposta e o transporte de quantidades massivas de dados permitem conectar milhões de equipamentos e aplicações em simultâneo.

Maior segurança e eficácia na utilização de drones, os carros autónomos completamente interligados no trânsito, ou experiências 'instantâneas' de realidade virtual e aumentada são apenas algumas das aplicações possíveis do 5G. É todo um novo mundo com pessoas, edifícios, empresas e cidades sempre conetados entre si.

 

9. O 5G da NOS estará ao alcance de todos os Clientes?

Sim. Todos os tarifários de telemóvel e internet móvel têm acesso ao 5G grátis, independentemente do plafond de dados móveis incluídos.

 

10. O meu telemóvel funciona com rede 5G?

Atualmente já existem várias marcas com smartphones 5G que a NOS disponibiliza. Consulte melhor as nossas ofertas de equipamentos aqui ou no site.

 

11. A minha zona de residência vai ter cobertura 5G?

A rede móvel 5G da NOS atualmente já cobre todos os concelhos de Portugal. A NOS continua a trabalhar para melhorar e garantir que a cobertura 5G esteja ao alcance de todos os portugueses.

 

12. A rede 5G é diferente de rede WiFi 5Ghz?

Sim. A tecnologia de rede móvel 5G permite que o equipamento funcione sem depender de rede fixa.         
No caso do WiFi, esta conexão
de internet possibilita que um dispositivo se ligue a outro, sem fios, operando com a frequência 2,4 GHz e 5 GHz.
Na altura da criação da frequência 5 GHz, não se pensava na implementação de uma internet móvel 5G e, dessa forma, os utilizadores apelidavam o Wi-Fi 5 GHz de “Wi-Fi 5G”. Nesta ótica, o “5G” apenas resulta de uma abreviação de “5 GHz”.

 

13. Porque é que a NOS ganhou o leilão?

A NOS saiu vencedora do leilão da nova geração de rede móvel, para trazer aos seus clientes a melhor rede 5G do país. É a empresa com maior quantidade de espectro adquirido para a exploração da nova tecnologia e para reforço da sua rede 4G e melhoria da qualidade do serviço em todo o território nacional.

 

14. Com a chegada do 5G, a tecnologia 4G vai ser descontinuada?

A chegada do 5G não significa que a rede 4G deixe de funcionar. Aliás, as duas redes vão funcionar em simultâneo sem que qualquer uma delas seja afetada.

 

Pensar na importância da 5ª geração de rede móvel nas nossas vidas é uma tarefa cada vez mais fácil. No entanto, verdadeiras questões se levantam, assim como os receios que as acompanham.

Conheça os cinco mitos e falsidades que podem surgir no seu dia-a-dia, em relação à rede 5G.

1. O 5G não é necessário? – Falso

O consumo de dados móveis tem crescido a um ritmo anual de 40%. O 5G vem dar resposta à necessidade de uma rede de telecomunicações que possa suportar cada vez mais ligações em simultâneo, e com maior eficiência. A quinta geração de comunicações móveis vai também redesenhar processos industriais, assumindo-se como o motor da transformação digital nos mais variados setores, desde a indústria à telemedicina e ao controlo de tráfego em tempo real, entre muitos outros exemplos.

 

2.  O 5G vai eliminar o 4G? – Falso

O 5G não vai substituir o 4G, nem esses equipamentos vão deixar de funcionar com a chegada da quinta geração. O 5G é toda uma nova tecnologia de comunicações móveis, em paralelo com as redes 4G existentes, os utilizadores vão poder experimentar velocidades muito superiores às atuais, em qualquer lado e sem falhas, sendo necessário um equipamento 5G para isso.

 

3. O 5G causa problemas ecológicos e energéticos? – Falso

O 5G é apontado como uma tecnologia de grande consumo energético e com uma pegada ecológica elevada. É precisamente o contrário. Na verdade, é a primeira tecnologia móvel a integrar normas de eficiência energética desde a sua conceção. As antenas 5G funcionam em standby, transmitindo dados apenas quando necessário, e conseguem um consumo por GB transportando, 50% inferior às antenas 4G. Em 2025, com o uso do 5G massificado, terão um consumo 10 vezes inferior por GB transportado, ao mesmo tempo que transmitem 10 vezes mais tráfego e interligam mais utilizadores.

 

4. O 5G está na origem da pandemia Covid-19? – Falso

A associação do 5G à pandemia de Covid-19 é uma teoria da conspiração sem qualquer fundamentação científica. Com uma grande disseminação online, esta corrente afirma que o novo coronavírus pode ser transmitido através de onda rádio 5G. Os vírus não se deslocam através de ondas de rádio ou redes móveis, sendo antes transmitidos de pessoa para pessoa. Entidades como a Organização Mundial de Saúde e a Comissão Europeia já alertaram para a fraude desta teoria.

 

5. O 5G é perigoso para a saúde? – Falso

Os receios em geral acerca da exposição às ondas rádio 5G são infundados. Face aos conhecimentos científicos atuais sobre o 3G ou o 4G, não existem dados que permitam concluir que a exposição a campos eletromagnéticos (abaixo dos limites internacionais estabelecidos para radiações não-ionizantes), tenham qualquer impacto na saúde humana. Todas as frequências de rádio utilizadas nas telecomunicações, incluindo o 5G, são radiações não-ionizantes. Em Portugal, a ANACOM, o regulador das telecomunicações, assegura o cumprimento dos limites de emissão das radiações pelos operadores.

 

 

Respondemos às suas questões? Tem curiosidades para partilhar connosco? Veja ainda algumas respostas que temos para si sobre características e conceitos da rede móvel 5G.

Conheça ainda todos os equipamentos 5G que a NOS disponibiliza.

