Destaque

Internet NOS – O que precisa saber?

Internet NOS – O que precisa saber?

Mostre a primeira mensagem

285 Comentários

Reputação 1

Olá @JFigueiredo e @Jose Rodrigues

@JFigueiredo, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda!

Envie-nos os seus dados por mensagem privada para o podermos ajudar. 

Obrigada 

Olá, muito obrigado pelo feedback, já enviei na 5F os dados para o @Fórum , estou ainda à espera que me contactem.

Obg e uma Páscoa feliz.

OK Mário P.

O erro foi meu, que coloquei um link errado. Quer dizer, há três anos que tento obter informação e….

o tópico correto  é este https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/possivel-futuro-celiente-nos-18870

A mudança de operador é uma situação crítica para mim pois eu não sou propriamente um utilizador “doméstico” (mas também sou).

Conclusão: Há 3 anos coloquei uma situação similar e “ninguém ligou”. Agora a situação volta a repetir-se. Não vou fazer comentários acerca da minha primeira avaliação sobre os serviços da NOS.

Mas que é “chato” é!!!!

Obrigado de qualquer forma

Reputação 7
Crachá +6

Olá @jjrcrispim

Compreendemos o que nos indica e lamentamos o sucedido. 
Estamos a verificar esta situação e iremos responder-lhe, no tópico que criou, com a maior brevidade possível. 

Muito obrigado, 

Olá @jjrcrispim

Compreendemos o que nos indica e lamentamos o sucedido. 
Estamos a verificar esta situação e iremos responder-lhe, no tópico que criou, com a maior brevidade possível. 

Muito obrigado, 

Ok Mário

Fico muito grato pela atenção.

Fico a aguardar uma resposta

Muito Obrigado

Cumprimentos

Olá. 

Alterei a velocidade de internet de 200megas para 1 G e ficou mais lenta que nunca. Tenho o router 5G.

Alguma ajuda pertinente?

Obrigado 

Nunca vao fornecer a velocidade contratada, por wi fi a perca normal séria de 30% mas chega a ser de 90 a 60% e dizem sempre o mesmo para fazer por cabo etc etc. Chegam a dizer que so têm de fornecer ate 10% da velocidade e isso nao esta escrito no contrato. 

Foi instalado o novo router 5.0 ftth, a luz verde do wi-fi esta sempre a piscar é normal?

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Temos novos tópicos para a Comunidade! :blush:

Não perca as novidades sobre o Novo Power Wi-Fi Plume e as suas funcionalidades.

Obrigada 

@Fernando C , o LED Wi-Fi a piscar deve indicar actividade… pode confirmar se fica sempre ligado quando não existe actividade Wi-Fi.

Apagado - Wi-Fi desligado

Verde fixo - Wi-Fi ligado

Verde a piscar - Actividade

Reputação 1

Internet NOS

Índice de conteúdos

Ola tenho internet contratada de 100megas ou 120 e a semanas que nao consigo ultrapassar os 30, ja fiz tudo que dizem inclusive ate reboot do pc que achava que estivesse na origem do problema, o numero de contacto para assistencial deixa-nos bastante tempo para dizer que nao esta activo… esta situaçao repete se com bastante frequencia, Têm algum conselho antes de cancelar de todo este serviço com a NOS?

Obrigado 

Osvaldo Sousa

Reputação 1

Bem-vindo ao Fórum NOS, @António G Gomes.

A velocidade está a ser medida por cabo ou por Wi-Fi?

Wi-FI

Boa tarde,

gostaria de saber quais são os requisitos para a troca do Router Wi-Fi (preto a frente e azul atrás) pelo Giga router.

obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

gostaria de saber quais são os requisitos para a troca do Router Wi-Fi (preto a frente e azul atrás) pelo Giga router.

obrigado

Ligue 16990 opção nº 4 e indique isto mesmo. á partida implica novo contrato e por consequinte periodo de fidelização. Mas acho que ontem ouvi dizer que já está disponivel por 40€ + 2,99 aluguer sem precisar novo contrato. Convem ligar ao apoio

Ou seja, apesar de ser Nos 4 há quase 2 anos tenho que utilizar um equipamento fraco que com meia duzia de dispositivos Wi-Fi torna a utilização da internet praticamente impossível? 
 Tentarei a sua sugestão. 
obrigado. 