 

Quer conhecer melhor a rede 5G da NOS? Veja tudo o que precisa de saber sobre esta rede móvel:


Partilhe connosco a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, estamos ao seu dispor!

Faça o que ninguém fez! 😁

 

Não percam tempo com o 5G, não passa de publicidade para vender o que não têm.

Vejam os testes com as milagrosas velocidades anunciadas para o 5G e vejam o 4G+.

Pensem….

O icone 5G no telemóvel não é garantia de esteja realmente numa rede 5G.


Também transferi recentemente para um pacote NOS 5G.  Tenho um telemóvel samsung galaxy s20+ 5G e também não consigo receber sinal 5G tanto em Lisboa como no Porto mas na rede da concorrência (Meo) o 5G funciona na perfeição.  NOS, por favor, corrija este problema.  

 

Obrigada


Boa tarde @JorgeSousa e @robcio,

Agradecemos as vossas mensagens. 

A NOS já disponibiliza o 5G em todas as capitais de distrito. Confirme-nos, por favor, se estava num local com cobertura 5G. 

Obrigado


Boa tarde @JorgeSousa e @robcio,

Agradecemos as vossas mensagens. 

A NOS já disponibiliza o 5G em todas as capitais de distrito. Confirme-nos, por favor, se estava num local com cobertura 5G. 

Obrigado

Sim, posso confirmar que estou em um local com 5G. Isso é confirmado com o aplicativo net monster. E também de acordo com o pôster anterior, o aplicativo confirma que a conexão 5G é restrita pela operadora.

Obrigado


A rede móvel é uma raridade em Portugal, por um lado as câmaras não autorizam grandes potências de sinal pela desculpa que faz mal, e quando falo em grandes potências falo em 10 Mbit no máximo, e para a NOS não interessa porque mais potência é mais electricidade e consumo de dados é perda. Há 3 anos fiz um protesto porque, numa certa capital de concelho, a 100 metros das antenas tinha menos de 1 mbit de velocidade 4G, hoje a velocidade é exatamente a mesma portanto…


Boa noite @robcio,

Agradecemos a sua mensagem.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  a detalhar a situação.

Obrigado


Boa tarde a todos, :slight_smile:

Movemos os vossos comentários para o artigo em que respondemos às perguntas mais frequentes. Deste modo, organizamos a informação e o Fórum NOS. 
Muito obrigado.


Problema resolvido recorrendo á concorrência. Ok tudo bem com fidelização de 2 anos, mas pelo menos tenho 5G.

A Nos que vá aldrabar outros...


Boa noite @lourencomax
Lamentamos a situação. 

Não temos conhecimento de que exista dificuldades na utilização do 5G. 

Qualquer questão que tenha, por favor, partilhe connosco. 

Muito obrigado


Snr Mário P. , desculpe, mas sff leia o tópico desde o início para ficar a perceber todas as palhaçadas, falta de conhecimento e trafulhices que a Nos anda a fazer com os seus clientes ,que como eu, tem o serviço Kanguru M e que não tem fidelização. Não vale tudo para se estar no mercado, não aceito de maneira alguma este tipo de conduta por parte da Nos ou de outro tipo de fornecedor de serviços. Temos de ser transparentes, e de deixar de tomar o Zé Povinho como parvo. 

Ao fim de ler o tópico todo depois pronuncie, mas, com razão, porque quando refere que não tem conhecimento que existam dificuldades com o 5G, das duas uma, é anedótico ou está a imputar publicidade, totalmente, enganosa.


Problema resolvido recorrendo á concorrência. Ok tudo bem com fidelização de 2 anos, mas pelo menos tenho 5G.

A Nos que vá aldrabar outros...

Em uma pequena cidade deste país.

Quando se fala sem conhecimento mais vale estar calado. 👍


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @lourencomax. Queremos ajudar.

Confirmamos a informação como não temos identificada qualquer tipo de dificuldade de foro geral na rede 5G.

Se está a experienciar alguma situação anómala na utilização do serviço pedimos, por favor, que nos detalhe.

Obrigado

 


A sério que o valor da fatura da Internet móvel foi aumentado? Não se esqueçam que me foi cortado o acesso à Internet em rouming, não reclamei redução no valor da fatura, mas já que querem aumentar o valor da mensalidade espero uma boa justificação de parte da NOS! Ou será que devo fazer uma reclamação no livro para o efeito, ou talvez diretamente na ANACOM…


A sério que o valor da fatura da Internet móvel foi aumentado? Não se esqueçam que me foi cortado o acesso à Internet em rouming, não reclamei redução no valor da fatura, mas já que querem aumentar o valor da mensalidade espero uma boa justificação de parte da NOS! Ou será que devo fazer uma reclamação no livro para o efeito, ou talvez diretamente na ANACOM…

Não terá sido o aumento da inflação? se for o caso o aviso do aumento vem em letras pequenas antes do fim da primeira página da fatura. veja a fatura de novembro e dezembro. 

um bem haja 


Boa tarde a todos, 
Atualizámos o nosso artigo 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar.
Obrigado, 


A sério que o valor da fatura da Internet móvel foi aumentado? Não se esqueçam que me foi cortado o acesso à Internet em rouming, não reclamei redução no valor da fatura, mas já que querem aumentar o valor da mensalidade espero uma boa justificação de parte da NOS! Ou será que devo fazer uma reclamação no livro para o efeito, ou talvez diretamente na ANACOM…

 

Boa tarde @António Marques Fernandes,

Sugiro que verifique o que aconteceu através da App my NOS desta forma.

Partilhe feedback com a comunidade.

Obrigado.


Boa tarde @Jorge C.

O comentário ao qual está a responder è datado de março de 2023.

Agradecemos ainda assim a sua partilha.

 


Comentário