Reputação 7
Crachá +2

Ou seja, apesar de ser Nos 4 há quase 2 anos tenho que utilizar um equipamento fraco que com meia duzia de dispositivos Wi-Fi torna a utilização da internet praticamente impossível? 
 Tentarei a sua sugestão. 
obrigado. 

Tem que utilizar porque é o que consta do seu contrato.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @joão carlos silva para que a moderação do Fórum possa intervir e ajudar na situação que reporta, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum 

O número que divulga publicamente no seu comentário, no seu interesse, deverá ser removido por um moderador.

Bom dia,

Tenho um mau serviço de net.

Liguei por diversas vezes para a vossa linha, falei com inumeros tecnicos que faziam sempre qualquer coisa no router (remotamente) 

Após várias reclamações enviaram um tecnico à minha casa para mudar o router.

A situação mantem-se com muitas falhas.

Em todos os contactos alertei que estava em teletrabalho e que uma boa net era essencial.

Para espanto meu, quando o tecnico veio à  minha casa alertou-me que estando em teletrabalho o router é muito fraco e que o problema devia manter-se - infelizmente confirma-se - e que devia pedir à NOS um router com uma versão superior.

de referir igualmente que mesmo quando não estou em teletrabalho a net tem imensas falhas.

Agradeço a vossa colaboração para saber o que tenho que fazer.

Reputação 7
Crachá +2

O problema não está no router. Pode fazer na mesma o teste por wifi mas em 2 equip diferentes.

teste aqui: teste

Meta aqui os 2 resultados por wifi junto do router.

Tinha velocidade 20 MB. Fiz actualização para 120 MB. Estou com 31 MB... Não me parece normal. Medido por wi-fi.

E está instalado onde sempre esteve.

Para que testar por cabo se nos dias de hoje pouco se usa? 

É só uma opinião.

Fico na mesma.

Os 120Mb será sempre uma ilusão ao cliente.

Reputação 7
Crachá +2

COMO testar as velocidades CONTRATADAS de INTERNET FIXA CABO/FIBRA (100/10, 200/20, etc)

Antes de mais, certifique-se que a sua velocidade CONTRATADA é aquele que PENSA que é!!!
a) Aceda à sua área de CLIENTE NOS: https://cliente.nos.pt (se ainda não tiver acesso, faça o registo e adicione o seu serviço)
b) Aceda a RESUMO -> OS MEUS SERVIÇOS -> INTERNET FIXA, e verifique as velocidades (ex: 120 Mbps / 10 Mbps)
NOTA: Caso as velocidades apresentadas não estejam de acordo com o que foi "contratado", aceda à opção INFORMAÇÃO de CONTA -> DOCUMENTOS, e verifique o COMPROVATIVO de VENDA mais recente.
Pode ter uma surpresa! (principalmente nas velocidades de UPLOAD, uma vez que a NOS publicita 100Mbits nos pacotes com o ROUTER 5 - REDE CABO HFC - mas apenas suporta 20Mbits de UPLOAD no máximo! Se lhe foram garantidos 100Mbits de UPLOAD, reclame!)

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação FÍSICA ao ROUTER!

1) LIGUE O ROUTER a UM COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PLACA DE REDE de 1Gbit, através de CABO DE REDE CAT5e ou superior!
NOTA: Placas de rede de 100Mbits OU placas de rede de 1Gbit + CABOS de REDE CAT5 ou inferiores, resultam ou podem resultar em velocidades máximas de 100Mbits!!!

2) Aceda a um dos seguintes sites e execute o teste de velocidade:
a) Através do site da Ookla: https://www.speedtest.net
b) Através do site da ANACOM: https://netmede.pt
c) Através do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

Não tem um equipamento com PLACA de REDE (ou a placa de rede não tem velocidades de 1Gbit)?

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação WiFi (802.11ac) 5 GHz! https://www.duckware.com/tech/wifi-in-the-us.html

1) COLOQUE-SE PERTO DO ROUTER e LIGUE um equipamento (ex: telemóvel) através da rede WiFi 5Ghz DO ROUTER!
a) Se tiver um ROUTER 3 (Router WiFi) ou inferior, estará ligado a uma rede 2.4Ghz. Neste caso, NÃO IRÁ OBTER velocidades muito superiores a 30Mbits!!!
b) Se tiver um ROUTER 4 (Power Router) ou superior (ex: Giga Router) pode estar ligado a qualquer uma das redes (dependendo do equipamento ligado)
NOTA: Não ligue o equipamento a OUTRAS redes que não a do ROUTER, uma vez que os EXTENDERS reduzem a velocidade WiFi practicamente pela METADE!

Como se certificar que está ligado a uma rede 5Ghz?
a) Configure as REDES WiFi 2.4Ghz e 5Ghz do seu router com SSIDs distintos (ex: wifi_casa e wifi_casa_5)
b) Verifique que o equipamento se ligou à rede 5Ghz. Caso o equipamento não esteja ligado à rede 5Ghz, force a ligação através do SSID correcto.

3) Efectue o DOWNLOAD da aplicação SPEEDTEST e execute o teste de velocidade:
a) ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest
b) IOS: https://apps.apple.com/us/app/speedtest-by-ookla/id300704847

A velocidade dos testes fica aquém da velocidade contratada?
a) Se fez o teste de velocidade por CABO, prove que o fez através de uma ligação física de 1Gbit (ou 100Mbits para velocidades contratadas até 100Mbits) e reclame!
b) Se fez o teste de velocidade por WiFi, prove que o fez através de uma ligação WiFi 5Ghz JUNTO AO ROUTER (o teste pode ser influenciado pela DISTÂNCIA dos equipamentos e dos OBSTÁCULOS existentes)
Para saber mais sobre como se comportam as redes WiFi, pode ler este artigo: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/60428-tecmundo-explica-wifi-diferenca-entre-2-4-ghz-5-ghz-video.htm

Reputação 7
Crachá +2

É só uma opinião.

Fico na mesma.

Por isso é que eu acho hilariante os pacotes 200, 400, 500, e nem vou comentar o pacote de 1000 Mbits!!! (então com 20 de UPLOAD é quase um CRIME!). Quase ninguém sabe o que está a fazer ao contratar estes pacotes… 200 Mbits de DOWNLOAD chegam para ter uma familia de 4 elementos a fazer STREAMING da NETFLIX em 4k!!!!!! E quem é que o faz?? Enfim… Infelizmente, depois querem fazer uma videochamada e entopem a rede, porque os 10 ou 20 Mbits de UPLOAD não dão para “nada”…

NOTA: os 120 mega de DOWNLOAD (atenção a isto!!! DOWNLOAD! A Velocidade da NET não se mede em DOWNLOAD! Mede-se em download / UPLOAD!) não são uma ilusão desde que tenha um ROUTER ou um PONTO DE ACESSO que suporte NORMAS WiFi com velocidades “decentes” (ou seja… WiFi 5ghz). Contratar um serviço net superior a 100 / 100 (ou 100 / 10 na NOS!!!!), sem que ninguém use LIGAÇÕES FÍSICAS ao ROUTER (cabo de rede), e apenas com um ponto de acesso WiFi 2.4 (embutido no router ou não) é deitar $$$ fora...

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

É só uma opinião.

Fico na mesma.

A medição por WiFi não serve como teste, os 120 contratados são por cabo de rede.

Permitam-me discordar! Serve de teste sim senhor, se for feita como deve ser e através de uma ligação WiFi de alta velocidade… É favor lerem o post que fiz.

Reputação 7
Crachá +2

Falta isto!

Como está implementada a rede de internet fixa da NOS?

Bom dia.

Nao tive oportunidade.

Que procedimentos tenho de fazer para pedir troca de router do 3 para o 4.0?

Comentário